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https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132011005000052
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Identificação das necessidades do consumidor no processo de desenvolvimento de produtos: uma proposta de inovação ilustrada para o segmento automotivo

Identification of costumers needs in the Products Development Process: an innovative proposal illustrated for the automotive industry

Ensslin, Leonardo; Queiroz, Shirley

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Resumo

Dentre as estratégias vencedoras no atual contexto competitivo, emerge a inovação como uma das mais bem sucedidas e, nesta, a capacidade para identificar e mensurar as necessidades dos clientes é possivelmente o maior desafio dos designers. Neste contexto, o presente trabalho sugere uma proposta com o objetivo de ajudar a identificar as necessidades dos clientes e transformá-las em requisitos e características da qualidade, a fim de apoiar o processo decisório na etapa do desenvolvimento do produto. Para testar a proposta, foi criado um cenário e avaliado o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. É apresentado um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista. O processo proposto permitiu ao designer identificar e mensurar os requisitos e características da qualidade a partir das necessidades percebidas pelos clientes.

Palavras-chave

Design. Requisitos do cliente. MCDA-C. Avaliação de desempenho. Decisão.

Abstract

Among the winning strategies in today’s competitive environment innovation, one emerges as of the most successful - the ability to identify and measure customers’ needs, which is perhaps the greatest challenge for designers. In this context, this paper suggests a proposal aiming to help identify customers’ needs and transform them into requirements and quality characteristics to support decision making in the phase of product development. In order to test this proposal, a scenario has been created and the degree of meeting the needs of a particular user when purchasing a vehicle for private use has been evaluated. This paper presents a case study of primary non-obstructive sources of information, qualitative and quantitative variables, and a constructivist view of knowledge. The proposed procedure allowed the designer to identify and measure the quality characteristics and requirements of the needs perceived by the customers.

Keywords

Design. Customer requisites. MCDA-C. Performance measurement. Decision.

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