Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132013005000061
Production
Article

Padronização e melhoria de processos produtivos em empresas de panificação: estudo de múltiplos casos

Standardization and improvement of production processes in bakeries: a multi-case study

Teixeira, Priscila Carmem; Cervi, André Felipe C.; Jugend, Daniel; Oliveira, Otavio José de

Downloads: 1
Views: 1296

Resumo

A padronização tem sido vista como um importante instrumento para a melhoria da qualidade e do desempenho de processos produtivos. Este trabalho apresenta e analisa a proposta de padronização de processos produtivos do Propan (Programa de Apoio à Panificação) implantada em cinco empresas panificadoras localizadas no interior do estado de São Paulo. Para a realização destes estudos de casos foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, análise de documentos e visitas in loco. Dentre os principais resultados destaca-se que além de auxiliar na sistematização de processos de empresas de micro e pequeno porte, a implantação deste programa proporciona benefícios como o maior controle de custos, diminuição do desperdício de matérias-primas, elevação do nível de satisfação de colaboradores e aumento da produtividade. No entanto, foram observadas algumas dificuldades na implantação dos novos procedimentos, como o pouco comprometimento da alta administração e resistência de alguns colaboradores em modificar hábitos de trabalho já consolidados.

Palavras-chave

Qualidade. Gestão da qualidade. Padronização. Panificadoras.

Abstract

An important tool for organizational change is the standardization of procedures for developing standards so that companies have greater control, thus providing a broad view of their processes and needs. This paper presents and analyzes a model of standard processes developed by the bakeries in PROPAN (Support Programme Bakery), detailing each stage of deployment to evaluate both its benefits for companies and employees and its shortcomings, to make proposals for improvements. Five bakeries were selected for this multi-case study, whose methodology consists of qualitative research using semi-structured interviews, on-site observations and document analysis. The main positive points of the model are the possibility of standardized recipes and procedures, a large decrease in wasted raw material and a significant increase in worker productivity. The main challenges are the lack of employee and owner commitment to the project, the lack of materials needed for deployment and the resistance of employees to change.

Keywords

Quality. Quality management. Standardization. Bakeries

References



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA - ABIP. Performance do setor da panificação brasileiro. Brasília: ABIP, 2011. Disponível em: . Acesso em 18 nov. 2011.

AL-RAWAHI A. M. S.; BASHIR, H. A. On the implementation of ISO 9001:2000: a comparative investigation. The TQM Journal, v. 23, n. 6, p. 673-687, 2009. http://dx.doi.org/10.1108/17542731111175275

ALVES FILHO, A. G et al. Estratégia e prática de grandes e de pequenas empresas. In: OLIVEIRA, V. F.; CAVEGHAGHI, V.; MÁSCULO, F. S. (Orgs). Tópicos emergentes e desafios metodológicos em engenharia de produção: casos, experiências e proposição (Vol. IV). Rio de Janeiro: ABEPRO, 2011.

BASTOS, R. M.; TURRIONI, J. B.; SANCHES, C. E. A implementação da padronização participativa sob a ótica do TQC: estudo de caso na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2003, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2003.

BRYMAN, A. Integrating Quantitative and Qualitative Research: how is it done? Qualitative Research, v. 6, n. 1, p. 97-114, 2006. http://dx.doi.org/10.1177/1468794106058877

CORREIA, L. C. C.; MÉLO, M. A. N.; MEDEIROS, D. D. Modelo de diagnóstico e implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de um caso. Produção, v. 16, n. 1, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132006000100010

GIBBERT, M.; RUIGROK, W. The "what" and "how" of case study rigor: three strategies based on published work. Organizational Research Methods, v. 14, n. 4, p. 710-737, 2010. http://dx.doi.org/10.1177/1094428109351319

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. Melhoria contínua no ambiente ISO 9001:2000: estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico. Produção, v. 17, n. 3, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000300014

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - ISO. Quality management principles. 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2011.

IRANI, Z.; BESKESE, A.; LOVE, P. E. D. Total quality management and corporate culture: constructs and organizational excellence. Technovation, v. 24, n. 8, p. 643-650, 2004. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)00128-1

JURAN, J. M. A função qualidade. In: JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da Qualidade: conceitos, políticas e filosofia da qualidade. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991. v. 1, p. 10-31.

KONDO, Y. Innovation versus standardization. The TQM Magazine, v. 12, n. 1, p. 6-10, 2000. http://dx.doi.org/10.1108/09544780010287177

LASZLO, G. P. Implementing a quality management program - three Cs of success: commitment, culture, cost. The TQM Magazine, v. 11, n. 4, p. 231-237, 1999. http://dx.doi.org/10.1108/09544789910272896

LEONE N. M. As especificações das pequenas e médias empresas. Revista de Administração, p. 91-94, 1999. PMid:10668279.

LÓPEZ-MIELGO, N.; MONTES-PEÓN, J. M.; VÁZQUEZ-ORDÁS, C. J. Are quality and innovation management conflicting activities? Technovation, v. 29, n. 8, p. 537-545, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation.2009.02.005

LUCENA R. L.; DE ARAUJO M. M. S.; SOUTO M. S. M. L. A padronização de processos operacionais como instrumento para a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito: estudo de caso na indústria têxtil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

MAK, B. L. M. ISO certification in the tour operator sector. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 23, n. 1, p. 115-130, 2011. http://dx.doi.org/10.1108/09596111111101706

MARTINS, A. A.; ZVIRTES, L.; MARTINS, A. Implantação do gerenciamento da rotina do dia-a-dia em uma microempresa de prestação de serviços do setor têxtil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008.

MIGUEL, P. A. C. Gestão da qualidade: TQM e modelos de excelência. In: CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (Coord.). Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MIGUEL, P. A. C. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, v. 17, n. 1, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000100015

POLO-REDONDO Y.; CAMBRA-FIERRO J. Influence of the standardization of a firm's productive process on the long-term orientation of its supply relationships: An empirical study. Industrial Marketing Management, v. 37, n. 4, p. 407-420, 2008. http://dx.doi.org/10.1016/j.indmarman.2007.03.004

PRODUCTIVITY PRESS DEVELOPMENT TEAM. Standard work for the shopfloor. New York: Productivity Press, 2002.

PROGRAMA DE APOIO À PANIFICAÇÃO - PROPAN Perfil do setor da panificação no Brasil. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2011.

RAD, A. M. M. The impact of organizational culture on the successful implementation of total quality management. TQM Magazine Journal, v. 18, n. 6, p. 606-625, 2006. http://dx.doi.org/10.1108/09544780610707101

SANDOFF, M. Customization and standardization in hotels: a paradox or not? International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 17, n. 6, p. 529-535, 2005. http://dx.doi.org/10.1108/09596110510612167

SEBRAE. Critérios e conceitos para classificação de empresas. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2012.

SHARMA, B.; GADENNE, D. An empirical investigation of the relationship between quality management factors and customer satisfaction, improved competitive position and overall business performance. Journal of Strategic Marketing, v. 16, n. 4, p. 301-14, 2008. http://dx.doi.org/10.1080/09652540802264181

SHIBA, S.; GRAHAM, A.; WALDEN, D. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SILVA, W. L. V.; DUARTE, F. M.; OLIVEIRA, J. N. Padronização: um fator importante para a engenharia de métodos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 3, n.1, 2004.

TINOCO, M. A. C.; RIBEIRO, J. L. D. Estudo qualitativo dos principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes a la carte. Gestão & Produção, v. 15, n. 1, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2008000100008

TO, W. M.; LEE, P. K. C.; YU, B. T. W. ISO 9001:2000 implementation in the public sector: a survey in Macao SAR, the People's Republic of China. The TQM Journal, v. 23, n. 1, p. 59-72, 2008. http://dx.doi.org/10.1108/17542731111097498

TOLEDO, J. C.; CARPINETTI, L. R. Gestão da qualidade: a fábrica do futuro. Editora Banas, 2000. cap. 13.

TOLOVI JUNIOR, J. Por que os programas de qualidade falham? RAE Executiva - Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 6, p. 6-11, 1994.

UNGAN, M. C. Standardization through process documentation. Business Process Management Journal, v. 12, n. 2, p. 135-148, 2006. http://dx.doi.org/10.1108/14637150610657495

ZU, X. Infrastructure and core quality management practices: how do they affect quality? International Journal of Quality Science, v. 26, n. 2, p. 129-149, 2009.
5883a4497f8c9da00c8b4877 production Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections