Fatores condicionantes de sucesso e/ou mortalidade de micro e pequenas empresas em Santa Catarina
Factors affecting the success and/or the mortality of micro and small companies in Santa Catarina
Grapeggi, Mariana; Lezana, Alvaro Guillermo R.; Ortigara, Anacleto Ângelo; Santos, Paulo da Cruz F. dos
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000025
Prod, vol.21, n3, p.444-455, 2011
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever quais são os fatores que condicionam o sucesso e/ou a mortalidade das micro e pequenas empresas no Estado de Santa Catarina. Para a obtenção dos dados foi realizado um estudo de campo com uma amostra de empresas registradas na Junta Comercial do Estado nos anos de 2000 a 2004. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa sob duas perspectivas: i) fatores relevantes na história do empreendimento (real), cujas maiores médias, na pontuação dada pelos empreendedores entrevistados, foram verificadas em conhecimento do produto/mercado, foco no negócio, identificação de oportunidades, organização e adequação dos produtos; e ii) fatores que o empreendedor acredita serem os mais importantes para o sucesso (ideal), cujas maiores médias ocorreram em organização, relacionamento entre os sócios, conhecimento do mercado, foco no negócio e identificação de oportunidades.
Palavras-chave
Sucesso. Fracasso. Fatores condicionantes. Micro e pequenas empresas.
Abstract
The article’s objective is to describe which factors affecting to the success and/or the mortality of micro and small companies in the State of Santa Catarina are. It was elaborated, therefore, a field study with a sample of companies registered on Junta Comercial do Estado de SC from 2000 to 2004. The data were analyzed in quality and quantity method under two perspectives: i) Relevant factors on enterprise’s history (real), which highest averages grades were given to the product/market knowledge, business focus, identification of opportunities, organization and product’ suitability; and ii) factors that the entrepeneur believes to be the most important for the success (ideal), which highest averages grades were given to the organization, the relationship among the partners, the knowledge about the market, the business focus and the identification of oportunities.
Keywords
Success. Failure. Factors affecting. Micro and small companies.
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