Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132012005000014
Production
Article

Considerações ergonômicas para aplicação de mídia em ambientes educacionais para crianças do ensino fundamental

Ergonomic considerations for media application in the educational environments of elementary school students

Garcez, Joyce Lara A. da F.; Maciel, Francimar Rodrigues; Cardoso, Vânia Maria B.

Downloads: 0
Views: 959

Resumo

As tecnologias educacionais têm se aprimorando, cada vez mais de maneira funcional. A importância desses ambientes virtuais na atualidade, em se tratando de um tempo informatizado, tem grande destaque quanto ao uso educacional, para o entretenimento e no ofício. Tendo em vista a importância da utilização de novas tecnologias na educação, como uma alternativa pedagógica, envolvendo o lúdico e alguns assuntos voltados para a Educação Ambiental, é que esta pesquisa tem por objetivo analisar a aplicabilidade ergonômica em interfaces digitais educacionais para crianças do ensino fundamental. Considerando a ergonomia uma ciência capaz de levantar questões de melhoria ligadas ao sistema ferramenta - interface - usuário, os registros comportamentais, entrevistas, análises da tarefa, observações sistemáticas e assistemáticas ocorreram em um laboratório multimídia com a finalidade de análise de fatores interfaciais e cognitivos que limitam o usuário na interação e realização de ações em interfaces midiáticas.

Palavras-chave

Tecnologias educacionais. Design. Ergonomia.

Abstract

Educational technologies have been improvingfunctionally.The importance of these virtual environments in today’s computerized world has a major emphasis concerning their educational, entertaining and working uses. Considering the use of technology in education as a pedagogical alternative involving playfulness and some matters facing Environmental Education, this research aims to analyze the applicability of ergonomics in digital educational interfaces for elementary school students. Regarding the ergonomics- a science capable of raising improvement issues related to the tool/interface/user system- the behavioral records, interviews, task assessments, systematic and unsystematic observations occurred in a multimedia laboratory in order to analyze the interfacial and cognitive factors that limit the users’ interaction with mediatic interfaces.

Keywords

Educational technologies. Design. Ergonomics.

References

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira; EdUSP, 2005.

BASTIEN, J. M. C. & SCAPIN, D. L. Ergonomic Criteria for the valuatio of Human-Computer Interfaces. Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique, Rapport Technique, 1993.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Seqüencial. Martins Fontes. 2002.

FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blüecher Ltda, 2006.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o Jogo como Elemento da Cultura. São Paulo: Perpectiva, 2001

IIDA, I. Ergonomia: Projeto e produção. São Paulo: Edgard Bluncher, 2005.

MAIO, A. Z. F. Um modelo virtual de núcleo de aprendizagem sobre percepção visual aplicado às imagens de vídeo: análise e criação. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

MELO, L. A. Construção de interface para bicho virtual com Animal Amazônico Ameaçado de Extinção. Manaus: FUCAPI, 2006.

MORAES, A.; MONT'ALVÃO, C. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: UnB; São Paulo: FUNBEC, 1970.

WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001.

5883a3b67f8c9da00c8b45ee 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections