Análise do impacto nos custos de transporte de um modelo de seleção de fornecedores baseado em variáveis socioambientais e de competitividade
Suppliers selection model and its transportation cost impacts
Carmo, Breno Barros T. do; Barros Neto, Julio Francisco; Dutra, Nadja Glheuca da S.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000013
Prod, vol.21, n3, p.483, 2011
Resumo
Observa-se uma demanda mundial crescente por energias ditas renováveis. Dentre essas energias, encontra-se o biodiesel, derivado de biomassa renovável. Porém, para que essa cadeia seja competitiva, deve satisfazer alguns critérios de competitividade. Existe também a possibilidade de exportação desse combustível, porém é necessário seguirem-se algumas diretrizes que estão sendo elaboradas para certificação da cadeia de valor dos biocombustíveis, baseada em critérios de sustentabilidade. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo de seleção de fornecedores para as usinas de biodiesel, levando em consideração os critérios de certificação e competitividade identificados na cadeia. Foi utilizada a metodologia Smarter para a realização desse modelo. Ele foi agregado em conjunto com um modelo de otimização de transporte para a minimização dos custos envolvidos. Observou-se que o modelo apresenta aumento no custo de transporte, se forem levadas em consideração as imposições de selo social do governo federal.
Palavras-chave
Biodiesel. Modelo de seleção de fornecedores. Competitividade. Sustentabilidade.
Abstract
Nowadays, there is a world demand for renewable energies. These kinds of energy must be sustainable to be considered renewable. The consumption of diesel has increased and so has the emission of greenhouse gases. Bio-diesel is an alternative to reduce this kind of emission. But, when the matter is bio-diesel, there are some challenges to be overcome. This first one is that this chain must be competitive. There are some criteria to evaluate the competitiveness of chains. Also, it is known that Brazil has a big potential to export this kind of fuel. However, some countries are developing norms to evaluate whether this fuel is sustainable and whether it has positive impacts in society. The present work creates a model to evaluate bio-diesel chain suppliers using competitiveness and certification criteria identified in this chain. Smarter methodology was used in order to do so. This model was put together along with a transport optimization model. It could be observed that the "selo social" has an important impact in transportation costs. When we analyzed competitiveness and certification evaluation models, we could observe that these suppliers evaluation model changes this relationship.
Keywords
Bio-diesel. Suppliers selection model. Competitiveness. Sustainability.
References
AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO - ANP. Disponível em: www.anp.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2008.
ARENALES, M. et al. Pesquisa Operacional para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE CARGA E LOGÍSTICA - TRC. Tabelas referenciais de custos do TRC. 2009. CD ROM.
CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa Operacional: técnicas de otimização aplicados a sistemas agroindustriais. São Paulo: Atlas, 2004.
CARMO, B. B. T. Identificação das demandas e ofertas tecnológicas na cadeia produtiva do biodiesel no estado do Ceará. Monografia (Conclusão de Curso em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2007.
CARMO, B. B. T. Proposta de modelo para seleção de fornecedores e otimização do transporte na cadeia produtiva do biodiesel com base em critérios de sustentabilidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2009.
CAVALCANTI, R. C. Sistema multicritério para apoiar a compra de imóveis urbanos multifamiliares do mercado imobiliário recifense baseado no método SMARTS. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2007.
CHEN, Y.; KILGOUR, D. M. E.; HIPEL, K. W. An integrated approach to multiple criteria decision aid: consequence-based preference aggregation. Disponível em: http://www.eng.uwaterloo.ca/~y3chen/Papers/MCDA%202004.pdf. Acesso em: 15 abr. 2009.
EDWARDS, W.; BARRON, F. H. SMARTS and SMARTER: Improved Simple Methods for Multiattribute Utility Measurement. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 60, p. 306-325, 1994.
HAMMOND, J. S.; KENNEY, R. L.; RAIFFA, H. Smart Choices A Practical Guide to Making Better Decisions. Boston: Harvard Business School Press, 1999.
HOLANDA, F. A. Biodiesel e inclusão social. Brasília, 2006.
KEENEY, R. L.; RAIFFA, H. Decision with multiple objectives: preferences and value tradeoffs. [S.l.]: John Wiley & Sons, 1976.
KUJAWSKI, E. Multi-Criteria Decision Analysis: limitations, pitfalls, and practical difficulties. Disponível em: http://www.osti.gov/bridge/servlets/purl/813572-z2LVXu/native/813572.pdf. Acesso em: 15 abr. 2009.
LOPES, Y. G.; ALMEIDA, A. T. Enfoque multicritério para a localização de instalações de serviço: aplicação do método SMARTER. Revista Sistemas & Gestão, v. 3, p.114-128, 2008.
PARREIRAS, R. O. Algoritmos Evolucionários e Técnicas de Tomada de Decisão em Análise Multicritério. Tese (Doutorado)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.