Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132012005000058
Production
Article

Mapeamento de percepções na avaliação dos impactos do mestrado profissional no perfil do seu egresso

Perceptions mapping on the impacts of professional master’s programs in the profile of their alumni

Nepomuceno, Livia Dias de O.; Costa, Helder Gomes

Downloads: 0
Views: 992

Resumo

Os mestrados profissionais se constituem na modalidade mais recente de pós-graduação stricto sensu no Brasil e apresentam novas dificuldades quanto à sua avaliação. O presente trabalho apresenta uma abordagem baseada na avaliação de lacunas de percepção quanto ao impacto do mestrado profissional no desempenho profissional do seu egresso. A metodologia foi aplicada em uma situação específica com coleta de percepções de egressos e seus chefes na organização onde trabalham, sobre a influência de um programa de mestrado no desempenho de seus alunos. Os resultados mostraram que os participantes da pesquisa perceberam um maior impacto do curso nos aspectos que versam sobre a "autoestima" e o "perfil de pesquisador" do pós-graduado.

Palavras-chave

Avaliação. Capes. Percepção. Mestrado profissional.

Abstract

Professional Master’s Programs present major difficulties in their evaluations, since they are the newest modality of stricto sensu graduate program in Brazil. This work presents a methodology to evaluate perceptions on the impact of a Professional Master’s Program on the skills of its alumni and on academic aspects of the course implementation. The methodology was applied in a specific situation collecting perceptions from both alumni and their bosses in the organization about the influence of the Master’s Program on graduates’ skills. Results showed that the respondents have perceived ‘self-esteem’ and ‘researcher’s profile’ as the skills that were most positively influenced by the program.

Keywords

Evaluation. Performance. ‘Capes’. Professional master’s program.

References

ALMEIDA FILHO, A. T.; RAMOS, F. S. Avaliação de desempenho de programas de pós-graduação com análise de envoltória de dados. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 25., 2005, Porto Alegre. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2005. p. 5541-5548.

BARROSO, M. F. C. M. Análise multicritério e avaliação de desempenho docente sob a ótica do corpo discente em instituições de ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2002.

BELLONI, J. A. Uma metodologia de avaliação da eficiência produtiva de universidades federais brasileiras. 2000. 245 f.Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

BRASIL. Portaria nº 080/1998, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. In: NEVES, A. A. B. Presidência da Capes: Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Brasília, 1998. 2 p.

CARVALHO, A. M. A. Monitoramento e avaliação da pós-graduação: algumas reflexões sobre requisitos e critérios. Psicologia USP, v. 12, n. 1, p. 203-221, 2001.

CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the Efficiency of Decision Making Units. European Journal of Operations Research, v. 2, p. 429-444. 1978. http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(78)90138-8

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE ENSINO SUPERIOR - CAPES. Regras de avaliação Engenharias III (Critérios de avaliação trienal: 2004-2006). Brasília, 2007.16 p. Disponível em: Acesso em: out. 2007.

CORDEIRO, C. O.; PARENTE, R. C. P. A percepção da qualidade dos serviços prestados em uma Instituição de Ensino segundo a ótica do cliente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 24., 2004, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2004.

COSTA, E. L. C. Aplicação de modelo para mapeamento de lacunas de percepção no negócio de e-procurement. 2005. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

COSTA, E. L. C.; COSTA, H. G. Modelo para mapeamento de lacunas de percepção no negócio de e-procurement. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2007.

COSTA, H. G.; FREITAS, A. L. P. Metodologia multicritério para a medição e classificação do grau de satisfação de clientes. In: METROLOGIA 2000 (INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED METROLOGY), 2000, São Paulo. Anais... Brazilian Society of Metrology, 2000.

COSTA, H. G. et al. ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores. Produção, v. 17, n. 2, p. 230-245, 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000200002

COSTA, R. C. F.; COSTA, H. G. Aplicação do modelo de "gaps" à avaliação da qualidade em instituição de ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 23., 2003, Ouro Preto. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2003.

FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G.; COSTA, H. G. Emprego de uma abordagem multicritério para classificação do desempenho de instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 17, n. 65, p. 655-674, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000400006

GRIGOROUDIS, P.; SISKOS, Y. Preference disaggregation for measuring and analyzing customer satisfaction: The MUSA method. European Journal of Operational Research, v. 143, n. 100, p. 148-170, 2001.

KERR-PONTES, L. R. S. et al. Uma reflexão sobre o processo de avaliação das pós-graduações brasileiras com ênfase na área de saúde coletiva. Physis, v. 15, n. 1, p. 83-94, 2005.

LIKERT, R. A. Technique for measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 140, n. 1, p. 5-55, 1932.

LINS, M. P. E.; ALMEIDA, B. F.; BARTHOLO JUNIOR, R. Avaliação de desempenho na pós-graduação utilizando a Análise Envoltória de Dados: o caso da Engenharia de Produção. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 41-56, 2004.

MECA, E. F. M. Análise multicritério aplicada à avaliação do sistema de ensino adotado nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro. 2006.196 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

MELLO, J. C. C. B. S.; GOMES, E. G.; LINS, M. P. E. Análise Multicritério da presença da Universidade Federal Fluminense com o uso do Método Macbeth. Produção, v. 11, n. 2, p. 53-67, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132001000200004

MILLER, G. A. The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on Our Capacity for Processing Information. Psychological Review, v. 101, n. 2, p. 343-352, 1954. PMid:8022966. http://dx.doi.org/10.1037/0033-295X.101.2.343

MIRANDA, C. M. G.; ALMEIDA, A. T. Avaliação de pós-graduação com Método ELECTRE TRI - O caso de Engenharias III da CAPES. Produção, v. 13, n. 3, p. 101-112, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132003000300009

MIRANDA, C. M. G.; ALMEIDA, A. T. Visão Multicritério da avaliação de programas de pós-graduação pela CAPES - O caso da área Engenharias III baseado nos Métodos ELECTRE II e MAUT. Gestão & Produção, v. 11, n. 1, p. 51-64, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2004000100005

MOREIRA, C. O. F.; HORTALE, V. A.; HARTZ, Z. A. Avaliação da pós-graduação: buscando consenso. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 1, p. 26-40, 2004.

MOTTA, S. S. Avaliação e classificação de professores quanto a produtividade sob a ótica gerencial com o emprego de uma abordagem multicritério. 2002. 180 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2002.

NEVES, R. B. Integração da análise SWOT com o método electre tri na avaliação do desempenho de programas de pós-graduação. 2005. 203 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

NEVES, R. B.; COSTA, H. G. Avaliação de programas de pós-graduação: proposta baseada na integração ELECTRE TRI, SWOT e sistema CAPES. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 1, n. 3, p. 276-298, 2006.

NOGUEIRA, P. Percepção quanto às melhorias viabilizadas pela implantação e prática do gerenciamento da rotina: um estudo de caso em empresa de transporte aéreo. 2004. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, p. 41-50, 1985. http://dx.doi.org/10.2307/1251430

PIQUET, R.; LEAL, J. A. A.; TERRA, D. C. T. Mestrado profissional: proposta polêmica no Sistema Brasileiro de Pós-Graduação - o caso do planejamento regional e urbano. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 30-37, 2005.

POLITIS, Y.; SISKOS, Y. Multicriteria methodology for the evaluation of a Greek engineering department. European Journal of Operational Research, v. 156, n. 1, p. 223-240, 2004. http://dx.doi.org/10.1016/S0377-2217(02)00902-5

QUELHAS, O. L. G.; FARIA FILHO, J. R.; FRANÇA, S. L. B. O mestrado profissional no contexto do sistema de pós-graduação brasileiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 97-104, 2005.

RIBEIRO, L. E. S. Estudo da percepção dos efeitos impactantes do credenciamento de laboratórios de ensaios do INMETRO. 2004. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.

RIBEIRO, T. A. C. Avaliação institucional de IES: um estudo de caso sob a ótica do corpo discente. 125 f. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2003.

RIBEIRO, T. A. C.; COSTA, H. G. Aplicação do método ELECTRE TRI à classificação da percepção do desempenho de IES por parte do corpo discente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 25., 2005, Porto Alegre. Anais...Rio de janeiro: ABEPRO, 2005.

ROCHA, N. M. F. Auto-avaliação de centros de pós-graduação: uma proposta em ação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 53, p. 487-506, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000400006

SANT'ANNA, A. P. Composição probabilística de critérios na avaliação de cursos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 3, p. 40-54, 2005.

SANT'ANNA, A. P. Modelagem da produtividade e gestão da qualidade acadêmica. Produção, v. 9, p. 5-11, 1999.

SANT'ANNA, A. P. Qualidade, produtividade e gratificação de estímulo à docência. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 33., 2001, Campos do Jordão. Anais... Rio de Janeiro: SOBRAPO, 2001. 14 p.

SANT'ANNA, A. P. Modelagem e avaliação de produtividade de cursos de mestrado em Engenharia de Produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 22., 2002, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2002. 8 p.

SPAGNOLO, F.; SOUZA, V. C. O que mudar na avaliação da Capes? Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, p. 8-34, 2004.

5883a3af7f8c9da00c8b45d2 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections