Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132007000300001
Production
Editorial

Prezados Leitores

Paladin, Edson Pacheco; Ribeiro, José Luis D.; Ho, Linda Lee

Downloads: 0
Views: 99


O terceiro número do volume 17 de 2007 da Revista Produção é uma edição especial sobre o tema "Gestão e Engenharia da Qualidade". Ele é fruto de meses de trabalho da equipe da Revista Produção, dos avaliadores e de todos os pesquisadores que contribuíram com os relevantes artigos. São quatorze artigos com contribuições bastante diversificadas, desde modelos gerenciais, que em suas diferentes dimensões visam à produção da qualidade, até métodos quantitativos que compõem a avaliação objetiva da qualidade.

O artigo de abertura foi escrito pelo Dr. W. H. Woodall, versando sobre as tendências de pesquisa sobre o monitoramento de perfis. Como se sabe, em muitas aplicações, a qualidade de processo ou do produto é bem caracterizada por uma relação funcional entre uma característica de interesse e uma ou mais variáveis explicativas. O monitoramento de perfis é usado para entender, acompanhar e avaliar a estabilidade desta relação em função do tempo.

O segundo artigo apresenta uma visão geral e pesquisas futuras sobre confiabilidade e garantia de produto. Ele é uma contribuição do doutor D. N. P. Murthy. A seguir, o texto dos autores Souza, Griebeler e Godoy discute sobre a qualidade na prestação de serviços fisioterápicos, um estudo de caso sobre expectativas e percepções de clientes. Já Tinoco e Ribeiro apresentam uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviço. Os pesquisadores Borrás e Toledo propõem uma estrutura e um método de gestão de qualidade aplicada em cadeias de produção agroalimentares. Carvalho, Ho e Pinto escrevem sobre a implementação e difusão do Programa Seis Sigma no Brasil. Na seqüência, Aguiar e Salomon apresentam um estudo sobre a utilização de métodos de tomada de decisão para avaliar a prevenção de falha em processos. Epprecht e Leiras abordam um procedimento de fácil implementação para uma otimização conjunta de gráficos de controle – S ou – R . Na área de monitoramento de processos autocorrelacionados através dos Gráficos de controle de EWMA e de inclui-se a proposta apresentada por Claro, Costa e Machado. Projeto robusto de parâmetros em sistemas sinal-resposta é o assunto abordado por Freitas, Faleiro e Borges através de uma comparação com os vários métodos de modelagem e análise. Os autores Papa, Abackerli e Miguel fazem uma análise dos efeitos das incertezas nas variáveis de estresse em ensaios acelerados. Os professores Fernandes e Turrione discutem sobre o processo de seleção de projetos Seis Sigma em uma empresa do setor automobilístico. Gonzales e Martins apresentam um estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico sobre a melhoria contínua no ambiente ISO 9001:2000. E para encerrar os pesquisadores autores Melo Filho e Cheng abordam o uso do QFD na garantia da qualidade do produto durante seu desenvolvimento aplicado em caso de empresa de materiais.

Agradecemos a participação de todos e boa leitura!
5883a3ea7f8c9da00c8b46cf 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections