Identificação e priorização dos fatores críticos de sucesso na implantação de fábrica digital
Identification and prioritization of critical success factors in a digital factory implementation
De Carli, Paulo Cesar; Delamaro, Mauricio César; Salomon, Valério Antonio P.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132010005000037
Prod, vol.20, n4, p.549-564, 2010
Resumo
Fábrica digital é um conceito que melhora a colaboração entre os processos de desenvolvimento do produto. Apesar dos benefícios trazidos por esse conceito, falhas podem ocorrer na sua implantação. Este artigo tem por objetivo apresentar os fatores críticos de sucesso na implantação de um projeto de fábrica digital em uma empresa brasileira. Esses fatores foram identificados por meio de uma pesquisa exploratória em implantações de sistemas como o Enterprise Resource Planning e Product Lifecycle Management, entre outros. Depois disso, os fatores foram priorizados, utilizando-se os métodos Delphi e Analytic Hierarchy Process, por profissionais de empresas que implantam projetos de fábrica digital, no Brasil e exterior. Foram identificados nove fatores, sendo os cinco de maior prioridade: apoio e comprometimento contínuo da alta gerência; abrangente reengenharia do negócio; parceiros com conhecimento e experiência; participação e comprometimento do usuário; e adequado papel do líder do projeto.
Palavras-chave
Fábrica digital. Fatores críticos de sucesso. Método Delphi. AHP.
Abstract
A Digital Factory is a concept which improves the collaboration among product development processes. Despite the benefits brought by this concept, failures may occur in its implementation. This paper aims to present the Critical Success Factors in the implementation of a Digital Factory project in a Brazilian company. These factors were identified by an exploratory survey on the implementation of Enterprise Resource Planning and Product Lifecycle Management among other systems. Following this identification, the factors were prioritized using the Delphi Method and the Analytic Hierarchy Process; this evaluation was carried out by professionals from enterprises which implement Digital Factory projects, in Brazil and abroad. Nine factors were identified. The five main priorities were: Continuous Support and Commitment from Top Management; Comprehensive Business Reengineering; Skilled and Experienced Partners; Participation and Commitment of Users; and Appropriate Role of the Project Manager.
Keywords
Digital factory. Critical success factors. Delphi method. AHP
References
ALVARENGA, M. L. F. Metodologia para verificação do sucesso na implantação de ERP (Enterprise Resources Planning) baseada nos fatores críticos de sucesso: aplicação na indústria mineira. 2003. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
CARALLI, R. A. The critical success factor method: establishing a foundation for enterprise security management. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 2004. (Technical Report CMU/SEI-2004-TR-010).
CARNEIRO, O. A. C. Fatores Críticos de Sucesso no lançamento (start-up) de pneus remoldados de automóveis, caminhonetas e seus rebocados leves certificados pelos organismos acreditados pelo INMETRO. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
COSTA, H. G. Auxílio multicritério à decisão: método AHP. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2006.
DALTON-TAGGART, R. The move to digital manufacturing. Tooling & Production, p. 30-32, 2005. Disponível em:
DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
ESTEVES, J.; PASTOR, J. Towards the unification of critical success factors for ERP implementations. In: ANNUAL BUSINESS INFORMATION TECHNOLOGY, 10., 2000, Manchester. Anais... Disponível em:
GAMBÔA, F. A. R.; CAPUTO, M. S.; BRESCIANI FILHO, E. Método para gestão de riscos em implementações de sistemas ERP baseado em fatores críticos de sucesso. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 1, n. 1, p. 44-61, 2004.
KEIL, M. et al. A framework for identifying software project risks. Communications of the ACM, v. 41, n. 11, p. 76-83, 1998.
KRASNER, H. Ensuring E-Business Success by Learning from ERP Failures. IT Professional, v. 2, n. 1, p. 22-27, 2000.
KUEHN, W. Digital factory: integration of simulation enhancing the product and production process towards operative control and optimisation. International Journal of Simulation, v. 7, n. 7, p. 27-29, 2006.
LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da informação: eficácia nas organizações. São Paulo: Futura, 2002.
MATOS, M. M. Metodologia de análise de impactos após a implementação de sistemas de gestão empresarial. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MCAFEE, A. Mastering the Three Worlds of Information Technology. Harvard Business Review, v. 84, n. 11, p. 85-93, 2006.
MORAES, R. O.; LAURINDO, F. J. B. Um estudo de caso de gestão de portfólio de projetos de tecnologia da informação. Gestão e Produção, v. 10, n. 3, p. 311-328, 2003.
PAVANI, L. Usando simulação 3D, a Volkswagen reduziu em 1 milhão de reais os custos de desenvolvimento de novos veículos: e isso é só o começo. Info Corporate, n. 36, 2007.
PMBOK Guide. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 3 ed. Estados Unidos: PMI, 2004.
QUINTELLA, H. L. M. M.; ROCHA, H. M.; ALVES, M. F. Projetos de veículos automotores: fatores críticos de sucesso no lançamento. Produção, v. 15, n. 3, p. 334-346, 2005.
ROCHA, H. Fatores Críticos de Sucesso de Start-up de Veículos e a Qualidade (CMMI) no Desenvolvimento de Produtos no Sul Fluminense. 2005. 353 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.
ROCKART, J. Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, v. 57, p. 81-83, 1979.
ROWE, J. Digital factory within reach: modular options mean even SMBs can take advantage of production and manufacturing visualization tools. MCAD Tech News, n. 179, 2006. Disponível em:
RUSSO, R. F. S. M.; RUIZ, J. M.; CUNHA, R. P. Liderança e influência nas fases da gestão de projetos. Revista Produção, v. 15, n. 3, p. 362-375, 2005.
SAATY, T. L.; PENIWATI, K. Group decision making: drawing out and reconciling differences. Pittsburgh: RWS, 2008.
SHIMIZU, T. Decisão nas organizações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SKULMOSKI, G. J.; HARTMAN, F. T.; KRAHN, J. The Delphi Method for Graduate Research. Journal of Information Technology Education, v. 6, p. 1-22, 2007.
SLANSKY, D. Gaining competitive advantage through digital manufacturing. ARC Insights, v. 2006-11EC, p. 1-4, 2006.
STACKPOLE, B. Bringing PLM into Focus. Managing Automation Magazine, p. 1-2, 2006.
TONDALADINNE, S. S.; GURRAM, S.; BACHALA, S. Product Lifecycle Management Challenges: From Solution Evaluation to Kickoff. Technology Evaluation Centers, 2006.
WALLENIUS, J. et al. Multiple Criteria Decision Making, Multiattribute Utility Theory: recent accomplishments and what lies ahead. Management Science, v. 54, n. 7, p. 1336-1349, 2008.
WAURZYNIAK, P. Enter the Virtual World. Manufacturing Engineering. ABI/INFORM Global, v. 139, n. 4, p. 67, 2007.