Identificação dos procedimentos de fronteira críticos na importação de cargas conteinerizadas: estudo do Porto de Santos
Identification of critical border procedures in the import of containerized cargoes: study of the Port of Santos
Furlan, Patricia Kuzmenko; Pinto, Marcos Mendes de O.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132014005000017
Production, vol.25, n1, p.183-189, 2015
Resumo
Este artigo identificou as principais práticas ou procedimentos desempenhados pelos órgãos governamentais brasileiros que culminam com lentidão e atrasos na importação de cargas conteinerizadas pelo Porto de Santos. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: (1) levantamento das principais rotas logísticas e dos procedimentos de fronteira; (2) identificação da inter-relação dos fluxos físico e burocrático. As análises centraram-se nos procedimentos aduaneiros, que incluem a nacionalização e os procedimentos preliminares ou complementares. Foi notado que diferentes procedimentos e práticas contribuem para atrasos e retenção das cargas conteinerizadas, sendo eles conteúdos da nacionalização ou não.
Palavras-chave
Procedimentos aduaneiros. Carga conteinerizada. Tempo
Abstract
This paper identified key practices or procedures performed by the Brazilian government, which slow or delay the import of containerized cargo through the Port of Santos. The research was conducted in two phases: (1) the identification of the main logistics routes and border procedures and (2) the identification of the interrelation between physical and bureaucratic flows. The analysis focuses on customs procedures, which include nationalization and its preliminary or complementary procedures. Multiple procedures and practices were shown to cause delays and retention of containerized cargo, possibly due to nationalization.
Keywords
Clearance procedures. Containerized cargos. Time
References
Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ. (2010). Análise da movimentação de cargas nos portos organizados e terminais de uso privativo. ANTAQ. Retrieved from http://www.antaq.gov.br/portal/AnuarioEstatisticoAquaviario/pdf/AnalisedeMovimentacaodeCargas2010.pdf.
Arvis, J.-F., Mustra, M. A., Ojala, L., Shepherd, B., & Saslavsky, D. (2012). Connecting to Compete 2012: Trade Logistics in the Global Economy - the Logistics Performance Index and its Indicators. Washington: World Bank.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. (2012). Agentes anuentes de cargas do comércio exterior brasileiro. Retrieved from http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=246.
Djankov, S., Freund, C., & Pham, C. S. (2006). Trading on Time. World Bank Policy Research Working Paper.
Fleury, A., & Fleury, M. T. L. (2011). Brazilian Multinationals: Competences for Internationalization. Cambridge: Cambridge University Press. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511933844
Furlan, P. K. (2013). Análise dos procedimentos operacionais e burocráticos dos portos brasileiros: estudo de caso do Porto de Santos (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Iwanov, T., & Kirkpatrick, C. (2009). Trade Facilitation and Manufactured Exports: is Africa Different?. World Development, 37(6), 1039-1050. http://dx.doi.org/10.1016/j.worlddev.2008.09.014
Penha, L. F. R. (2010). Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Vianna Junior, E. O. (2009). Modelo de Gestão e Automação dos Portos Brasileiros (Tese de doutorado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Souza, M. J. P. D., & Burnquist, H. L. (2011). Facilitação de Comércio e Impactos sobre o Comércio Bilateral. Estudos Econômicos, 41(1), 91-118.
World Bank, & International Finance Corporation - IFC. (2013). Doing Business 2013: Making a Difference for Entrepreneurs. Washington: The World Bank.