Compartilhamento e aquisição de competências na estratégia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Competence sharing and acquisition strategy organization in Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT (Brazilian Post Office Company)
Mazzali, Leonel; Souza, Maria Carolina de Azevedo F. de; Neves, Hélio Rubens O. das
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132010005000025
Prod, vol.20, n2, p.290-301, 2010
Resumo
Tendo por referência a proposição de Frechet e Pardo (2005), o trabalho é um estudo explanatório que aborda a estratégia de diversificação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), analisando como o portfólio de recursos influencia e é influenciado pelas decisões de entrada em novos domínios. Trata-se de um estudo de caso assentado no levantamento de ativos tangíveis e intangíveis e na avaliação dos efeitos da atuação em novos segmentos sobre o faturamento da empresa. O estudo confirma a proposição dos autores de referência, apontando para duas lógicas imanentes ao processo de diversificação: utilização de recursos preexistentes para entrar em novos produtos/mercados e para o desenvolvimento de novos recursos. Ademais, pode-se argumentar que um fator dinâmico crucial na evolução da corporação é a interdependência ou interação no tempo entre a diversificação de negócios relacionada aos recursos e a diversificação de recursos.
Palavras-chave
Estratégia. Diversificação. Competências dinâmicas.
Abstract
Taking Frechet and Pardo’s proposition (2005) as reference, this work is an explanatory study that analyzes in depth the strategy of ECT diversification, investigating how the portfolio of resources impacts on and is impacted by the decisions to enter into new domains. It deals with a case study, based on the raising of tangible and intangible assets and the evaluation of the effects of the new participating segments on company revenues. The study confirms the proposition of the reference authors, pointing towards two logics immanent to the diversification process: utilization of pre-existing resources to ingress into new products/markets, and the entering into new products/markets for the development of new resources. Therefore, it may be argued that a crucial dynamic factor in corporate evolution is the interdependency or interaction over time between business diversification related to resources and diversification of resources.
Keywords
Strategy. Diversification. Dynamic competences.
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