Um modelo para o dimensionamento do corpo docente para o apoio à tomada de decisão no planejamento de instituições de ensino superior
A model for the design of the teaching staff to support decision making in planning of higher education institutions
Embiruçu, Marcelo; Fontes, Cristiano Hora; Kalid, Ricardo de Araujo
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000042
Prod, vol.23, n1, p.189-244, 2013
Resumo
Este trabalho propõe, desenvolve e aplica um modelo para o dimensionamento do corpo docente de unidades universitárias (departamentos, faculdades, escolas, institutos ou até mesmo a universidade como um todo) e para o projeto da composição de regime de trabalho ótima desse corpo docente. A importância, contribuição e oportunismo contemporâneo do trabalho se justificam especialmente em face da nova lei do professor-equivalente. O modelo contempla todas as atividades pertinentes à prática docente universitária (ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e orientação, extensão, gestão e capacitação) e, embora talhado especialmente para instituições federais de ensino superior (IFES), pode ser facilmente adequado para sua utilização em IES (instituições de ensino superior) de outras esferas governamentais e mesmo em IES comunitárias, confessionais ou privadas. Além disso, o modelo é complementar e não concorrente aos indicadores estabelecidos pelo Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), podendo ser considerado uma ferramenta de projeto de unidades universitárias, enquanto os segundos podem ser considerados como instrumentos de acompanhamento da operação dessas unidades. O modelo é bastante genérico, permitindo sua ampla aplicação em diversos tipos de unidades universitárias, e alguns dos seus parâmetros podem ser ajustados a fim de satisfazer metas e políticas específicas dessas unidades. A aplicação do modelo desenvolvido ao estudo de caso de um departamento mostra a sua consistência e utilidade, inclusive como poderoso instrumento de apoio à tomada de decisão no planejamento e na gestão de recursos docentes em IES.
Palavras-chave
Dimensionamento e projeto. Apoio à tomada de decisão, planejamento e gestão de recursos docentes. Regime de trabalho. Instituições de ensino superior. Professor-equivalente. Soluções de pareto.
Abstract
This paper proposes, develops and applies a model for the design of the teaching staff of university units (departments, colleges, schools, institutes or even the University as a whole) and the optimal design scheme of the working arrangements composition of this teaching staff. The importance, contribution and contemporary opportunity of the work are justified especially in light of the new teacher-equivalent law. The model covers all activities relevant to university teaching and practice (undergraduate and postgraduate teaching, research and guidance, extension, management and training) and, although tailored specifically for federal institutions of higher education (IFES, Instituições Federais de Ensino Superior), it can easily be suitable for use in IES (Instituições de Ensino Superior, higher education institutions) from other spheres of government and even in community, religious or private IES. Furthermore, the model is complementary and not competing with the indicators established by REUNI (support program for the restructuring and expansion of federal universities) and may be regarded as a design tool for university units, while the latter can be considered as tools for monitoring the operation of these units. The model is quite generic, allowing its wide application in various types of university units, and some of its parameters can be adjusted to meet specific goals and policies of these units. Applying the model to the case study of a department shows its consistency and utility, including as a powerful tool to support decision making in planning and managing of teacher resources at IES.
Keywords
Sizing and design. Support for decision making, planning and managing teacher resources. Working arrangements. Institutions of higher education. Teacher-equivalent. Pareto solutions.
References
ALMEIDA FILHO, N. M. Resolução 01/06 - Regulamenta o Regime de Trabalho dos Docentes do Magistério Superior. Salvador: Conselho de Ensino, Pesquisa de Extensão, Universidade Federal da Bahia, 2006.
ALMEIDA FILHO, N. M. Novo Estatuto da UFBA. Salvador: Conselhos Superiores, Universidade Federal da Bahia, 2009.
ALMEIDA FILHO, N. M. Regimento Geral da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Conselho Universitário, Universidade Federal da Bahia, 2010.
ARENALES, M. et al. Pesquisa Operacional. Elsevier, 2007.
BHASKAR, V.; GUPTA, S. K.; RAY, A. K. Applications of Multiobjective Optimization in Chemical Engineering. Reviews in Chemical Engineering, v. 16, 1-54, 2000. http://dx.doi.org/10.1515/REVCE.2000.16.1.1
BRANKE, J. et al. Finding knees in multi-objective optimization. In CONFERENCE ON PARALLEL PROBLEM SOLVING FROM NATURE - PPSN, 8., 2004, Heidelberg. Proceedings... Heidelberg: Springer, 2004. p. 722-731.
BRASIL. Lei nª 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da Reública Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30 de abril de 2007. Diário Oficial da Reública Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 maio 2007.
CAMPOS, V. R.; ALMEIDA, A. T. Modelo Multicritério de Decisão para Localização de Nova Jaguaribara com Vip Analysis. Pesquisa Operacional, v. 26, p. 91-107, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382006000100005
CASTRO, R. E. Otimização de Estruturas com Multi-objetivos Via Algoritmos Genéticos de Pareto. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
CHANKONG, V.; HAIMES, Y. Multiobjective Decision Making. North-Holland Series in System Science and Engineering, 1982.
COSTA, J. V. Avaliação, Acreditação e Regulação. 2005. Disponível em: .
EDGAR, T. F.; HIMMELBLAU, D. M. Optimization of Chemical Processes. Cingapura: McGraw-Hill Book Company, 1988. 652 p.
EMBIRUÇU, M.; C. FONTES, L. A. ALMEIDA. Um Indicador para a Avaliação do Desempenho Docente em Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 69, p. 795-820, 2010.
FREITAS, A. L. P. A Auto-Avaliação de Instituições de Ensino Superior: Uma Importante Contribuição para a Gestão Educacional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 1, p. 1-15, 2004.
FREITAS, A. L. P.; COSTA, H. G. Uma Análise Multicritério para Classificação de Candidatos a Programas de Pós-Graduação. In: CONGRESO LATINO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN DE OPERACIONES Y SISTEMAS - CLAIO, 10., 2000, Ciudad de Mexico, México. Anais... Ciudad de Mexico, 2000.
FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G. A Estruturação do Processo de Auto-avaliação de IES: Uma Contribuição Para a Gestão Educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 23., 2003, Ouro Preto. Anais... AEPRO, 2003.
FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G.; COSTA, H. G. Emprego de uma Abordagem Multicritério para Classificação do Desempenho de Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 17, p. 655-674, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000400006
FREITAS, A. L. P.; TREVIZANO, W. A.; COSTA, H. G. Uma Abordagem Multicritério para Problemas Decisórios com Múltiplos Grupos de Avaliadores. Investigação Operacional, v. 28, p. 133-149, 2008.
GOMES, L. F. A. M.; GOMES, C. F. S.; ALMEIDA, A. T. Tomada de Decisão Gerencial: Enfoque Multicritério. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2002.
GRAUER, M.; LEWANDOWSKI, A.; WIERZBICKI, A. Multiple-Objective Decision Analysis Applied to Chemical Engineering. Computers and Chemical Engineering, v. 8, 285-293, 1984. http://dx.doi.org/10.1016/0098-1354(84)80006-X
MELLO, A. B. F. et al. Diretrizes Gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. SESu/MEC, 2007.
MIETTINEN, K. Nonlinear Multiobjective Optimization. Boston: Kluwer, 1999.
RANGEL, L. A. D.; GOMES, L. F. A. M. O Apoio Multicritério à Decisão na Avaliação de Candidatos. Produção, v. 20, p. 92-101, 2010.
SARKAR, D.; MODAK, J. M. Pareto-Optimal Solutions for Multi-Objective Optimization of Fed-Batch Bioreactors Using Nondominated Sorting Genetic Algorithm. Chemical Engineering Science, v. 60, p. 481-492, 2005. http://dx.doi.org/10.1016/j.ces.2004.07.130
SCHAFFER, J. D. Multiple Objective Optimization with Vector Evaluated Genetic Algorithms. 1984. Tese (Doutorado)-Vanderbilt University, Nashville, 1984.
TORTORELLA, G. L.; FOGLIATTO, F. S. Planejamento Sistemático de Layout com Apoio de Análise de Decisão Multicritério. Produção, v. 18, p. 609-624, 2008.
TSOUKAS, A.; TIRREL, M.; STEPHANOPOULOS, G. Multiobjective Dynamic Optimization of Semibatch Copolymerization Reactors. Chemical Engineering Science, v. 37, p. 1785-1795, 1982. http://dx.doi.org/10.1016/0009-2509(82)80050-X
VALOIS, U.; ALMEIDA, A. T. Modelo de Apoio à Decisão Multicritério para Terceirização de Atividades Produtivas Baseado no Método SMARTS. Produção, v. 19, p. 249-260, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132009000200003
ALMEIDA FILHO, N. M. Novo Estatuto da UFBA. Salvador: Conselhos Superiores, Universidade Federal da Bahia, 2009.
ALMEIDA FILHO, N. M. Regimento Geral da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Conselho Universitário, Universidade Federal da Bahia, 2010.
ARENALES, M. et al. Pesquisa Operacional. Elsevier, 2007.
BHASKAR, V.; GUPTA, S. K.; RAY, A. K. Applications of Multiobjective Optimization in Chemical Engineering. Reviews in Chemical Engineering, v. 16, 1-54, 2000. http://dx.doi.org/10.1515/REVCE.2000.16.1.1
BRANKE, J. et al. Finding knees in multi-objective optimization. In CONFERENCE ON PARALLEL PROBLEM SOLVING FROM NATURE - PPSN, 8., 2004, Heidelberg. Proceedings... Heidelberg: Springer, 2004. p. 722-731.
BRASIL. Lei nª 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da Reública Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30 de abril de 2007. Diário Oficial da Reública Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 maio 2007.
CAMPOS, V. R.; ALMEIDA, A. T. Modelo Multicritério de Decisão para Localização de Nova Jaguaribara com Vip Analysis. Pesquisa Operacional, v. 26, p. 91-107, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382006000100005
CASTRO, R. E. Otimização de Estruturas com Multi-objetivos Via Algoritmos Genéticos de Pareto. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
CHANKONG, V.; HAIMES, Y. Multiobjective Decision Making. North-Holland Series in System Science and Engineering, 1982.
COSTA, J. V. Avaliação, Acreditação e Regulação. 2005. Disponível em:
EDGAR, T. F.; HIMMELBLAU, D. M. Optimization of Chemical Processes. Cingapura: McGraw-Hill Book Company, 1988. 652 p.
EMBIRUÇU, M.; C. FONTES, L. A. ALMEIDA. Um Indicador para a Avaliação do Desempenho Docente em Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 69, p. 795-820, 2010.
FREITAS, A. L. P. A Auto-Avaliação de Instituições de Ensino Superior: Uma Importante Contribuição para a Gestão Educacional. Revista Iberoamericana de Educación, v. 1, p. 1-15, 2004.
FREITAS, A. L. P.; COSTA, H. G. Uma Análise Multicritério para Classificação de Candidatos a Programas de Pós-Graduação. In: CONGRESO LATINO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN DE OPERACIONES Y SISTEMAS - CLAIO, 10., 2000, Ciudad de Mexico, México. Anais... Ciudad de Mexico, 2000.
FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G. A Estruturação do Processo de Auto-avaliação de IES: Uma Contribuição Para a Gestão Educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 23., 2003, Ouro Preto. Anais... AEPRO, 2003.
FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G.; COSTA, H. G. Emprego de uma Abordagem Multicritério para Classificação do Desempenho de Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 17, p. 655-674, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000400006
FREITAS, A. L. P.; TREVIZANO, W. A.; COSTA, H. G. Uma Abordagem Multicritério para Problemas Decisórios com Múltiplos Grupos de Avaliadores. Investigação Operacional, v. 28, p. 133-149, 2008.
GOMES, L. F. A. M.; GOMES, C. F. S.; ALMEIDA, A. T. Tomada de Decisão Gerencial: Enfoque Multicritério. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2002.
GRAUER, M.; LEWANDOWSKI, A.; WIERZBICKI, A. Multiple-Objective Decision Analysis Applied to Chemical Engineering. Computers and Chemical Engineering, v. 8, 285-293, 1984. http://dx.doi.org/10.1016/0098-1354(84)80006-X
MELLO, A. B. F. et al. Diretrizes Gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. SESu/MEC, 2007.
MIETTINEN, K. Nonlinear Multiobjective Optimization. Boston: Kluwer, 1999.
RANGEL, L. A. D.; GOMES, L. F. A. M. O Apoio Multicritério à Decisão na Avaliação de Candidatos. Produção, v. 20, p. 92-101, 2010.
SARKAR, D.; MODAK, J. M. Pareto-Optimal Solutions for Multi-Objective Optimization of Fed-Batch Bioreactors Using Nondominated Sorting Genetic Algorithm. Chemical Engineering Science, v. 60, p. 481-492, 2005. http://dx.doi.org/10.1016/j.ces.2004.07.130
SCHAFFER, J. D. Multiple Objective Optimization with Vector Evaluated Genetic Algorithms. 1984. Tese (Doutorado)-Vanderbilt University, Nashville, 1984.
TORTORELLA, G. L.; FOGLIATTO, F. S. Planejamento Sistemático de Layout com Apoio de Análise de Decisão Multicritério. Produção, v. 18, p. 609-624, 2008.
TSOUKAS, A.; TIRREL, M.; STEPHANOPOULOS, G. Multiobjective Dynamic Optimization of Semibatch Copolymerization Reactors. Chemical Engineering Science, v. 37, p. 1785-1795, 1982. http://dx.doi.org/10.1016/0009-2509(82)80050-X
VALOIS, U.; ALMEIDA, A. T. Modelo de Apoio à Decisão Multicritério para Terceirização de Atividades Produtivas Baseado no Método SMARTS. Produção, v. 19, p. 249-260, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132009000200003