Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132010005000005
Production
Article

Estratégias de mercado no agronegócio paranaense: soja convencional vs. transgênica

Market strategies in the Paraná state agribusiness: conventional soybean vs. transgenic soybean

Silveira, José Veríssimo F.; Resende, Luis Maurício

Downloads: 0
Views: 940

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar os fatores comparativos de custos de produção entre a soja convencional e a transgênica para subsidiar estratégias de decisão de atores do agronegócio, utilizando-se como região de análise o Estado do Paraná. Verificou-se que os argumentos sobre o menor custo com a introdução da soja transgênica não são corretos. Constatou-se, também, por este estudo que existe uma praticidade na tecnologia da soja transgênica, mas também existem argumentos e dados que podem questionar o uso dessa tecnologia, tanto no aspecto econômico quanto técnico. Mesmo com a redução significativa de custo pelo menor uso de herbicidas na soja transgênica, esse fato é minimizado pelo maior preço atual cobrado pela semente da variedade de soja transgênica, pela taxa tecnológica cobrada pelo uso do gene e pela menor produtividade apresentada pelas variedades de soja transgênicas lançadas no mercado em relação às variedades de soja convencionais.

Palavras-chave

Soja transgênica. Estratégias de mercado. Custos comparativos de produção.

Abstract

The objective of this work was to determine the comparative factors of the production costs between conventional and transgenic soybean, with a view to informing strategies for decision making among agribusiness actors, analyzing the Paraná state (Brazil) reality. The argument that the introduction of the transgenic soybean equals lower costs, proved to be incorrect. This study demonstrated that despite the practicality in the technology of the transgenic soybean, there are also arguments supported by data that raise questions regarding the use of this technology, in particular regarding the economic and the technical aspects. Even with the significant reduction in costs due to the lower use of herbicides with the transgenic soybean, this fact is minimized by the higher price charged for the transgenic variety of seed, by the high technological tax used and by the lower productivity offered by the varieties of transgenic soybean on the market compared to conventional soybean varieties.

Keywords

Transgenic soybean. Market strategies. Comparative production costs.

References



BIANCHI, M. A. Manejo de plantas daninhas em soja RR: a experiência do Rio Grande do Sul. Paraná: FUNDACEP, 2005.

CARVALHO, M. A. Comércio agrícola e vulnerabilidade externa brasileira. Agricultura, v. 49, n. 2, p. 55-69, 2002.

CHADDAD, F. R.; NEVES, M. F.; LAZZARINI, S. G. Gestão de negócios em alimentos. São Paulo: Editora Pioneira Thompson Learning, 2002. 130 p.

Comissão Européia. Designações de produtos registrados. Disponível em: . Acesso em: Novembro 2003.

EMBRAPA SOJA. Formulários para inscrição de cultivares no Registro Nacional de Cultivares - MAPA. Londrina: EMBRAPA, 2005. 10 p.

GIORDANO, S. R. Competitividade regional e globalização. São Paulo, 1999. 226 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo - USP. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Disponível em: . Acesso em: Maio 2005.

KOTLER, P. Marketing. São Paulo: Editora Atlas, 1989. 595 p.

MARGARIDO, M. A.; FERNANDES, J. M.; TUROLLA, F. A. Análise da formação de preço no mercado internacional de soja: o caso do Brasil. Agricultura, v. 47, n. 2, p. 71-85, 2002.

MARQUES, P. V.; AGUIAR, D. R. D. Comercialização de produtos agrícolas. São Paulo: USP, 1993. 295 p.

MORAIS, R. J. Segurança e Rotulagem de Alimentos Geneticamente Modificados - SERAGEM. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 15-48.

PELAEZ, V. Soja transgênica consome 30% mais herbicida a partir do terceiro ano de plantio. Disponível em: . Acesso em: Novembro 2004.

PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Editora Eselvier, 1986. 362 p.

SILVEIRA, J. V. F. Estratégia de segmentação de mercado no agronegócio: o caso da inserção da soja transgênica no estado do Paraná. Ponta Grossa, 2005. 141 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

SILVEIRA, J. V. F.; RESENDE, L. M.; LEITE, M. L. G. Vantagem competitiva no setor agroindustrial: o caso dos transgênicos. In: VI SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS - SIMPOI, 2003. Anais. ..

WILKINSON, J. Estudo da competitividade de cadeias integradas no Brasil: impactos das zonas de livre comércio. Campinas: UNICAMP, 2002. 97 p.

5883a3d47f8c9da00c8b466f 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections