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https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132010005000031
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Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações

Analysis on quality of work life of employees with different levels of education through an analysis of correlations

Timossi, Luciana da Silva; Francisco, Antonio Carlos de; Santos Junior, Guataçara dos; Xavier, Antonio Augusto de P.

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Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida no trabalho (QVT) de colaboradores com diferentes níveis de instrução, utilizando-se de técnicas estatísticas uni e multivariada para a análise dos dados. Foi realizado por meio da aplicação do modelo de QVT proposto por Walton (1973) em 154 indivíduos – 84 homens e 70 mulheres – com diferentes níveis de instrução. Os resultados gerais indicaram que o critério "compensação justa e adequada" (53) apresentou o menor índice de satisfação adotado e "relevância social", o maior escore (69,1). Na análise de variância com α = 0,05; valor calculado de F = 1,96; P = 0,056, e valor crítico de F = 2,37, pode-se afirmar que não existe diferença significativa entre as médias de QVT dos nove níveis de instrução analisados. Quanto à primeira análise de correlação, esta obteve coeficiente de correlação igual a -0,128, não tendo sido verificada uma correlação significativa entre o valor geral da QVT dos indivíduos e o nível de instrução. Na segunda análise de correlação multivariada, foi verificado que o nível de instrução apresentou correlação significativa apenas com os critérios 1 e 7 de QVT, com valores respectivos de 0,2480 e 0,2849. Conclui-se que os colaboradores podem apresentar melhor ou pior QVT, independentemente de seu grau de instrução, indicando que todos os colaboradores são sensíveis às modificações e melhorias promovidas pela empresa no ambiente laboral.

Palavras-chave

Qualidade de vida no trabalho. Correlação. Nível de instrução.

Abstract

The objective of this study was to investigate the quality of working life (QWL) in workers with different levels of education, through the use of uni- and multivariate statistical techniques to analyze the data. This study was carried out through the application of a QWL model proposed by Walton (1975) on 154 individuals (84 men and 70 women), with different educational levels. The general results indicated that the criterion "fair and adjusted compensation" (3.1) showed a lower dissatisfaction index and the criterion "social relevance" the lowest (3.74). In the analysis of variance with P = 0,05; calculated value of F = 1,96; P = 0,056 and critical value of F = 2,37, it is possible to affirm that there is no significant difference in the QWL mean among the 9 analyzed levels of instruction. Concerning the correlation analysis, the first analysis obtained a correlation value equal to -0.128, where a significant correlation between the QWL and the educational level of the individuals was not found. In the second correlation analysis, it was confirmed that the instruction level showed significant correlation only with criteria 1 and 7 of QWL with respective values of 0.2480 and 0.2849. It is possible to conclude that the collaborators may manifest a better or worse QWL, independently of their level of education. This also indicates that all the collaborators are sensitive to the modifications and innovations and improvements promoted by the company in the labor environment.

Keywords

Quality of working life. Correlation. Education degree.

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