Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132012005000018
Production
Article

Etapas da implementação da educação corporativa e seus impactos em empresas brasileiras: um estudo multicaso

Corporate education implementation stages and their impacts on Brazilian companies – a multi-case study

Vieira, Fabio Henrique A.; Francisco, Antonio Carlos de

Downloads: 0
Views: 859

Resumo

Este trabalho apresenta a Educação Corporativa - EC nas organizações brasileiras, como uma forma de aprendizado contínuo, apesar dessa prática ainda estar em fase de amadurecimento no País. O objetivo da pesquisa é avaliar as etapas da implementação do processo da EC através de um estudo multicaso. Foi observado que a implementação da unidade de EC deve levar em consideração a singularidade de cada empresa, com suas características e especificidades. Pode-se concluir que a maioria das empresas desse estudo indicou que a implementação foi realizada após decisão dos dirigentes como a etapa inicial. Mesmo inexistindo uma fórmula capaz de atender às especificações das mais diversas organizações, houve uma sequência lógica para a estruturação e implementação da unidade.

Palavras-chave

Educação corporativa. Aprendizado contínuo. Organizações brasileiras.

Abstract

This study presents the corporate education (CE) in Brazilian organizations as a means of continuous learning, despite the fact that this practice is still under development in the country. The purpose of this research was to analyze the implementation stages of the CE process through a multi-case study. It was possible to observe that the CE unit implementationshould consider the singularities of each company, with its characteristics and specificities. It is possible to conclude that most enterprises in this study indicated that the implementation was carried out after the executives’ decision as the first phase. Although there is no formula capable of meeting the specifications of all organizations, there was a logical sequence for the structuring and implementation of the unit.

Keywords

Corporate education. Continuous learning. Brazilian organizations.

References

ALLEN, M. Introduction: what is a corporate university, and why should an organization have one? In: ALLEN, M. (Org.). The corporate university handbook. New York: Amacom, 2002.

ALPERSTEDT, C. As Universidades Corporativas no contexto do ensino superior. Tese (Doutorado em Administração)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BLASS, E. The rise and rise of the corporate university. Journal of European Industrial Training, v. 29, n. 1, p. 58-74, 2005. Disponível em: . Acesso em: out. 2007.

BOHLANDER, G.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC. Disponível em: http://www.desenvolvimento.gov.br>. Acesso em: feb. 2007.

EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Gente 2004.

FERNANDES, G. H. Análise comparativa entre a Universidade Corporativa Caixa e o Modelo de Meister. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 2. ed. S. Paulo: Atlas, 2001.

FREITAS, M. C. D. Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais. 2003. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.

MEISTER, J. C. Corporate Universities: lessons in building a world-class work force. McGraw-Hill Trade, 1998a.

MEISTER, J. C. Extending the short shelf life of knowledge. Training and Development, McGraw-Hill Trade, 1998b.

MEISTER, J. C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

MEISTER, J. C. Corporate Universities: What works and what doesn't. 2006. Disponível em: . Acesso em: maio 2007.

NUNES, I. H. Requisitos para determinar a validade de transformação de um centro de treinamento de uma empresa do setor elétrico em Universidade Corporativa. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SEBRAE. Disponível em: . Acesso em: abr. 2007.

TARAPANOFF, K. Panorama da Educação Corporativa no Contexto Internacional. Brasília: Editora UnB, 2004.

VARGAS, M. R. M.; LIMA, S. M. V. Barreiras à Implantação de Programas de Educação e Treinamento a Distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais... Salvador: CIED, 2004.

VIANNA, M. A. Estratégia e Humanismo. Instituto MVC, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2007.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamentos e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

5883a3b67f8c9da00c8b45ef 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections