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Corporate venture capital: geração e acompanhamento de oportunidades de investimento em empresas inovadoras

Corporate Venture Capital: originating and monitoring investment opportunities in innovative companies

Faury, Thiago Pinheiro; Carvalho, Marly Monteiro de

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Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender a utilização de estruturas corporate venture capital - CVC (capital de risco corporativo), identificando as motivações e as dificuldades no processo de implementação, com foco nos estágios de geração e acompanhamento de oportunidades de investimentos. A abordagem metodológica pautou-se inicialmente por uma revisão de literatura, seguida de um estudo de caso em uma empresa com unidade de novos negócios voltada ao CVC. Finalmente, foi utilizado um painel de especialistas da área de VC, composto por três grupos de especialistas: Mercado, Empreendedores e Neutro (acadêmicos, consultores em inovação e gerentes de incubadoras). Com o auxílio do software ATLAS.ti foi feita a análise de conteúdo dos discursos dos entrevistados, gerando um interessante painel a respeito das práticas de venture capital que poderá orientar não só a organização estudada, como também aos envolvidos na indústria de capital de risco, inovação e empreendedorismo. O trabalho aponta para a busca de opções de investimentos alinhadas aos mercados alvo, mas também de empreendedores alinhados à filosofia da organização. Também se observou diferenças na percepção entre os atores do painel de especialistas. Finalmente, foi destacada a importância de intermediários na aproximação das empresas inovadoras e o CVC.

Palavras-chave

Capital de risco. Capital de risco corporativo. Inovação. Empreendedorismo

Abstract

This study aims to understand the use of corporate venture capital structures (CVCs), identifying the motivations and difficulties in the implementation process, with focus on the generation and monitoring of investment opportunities. The methodological approach was based on a literature review, followed by an exploratory study performed in a service firm, especially in the new business unit dedicated to CVCs. Finally, we used a panel of specialists of the VC, composed of three groups of experts: Market, Entrepreneurs, and Neutral (academics, consultants, and managers of innovation incubators). The analysis of the interviews was performed using the software ATLAS.ti and content analysis, generating an interesting panel about the Venture Capital practices, which may lead not only to the organization studied, but also to those involved in the venture capital industry innovation and entrepreneurship. The study shows the importance of the alignment between the investment options and organization's target markets, as well as the alignment between the entrepreneur and the organization's philosophy. Differences in perception between the actors of the panel of specialists were identified. Finally, the importance of intermediaries as a bridge between innovative companies and CVC was highlighted.

Keywords

Venture capital. Corporate venture capital. Innovation. Entrepreneurship

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