Percepção dos gestores sobre o processo de institucionalização do Balanced Scorecard de uma empresa de saneamento
Perception of managers of the process of Balanced Scorecard institutionalization in a sanitation company
Russo, Paschoal Tadeu; Parisi, Claudio; Silva, Aldy Fernandes da; Weffort, Elionor Farah J.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132013005000075
Production, vol.24, n4, p.927-939, 2014
Resumo
O Balanced Scorecard (BSC) é um dos artefatos de gestão mais utilizados pelas grandes empresas, porém muitas organizações têm dificuldades em sua implementação e uso. Essa pesquisa buscou conhecer os fatores que colaboraram para a institucionalização e/ou desinstitucionalização do BSC numa grande empresa de saneamento básico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da investigação com questionários junto aos gestores, com os quais foi possível identificar, à luz da teoria institucional, mais especificamente da nova sociologia institucional, as motivações de ordem sociológica que contribuíram para a institucionalização e/ou desinstitucionalização do BSC na organização. Concluiu-se que os efeitos conjugados da força de diversos agentes que atuaram em função de interesses próprios, a falta de formação de um ambiente técnico institucionalizado e, desde um dado momento, a falta das condições que sustentavam e mantinham os ambientes técnicos (saída da principal liderança) foram as principais causas que contribuíram para o processo de desinstitucionalização do BSC.
Palavras-chave
Balanced scorecard (BSC). Teoria institucional (TI). Planejamento estratégico
Abstract
The Balanced Scorecard (BSC) methodology is one of the management artifacts most widely used by large companies, but many organizations have difficulty with its implementation and use. This research sought to identify the factors that contributed to the institutionalization and/or the deinstitutionalization of BSC in a large basic sanitation company. The research was conducted by means of questionnaires with managers through which it was possible to identify, in the light of institutional theory, and more precisely from new institutional sociology, sociological motivations that contributed to the institutionalization and/or deinstitutionalization of BSC in the organization. The conclusion was that the combined effects of different agents that acted for their own interests, the lack of an institutionalized technical environment and, at a certain moment in time, the lack of conditions that supported and maintained the technical environment (the main leadership left) were the main causes that contributed to the deinstitutionalization process of BSC.
Keywords
Balanced Scorecard (BSC). Institutional theory (IT). Strategic planning
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