Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132009000300003
Production
Article

Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores

User-centred evaluation of digital learning materials: an investigation of instruments subject to use by teachers

Godoi, Katia Alexandra de; Padovani, Stephania

Downloads: 0
Views: 991

Resumo

Neste artigo, discute-se a importância da avaliação de materiais didáticos digitais centrada no usuário. Primeiramente, apresentam-se as abordagens de avaliação passíveis de aplicação a esses materiais, assim como suas definições e classificações. Em seguida, revisam-se conceitos de usabilidade em materiais didáticos digitais. Por fim, descreve-se uma série de instrumentos avaliativos passíveis de serem utilizados por professores.

Palavras-chave

Instrumentos avaliativos, material didático digital

Abstract

In this study, we discuss the importance of user-centered evaluation of digital learning materials. First of all, different evaluation approaches are introduced, as well as their definitions and classifications. Then, concepts of usability in digital learning materials are surveyed. Finally, a range of evaluation tools subject to use by teachers are described.

Keywords

Evaluation tools, digital learning material

References



ANDERSON, T. Toward a Theory of Online Learning. Theory and Practice of Online Learning. Canadá: Athabasca University, 2004. Disponível em: Acesso em: agosto 2007.

ATAYDE, A. P. R. Metodologia de avaliação de qualidade de software educacional infantil - MAQSEI. Belo Horizonte, 2003. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

BATISTA, S. C. F. Softmat: um repositório de softwares para matemática do ensino média - um instrumento em prol de posturas mais conscientes na seleção de softwares educacionais. Campos Goytacazes, 2004. 202 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense.

BEAUFOND, C. E. C.; CLUNIE, G. T. SASE: uma ferramenta de apoio à avaliação de software educacional. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INFORMÁICA EDUCATIVA, 5, 2000, Chile. Anais eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: março 2007.

BUCKLEITNER, W. Children´s Software Evaluation Instrument. 1998. Disponível em: Acesso em: novembro 2007.

CAMPOS, G. H. B. Metodologia para avaliação da qualidade de software educacional. Diretrizes para desenvolvedores e usuários. Rio de Janeiro, 1994. 232 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

CHAPANIS, A. Evaluating usability. In: SHACKEL, B.; RICHARDSON, S. Human factors for informatics usability. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. p. 359-395.

COSTA, F. Pedactice: educational multimedia in school. 1999. Disponível em: Acesso em: junho 2007.

CRONJE, J. The process of evaluating software and its effect on learning. Pretoria: Department of Didactics, University of Pretoria, 1998. Disponível em: . Acesso em: abril 2007.

CYBIS, W. A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Florianópolis: Laboratório de Utilizabilidade de Informática/UFSC, 2003.

DIX, A. et al. Human-Computer Interaction. London: Prentice Hall, 1998.

GAMEZ, L. TICESE: técnica de inspeção de conformidade ergonômica de software educacional. Manual do avaliador. Porto, 1998. 45 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Humana) - Universidade do Minho. (Parte da Dissertação)

GLADCHEFF, A. P. Um instrumento de avaliação da qualidade para software educacional para software educacional de matemática. São Paulo, 2001. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo.

GRAELLS, P. M. Ficha de Catalogación y Evaluación Multimedia. 2001. Disponível em: Acesso em: setembro 2007.

HANNA, L.; RISBEN, K.; ALEXANDER, K. Guidelines for usability testing with children. Interactions, v. 4, n. 5, p. 9-14, set./out. 1997.

HOM, J. The usability methods toolbox handbook. 1998. Disponível em: Acesso em: maio 2007.

HÛ, O.; CROZAT, S.; TRIGANO, P. E.M.P.I.: Une méthode pour l´évaluation de multimedia interactive pédagogique. Sciences et techniques éducatives, v. 8, n. 3-4, 2001.

International Society for Technology in Education - ISTE. Educational Software Evaluation Form. 2002. Disponível em: Acesso em: abril 2007.

JOKELA, T. et al. The standard of user-centered design and the standard definition of usability: analyzing ISO 13407 against ISO 9241-11. In: LATIN AMERICAN CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION, 1, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PUC - Rio, 2003. p. 53-60.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.

LYRA, A. et al. Ambiente virtual para análise de software educativo. In: WIE 2003 WORKSHOP BRASILEIRO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 23, 2003, Campinas. Anais... Campinas: SBC, 2003. v. V, p. 227-238.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MEDA - Média Screen CR-ROM, Université de Liége. 1997. In: SILVA, C. R. O. MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados. Florianópolis, 2002. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

NIELSEN, J. Usability engineering. San Diego, USA: Academic Press, 1993.

NOVO Dicionário Eletrônico Aurélio. Curitiba: Editora Positivo, 2004.

PERRY, G. T.; ANDRADE NETO, A. S.; AMARAL, F. G. Integrado conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do design e da ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, maio 2005.

PROCHTER, P. Cambridge International Dictionary of English. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROINFO. Checklist. In: ENCONTRO NACIONAL DO PROINFO, 3, 1998, Pirenópolis. Disponível em: < http://www2.uel.br/seed/nte/analisedesoftwares.html> Acesso em: outubro 2007.

REEVES, T. C.; HARMON, S. W. Systematic evaluation procedures for interactive multimedia for education and training. In: REISMAN, S. Multimedia Computing: preparing for the 21st Century. Hershey, PA: Idea Group Publishing, 1996. p. 472-582.

ROCHA, H. da; BARANAUSKAS, M. C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas, SP: NIED/Unicamp, 2003.

SCHROCK, K. Software evaluation form. 2000. Disponível em: < http://courses.csusm.edu/educ422dh/wordfiles/Software%20Evaluation%20Form.doc> Acesso em: outubro 2007.

SHACKEL, B. Usability - context, framework, definition, design and evaluation. In: SHACKEL, B.; RICHARDSON, S. Human factors for informatics usability. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. p. 21-37.

SILVA, C. R. O. MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados. Florianópolis, 2002. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

SILVA, M. A. F da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Curitiba: Ibpex, 2005.

SQUIRES, D.; PREECE, J. Usability and learning: evaluating the potential of educational software. Computer and Education, v. 27, n. 1, p. 15-22, 1996.

SQUIRES, D.; PREECE, J. Predicting quality in educational software: evaluating for learning, usability and synergy between them. Interacting with Computers, v. 11, n. 5, p. 467-483, maio 1999.

STANTON, N. Human factors in consumer products. London: Taylor & Francis, 1998.

Superkids Educacional Software Review. 1998. Disponível em: Acesso em: outubro 2007.

VIEIRA, F. M. S. Avaliação de software educativo: reflexões para uma análise criteriosa. 1999. Disponível em: . Acesso em: março 2007.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

5883a3d67f8c9da00c8b4679 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections