Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132011005000052
Production
Article

Identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de inovação ilustrada para o segmento automotivo

Identification of costumers needs in the Products Development Process: an innovative proposal illustrated for the automotive industry

Ensslin, Leonardo; Queiroz, Shirley

Downloads: 0
Views: 936

Resumo

Dentre as estratégias vencedoras no atual contexto competitivo, emerge a inovação como uma das mais bem sucedidas e, nesta, a capacidade para identificar e mensurar as necessidades dos clientes é possivelmente o maior desafio dos designers. Neste contexto, o presente trabalho sugere uma proposta com o objetivo de ajudar a identificar as necessidades dos clientes e transformá-las em requisitos e características da qualidade, a fim de apoiar o processo decisório na etapa do desenvolvimento do produto. Para testar a proposta, foi criado um cenário e avaliado o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. É apresentado um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista. O processo proposto permitiu ao designer identificar e mensurar os requisitos e características da qualidade a partir das necessidades percebidas pelos clientes.

Palavras-chave

Design. Requisitos do cliente. MCDA-C. Avaliação de desempenho. Decisão.

Abstract

Among the winning strategies in today’s competitive environment innovation, one emerges as of the most successful - the ability to identify and measure customers’ needs, which is perhaps the greatest challenge for designers. In this context, this paper suggests a proposal aiming to help identify customers’ needs and transform them into requirements and quality characteristics to support decision making in the phase of product development. In order to test this proposal, a scenario has been created and the degree of meeting the needs of a particular user when purchasing a vehicle for private use has been evaluated. This paper presents a case study of primary non-obstructive sources of information, qualitative and quantitative variables, and a constructivist view of knowledge. The proposed procedure allowed the designer to identify and measure the quality characteristics and requirements of the needs perceived by the customers.

Keywords

Design. Customer requisites. MCDA-C. Performance measurement. Decision.

References



AZEVEDO, J. Aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão na seleção de centros de usinagem para uma central de usinagem. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

BANA E COSTA, C. A. et al. Decision support systems in action: integrated application in a multicriteria decision aid process. European Journal of Operational Research, v. 113, p. 315-335, 1999. http://dx.doi.org/10.1016/S0377-2217(98)00219-7

BANA E COSTA, C. A.; DE CORTE, J. M.; VANSNICK, J. C. On the mathematical foundations of macbeth. In: GRECO, J. F.; EHRGOTT, S. M. Multicriteria Decision Analysis: state of the art survey. Boston, Dordrecht, London: Springer Verlag, 2005. p. 409-442.

BARZILAI, J. On the foundations of measurement. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEMS, MAN AND CYBERNETICS - IEEE, 2001, Tucson. Proceedings...2001. p. 7-10.

BOMFIM, G. A. Metodologia para o desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 1995.

BURDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.

EDEN, C. Cognitive mapping: a review. European Journal of Operational Research, v. 36, p. 1-13, 1988. http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(88)90002-1

ENSSLIN, L. et al. Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista. Revista Pesquisa Operacional, v. 30, n. 1, p. 125-152, 2010.

ENSSLIN, L.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S. MCDA: a constructivist approach to the management of human a resources at governmental agency. International Transactions in Operational Research, v. 7, p. 70-100, 2000. http://dx.doi.org/10.1111/j.1475-3995.2000.tb00186.x

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.; PETRI, S. A importância da estruturação de contextos. Laboratório de metodologias multicritério e apoio à decisão, 2007. p. 1-15.

ENSSLIN, L.; MONTIBELER NETO, G.; NORONHA, S. M. Apoio à decisão - metodologia para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Florianópolis: Insular, 2001.

ENSSLIN, S. A incorporação da perspectiva sistêmico-sinergética na metodologia MCDA- Construtivista: uma ilustração de implementação. 2002. 478 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- UFSC, Florianópolis, 2002.

GOMES, C. F. S.; GOMES, L. F. A. M. A função de decisão multicritério. Parte I: Dos conceitos básicos à modelagem multicritério. Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial, v. 2, n. 3, 2007.

HAYES, R. H.; PISANO, G. P. Beyond world-class: the new manufacturing strategy. Harvard Business Review, v. 72, n. 1, p. 77-86, 1994.

KEENEY, R. L. Value-focused thinking: a path to creative decisionmaking. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.

KINDLEIN JÚNIOR, W. Analogia entre as metodologias de desenvolvimento de produtos atuais, incluindo a proposta de uma metodologia com ênfase no ecodesign In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 2., 2002, Brasília, DF. Anais... 2002.

LANDRY, M. A note on the concept of problem. Organization Studies, v. 16, p. 315-343, 1995. http://dx.doi.org/10.1177/017084069501600206

LARSON, E. W.; GOBELI, D. Organizing for product development projects. Journal of Product Innovation Management, 1988. OXFORD. 05.

LIMA, M. V. A. Metodologia construtivista para avaliar empresas de pequeno porte no Brasil, sob a ótica do investidor. 2003. 382 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)- UFSC, Florianópolis, 2003.

PARATH, R. et al. Um modelo multicritério em apoio à decisão integrado a um sistema de gerência de passivos ambientais de uma rede rodoviária. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA, 10., 2005, Joinvile, SC. Anais... Joinvile: ENACOR, 2005.

ROBERTS, F. S. Measurement theory. Addison-Wesley, 1979.

ROY, B. Multicriteria methodology for decision aiding. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2006. http://dx.doi.org/10.1016/0377-2217(93)90312-B

ROY, B. Decision science or decision-aid science? European Journal of Operacional Research, v. 8, n. 1, p. 184-203,1993.

ROY, B.; VANDERPOOTEN, D. The european school of MCDA: emergence, basic features and current works. Journal of Multi-Criteria Decision Analysis, v. 5, p. 22-38,1996.

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Saraiva, 2006.

SKINNER, W. The productivity paradox. Management Review, v. 75, p. 41-45, 1986.

ZIMMERMANN, H. An application-oriented view of modeling uncertainty. European Journal of Operations Research, v. 122, p. 190-198, 2000. http://dx.doi.org/10.1016/S0377-2217(99)00228-3
5883a3ba7f8c9da00c8b45fe 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections