Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132002000100001
Production
Article

Editorial

Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 114

Resumo

Em seus doze anos de existência, a Revista Produção tem atraído a importante colaboração de renomados especialistas e acadêmicos brasileiros — e são esses representantes da comunidade de pesquisa que emprestam a esta publicação sua credibilidade e atualidade.

A Revista vive, hoje, um novo desafio: dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pelo Prof. José Luis Duarte Ribeiro, da UFRGS, que a vem editando e, a partir deste número, transfere essa responsabilidade para o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que contará com a colaboração e apoio da ABEPRO e da Fundação Carlos Alberto Vanzolini — FCAV, na disponibilização dos recursos.

Não é pequeno o desafio que se apresenta ao novo corpo editorial, que já deu início ao seu trabalho.

Num primeiro momento, o leitor observará que a Revista Produção se apresenta com alterações em seu padrão gráfico na capa e internamente, embora tenha sido mantida uma ponte de ligação com a forma anterior, em certa medida respeitada e capitalizada, pois manteve o logotipo quase intocado. A principal intervenção será observada na diagramação, que objetiva valorizar o texto e facilitar a leitura, conservando o conteúdo crítico e de alto padrão acadêmico.

As alterações na política editorial e no formato dos artigos visam maior alinhamento com as publicações internacionais e pretendem atrair a colaboração de especialistas de outros países.

Cumpre observar, entretanto, que o processo de avaliação dos artigos permanece inalterado, com apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Os Conselhos foram parcialmente remodelados para garantia de melhor equilíbrio na participação de todas as áreas da engenharia de produção. Fica mantida a preocupação de incorporar especialistas e acadêmicos de todo o território nacional, abrindo-se espaço também para a participação de colaboradores internacionais.

O exemplar que está em suas mãos, o primeiro editado pelo novo corpo editorial, reflete a crescente tendência de maior participação dos setores de serviços na economia moderna e na geração de empregos. Diante desse cenário, é visível a efervescência que se observa na formulação e adaptação das metodologias e técnicas da área de engenharia de produção voltadas para as especificidades de serviços. Nesta edição, essa tendência se faz presente em três artigos. Além disso, as áreas temáticas centrais discutidas neste número abrangem qualidade, engenharia do produto, gerência econômica e de produção, ergonomia e segurança do trabalho

A Revista Produção entra assim em nova fase, introduzindo inovações em sua apresentação gráfica, política, formato e Conselhos, mas mantendo seu objetivo: a missão de difundir conhecimento na área de engenharia de produção. E muito a enriquecerá a sua colaboração — pois a Revista permanece, como sempre, aberta à divulgação dos trabalhos de nossa comunidade acadêmica.
5883a4137f8c9da00c8b478b 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections