Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132009000300004
Production
Article

Síndrome de Burnout em professores da rede pública

Burnout Syndrome in public elementary school teachers

Levy, Gisele Cristine T. de M.; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula

Downloads: 0
Views: 1016

Resumo

O índice de Burnout foi avaliado em 119 professores da rede pública do ensino fundamental. Os instrumentos de medida consistiram do CBP-R Questionário de Burnout para Professores - R (Moreno; Garrosa; González, 2000) e de um inventário sociodemográfico. Os resultados indicaram que 70,13% dos participantes apresentavam sintomas de Burnout, sendo que 85% se sentiam ameaçados em sala de aula. Desses, 44% cumpriam jornada de trabalho superior a 60 horas semanais e 70% situavam-se em uma faixa etária inferior a 51 anos. Encontraram-se diferenças significativas para os fatores sentimento de ameaça em sala de aula, jornada de trabalho e idade, quando relacionados ao Burnout. Foram sugeridas alternativas para a humanização do posto de trabalho docente.

Palavras-chave

Síndrome de Burnout, posto de trabalho docente, humanização do posto de trabalho

Abstract

The Burnout index of 119 Elementary Public Education teachers was assessed. The CBP-R, Teacher Burnout Questionnaire - (Brown, Garrosa and González, 2000) and a socio-demographic questionnaire were used as data collection instruments. The results showed that 70.13 per cent of the participants presented symptoms of Burnout, 85 per cent felt threatened in the classroom, 44 per cent spent more than 60 working hours a week and 70 per cent of them were less than 51 years old. Significant differences were found in the following factors: feeling threatened in the classroom, journey to work and age, when related to Burnout Syndrome. Based on the research results, the authors suggested alternatives aimed at humanizing the teacher workplace.

Keywords

Burnout Syndrome, teacher's workplace, humanization of workplaces

References



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA - ABERGO. [2000]. Disponível em: .

BIAZUS, M. Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma Instituição Pública Federal de Educação Tecnológica, a partir da abordagem ergonômica. 2000, 163 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

CARLOTTO, M. Síndrome de Burnout e gênero e os docentes de instituições particulares de ensino. Revista de Psicologia da UnC, v. 1, n. 1, p. 15-23, 2003.

CARLOTTO, M. S.; CAMARA, S. G. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. PSICO, Porto Alegre, v. 39, n. 22, p. 152-158, abr.-jun. 2008.

CODO, W. (Coord.) Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.

GIL-MONTE, P. R.; PEIRÓ, J. M. Desgaste psíquico em el trabajo: el síndrome de quemarse. Madrid: Síntesis, 1997.

LEMOS, C. J. Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários. 2005. 147 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

LEVY, G. C. T. M. Avaliar o índice de Burnout em professores da Rede Pública de Ensino fundamental. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

LIMA, F. Fatores contribuintes para o afastamento dos professores dos seus postos de trabalho, atuantes em escolas públicas municipais localizadas na Região Sudeste. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

LIMA, F. et al. Humanização do posto de trabalho docente: uma alternativa ergonômica na inclusão educacional. In: NUNES SOBRINHO, F. P. (Org.). Inclusão educacional pesquisas e Interfaces. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2003.

MALAGRIS, L. E. N. Burnout: o profissional em chamas. In: NUNES SOBRINHO, F. P.; NASSALLA, I. (Orgs.). Pedagogia Institucional: fatores humanos nas organizações. Rio de Janeiro: ZIT Editores, 2004. p. 196-213.

MALLAR, S. C.; CAPITÃO C. G. Burnout e hardiness: um estudo de evidência de validade. Psico-USF, v. 9, n. 1, p. 19-29, jun. 2004

MASLACH, C; JACKSON, S. E. The measurement of experienced Burnout. Journal of Ocuppational Behavior, v. 2, p. 99-113, 1981.

MOREIRA, D. S.; MAGNAGO, R. F.; SAKAE, T. M.; MAGAJEWSKI, F. R. L. Prevalência da síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem de um hospital de grande porte da Região Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, jul. 2009.

MORENO, B.; GARROSA, E.; JIENEZ, J. L. La evaluación del estrés y el Burnout del profesorado: el CBP-R. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, v. 16, p. 151-171, 2000.

NUNES SOBRINHO, F.P; NASSARALLA, I. (Orgs.) Pedagogia institucional: fatores humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Zit Editores, 2004.

NUNES SOBRINHO, F. P. O stress do professor do Ensino Fundamental: o enfoque da ergonomia. In: LIPP, M. L. et al. O stress do professor. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008.

PINDER, E. Burnout: do different job stressors predict Burnout in teachers who were physically assaulted versus those who were not? In: ANNUAL MEETING & EXPOSITION, 136., 2008, San Diego, CA. Anais... San Diego, CA: American Public Health Association - APHA, 2008. Disponível em: .

TAVARES, C. R. G. A Ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN. 2002. 193 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

TELLES, H. Síndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde e estratégias de enfrentamento. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

TEVEN, J. An Exploratory Study of the Relationships among Teacher Temperament, Perfectionist Orientations, and Affective Instruction. In: ANNUAL MEETING OF THE NCA, 94., 2008. San Diego, CA. Anais... San Diego, CA: NCA, 2008.

5883a3d77f8c9da00c8b467a 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections