Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132011005000018
Production
Article

Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada

Assessment of the teaching process: a multivariate approach

Marchesan, Teresinha Maria; Souza, Adriano Mendonça; Menezes, Rui

Downloads: 1
Views: 903

Resumo

A prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino.

Palavras-chave

Análise multivariada. Avaliação. Gestão. Qualidade.

Abstract

The practice of quality in university management is done with the engagement of the whole school community. The present work aims at identifying the weak and strong points of the teaching process based on students’ opinions through multivariate analysis. For this study, there were elaborated questionnaires that considered the following categories of variables: students’ self-evaluation, teacher’s evaluation of the students and teachers’ pedagogical practices. The data composed a sample that represented a participation of 87% of students enrolled in undergraduate courses at this institution. Through the internal consistency of factors, the results showed the validity of the construct that supports the teaching processes of the institution. Thus, this way of analyzing data favors a global result concerning students’ perception of the teaching process.

Keywords

Multivariate analysis. Assessment. Management. Quality.

References



BALBINOTTI, M. A. A.; BARBOSA, M. L. L. Análise da consistência interna e fatorial confirmatório do IMPRAFE-126 com praticantes de atividades físicas gaúchos. PsicoUSF, v. 13, n. 1, p. 1-12, 2008.

BOTH, I. Da avaliação precursora ao comportamento da avaliação: PAIUB e SINAES construindo pontes. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, n. 4, p. 61-73, 2005.

BRASIL. Programa de avaliação das universidades brasileiras (PAIUB). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, 1994.

BRASIL. Sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES). Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Superior, 2004.

CATTEL, D. R. B. The scree test for the number of factors. Multivariate Behavioral Research, v. 1, p. 245-76, 1966.

HAIR Jr., J. F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. São Paulo: Bookmman, 2005.

KAISER, H. F. A second generation little jiffy. Psycometrika, v. 35, p. 401-415, 1970.

MACEDO, S. A. Desempenho docente pela avaliação discente: uma abordagem metodológica para subsidiar a gestão universitária. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

MALHOTRA, K. N. Pesquisa em marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2002.

MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade na escola: princípios básicos. São Paulo: JC Mezomo, 1994.

MINGOTI, S. A. Análise de dados através de Métodos de Estatística Multivariada. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

PASQUALI, L. Técnicas de exame psicológico. TEP. Manual - v 1: Fundamentos das Técnicas psicológicas LAbPAM. Brasília: UNB/Casa do Psicólogo, 2001.

PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos. Estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

PINTO, M. D. S.; HEINZEN, J. L. N.; MELO, P. A. Avaliação como compromisso e instrumento de gestão nas instituições de ensino superior. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, n. 1, p. 105-119, 2005.

PRIMI, R.; MORAES, I. F. de. Validade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superior. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, n. 3, p. 41-59, 2005.

RAMOS, A. S. M. Análise fatorial da percepção do uso da internet em organizações acadêmicas. [1998]. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2009.

RUPOLO, I. Trabalho docente na educação superior: proposições e perspectivas. Revista do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), n. 1, p. 59-63, 2003.

SANTA RITA, L. P. et al. Estratégias de serviços: uma análise fatorial do consumo para o setor de locação de automóveis. In: ENEGEP, 26., 2006, Fortaleza, CE, Brasil. Anais... Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2009.

SCREMIN, M. A. A. Método para a seleção do número de componentes principais com base na lógica difusa. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)-Universidade de Federal de Santa Catarina, 2003.

SILVA, F. M.; SOUZA, A. M. Aplicação da análise multivariada em dados de rendimentos de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 25., 2005, Porto Alegre, RS, Brasil. Anais... Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2009.

SOUZA, A. M. Monitoração e ajuste de realimentação em processos produtivos Multivariados. Florianópolis. 166 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)-UFSC, 2000.

VICINI, L; SOUZA, A. M. Geração de subsídios para a tomada de decisão na cadeia produtiva da bovinocultura do Brasil. Gestão de Produção, Operações e Sistemas, v. 2, n. 4, p. 49-64, 2007.

WERNER, L., van der LINDEN, J. C. S.; RIBEIRO, J. L. D. Seleção de assentos de trabalho com base na percepção de usuários utilizando análise fatorial. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22., 2009, Curitiba, PR. Anais... Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2009.



5883a3c37f8c9da00c8b4626 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections