Otimização da localização das bases de ambulâncias e do dimensionamento das suas regiões de cobertura em rodovias
Optimizing the location of ambulance bases and the districting of their covering regions on highways
Iannoni, Ana Paula; Morabito, Reinaldo
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132008000100004
Prod, vol.18, n1, p.47-63, 2008
Resumo
Neste artigo combinamos extensões do modelo hipercubo de filas com algoritmos genéticos para otimizar a configuração e operação de sistemas médicos emergenciais em rodovias. Inicialmente apresentamos um método para localizar as bases de ambulâncias ao longo da rodovia, de forma a otimizar as principais medidas de desempenho do sistema. Em seguida estendemos a abordagem para apoiar duas decisões combinadas: a localização das bases de ambulâncias e o dimensionamento das regiões de cobertura de cada base na rodovia. Por exemplo, a abordagem permite determinar os locais para posicionar as bases de ambulâncias e dimensionar os tamanhos das suas áreas de atuação, tais que minimizem o tempo médio de resposta aos usuários e/ou o desbalanceamento das cargas de trabalho das ambulâncias do sistema. Para ilustrar a aplicação dos métodos propostos, analisamos os resultados de dois estudos de caso em rodovias brasileiras.
Palavras-chave
Localização e despacho de ambulâncias, algoritmo genético, modelo hipercubo, filas espacialmente distribuídas, rodovias
Abstract
In this paper we combine extensions of the hypercube queueing model with genetic algorithms to optimize the configuration and operation of emergency medical systems on highways. Initially we present a method to locate the ambulance bases along the highway so that the main system performance measures are optimized. Then we extend the approach to support combined decisions: the location of ambulance bases and the districting of the covering regions of each base on the highway. For instance, the approach can search for locals to place the ambulance bases and determine the sizes of their operation areas, such that the mean user response time and/or the ambulance workload imbalance are minimized. To illustrate the application of the proposed methods, we analyze the results of two case studies of Brazilian highways.
Keywords
Location and dispatching of ambulances, genetic algorithm, hypercube model, spatially distributed queues, highways
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