Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132013005000040
Production
Article

Centrais de pequenos supermercados no estado de São Paulo: evolução da coordenação e coesão relacional

Small-business central supermarkets in the state of São Paulo: the evolution of coordination and relations

Garcia, Luciano Mitidieri B.; Paulillo, Luiz Fernando de O.

Downloads: 0
Views: 727

Resumo

Este trabalho visa mostrar e analisar um grupo de redes de pequenos supermercadistas no interior do estado de S. Paulo operando por meio de relações cooperativas sob a forma de centrais de negócios. Dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa e utilizando os aportes teóricos do neoinstitucionalismo e teoria de redes, o trabalho foi baseado em entrevistas semiestruturadas com os representantes de quatro centrais. Foi seguido um roteiro composto por itens relacionados à história de formação da central, motivações principais para entrada na rede, fases de desenvolvimento, detalhes operacionais e algumas indicações sobre os mecanismos de coordenação e as características das relações mais relevantes. Constata-se, no caso dos mecanismos de coordenação, uma importante convivência entre mecanismos formais e informais de coordenação. Quanto às relações entre os membros, de modo geral, elas se revelaram coesas. Constata-se também uma alta percepção de eficácia nas centrais estudadas.

Palavras-chave

Supermercados. Redes. Coordenação. Coesão. Eficácia

Abstract

This paper aims to demonstrate and analyze a group of small supermarket networks in the state of S. Paul, working through cooperative relationships in the form of core business. Using a qualitative research approach, this work is based on semi-structured interviews with representatives of four plants, using a script composed of items related to the central main motivations for entering the network, development phases, operational details and the coordination mechanisms and characteristics of the most relevant relations. In terms of coordination mechanisms, there is a coexistence of formal and informal mechanisms of coordination. The relations between members, in general, are shown to be cohesive. Finally, there is also a high perception of efficacy.

Keywords

Supermarkets. Networks. Coordination. Cohesion. Effectiveness

References



ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADOS. Comitê de Centrais de Negócios. Quadro: Lojas Associadas às Centrais de Negócios. São Paulo, 2009.

BOUÇAS, C. Varejo recupera vendas no fim do semestre. Valor econômico, São Paulo, 10 jul. 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2009.

CASAROTTO FILHO, N.; PIRES L. H. Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local: estratégias para a conquista da competitividade global com base na experiência italiana. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 176 p.

DiMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983.

GHISI, F. A. Fatores críticos na sustentabilidade das centrais de negócios do setor supermercadista. 2005. Tese (Doutorado em administração)-Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

GRANDORI, A.; SODA, G. Inter-firm networks: antecedents, mechanisms and forms. Organization Studies, v. 16, n. 2, p. 183-214, 1995.

HALL, P. A.; TAYLOR, R. C. Political science and the three new institutionalism. Political Studies, n. 44, p. 936-957, 1996.

HILÁRIO, W. Ranking 2008: setor recobra fôlego e cresce acima do PIB. Revista Super - Hiper, p. 36-118, 2008.

HILÁRIO, W.; LUKIANOCENKO, M. Ranking 2010. Revista Super - Hiper, v. 36, n. 407, p. 38-132, 2010.

LOPES, F. F. et al. Estratégias de rede de empresas: o associativismo no pequeno varejo alimentar. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA RURAL - SOBER, 42., 2004, Cuiabá. Anais... Cuiabá, 2004.

MENARD, C. The economics of hybrids organizations. Journal of Institutional and Theoretical Economics, v. 160, n. 3, p. 345-376, 2004.

OLIVEIRA LIMA, D. et al. Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepção dos associados. Gestão & Produção, v. 13, n. 2, p. 311-314, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012

POWELL, W. W. Neither market nor hierarchy: network forms of organization. Research in Organization Behavior, v. 12, p. 295-336, 1990.

SACOMANO NETO, M.; TRUZZI, O. M. S. Governança e análise de redes. In: FUSCO, J. P. A. (Org.). Redes Produtivas e Cadeias de Fornecimento. São Paulo: Arte & Ciência Editora, 2005. p. 141-273.

SATO, K. Vendas dos supermercados crescem 7,7% em volume no primeiro bimestre. Jornal Valor Econômico, São Paulo, mar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2010.

WILDER, A. Mudanças no setor supermercadista e a formação de associações de pequenos supermercados. 2003. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências - Economia Aplicada)-Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2003.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.
5883a4437f8c9da00c8b4863 production Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections