Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132007000200002
Production
Article

ELECTRE TRI aplicado a avaliação da satisfação de consumidores

ELECTRE TRI applied to costumers satisfaction evaluation

Costa, Helder Gomes; Mansur, André Fernando U.; Freitas, André Luís P.; Carvalho, Rogério Atem de

Downloads: 0
Views: 1088

Resumo

As abordagens usuais para conhecer a percepção do consumidor quanto ao desempenho de serviços baseiam-se em impressões do consumidor (julgamentos subjetivos) à luz de múltiplos critérios. Em geral estas abordagens consideram uma função de agregação do tipo média ponderada, que apresenta efeitos compensatórios indesejáveis. O presente trabalho explora a aplicação do Auxílio Multicritério à Decisão, mais especificamente no método ELECTRE TRI, à classificação ordenada da satisfação dos consumidores. Isto adapta uma modelagem de apoio à decisão para um problema de diagnóstico do grau de satisfação. Um tratamento inédito para a estimativa dos parâmetros p e q (limites de preferência e de indiferença, respectivamente) é incorporado a modelagem, incorporando maior robustez ao uso de um método de AMD monodecisor na resolução de um problema multidecisor. Trata-se de forma inédita a questão de incomparabilidade, destacando que nem sempre a mesma é originada por imperícia na modelagem ou nas avaliações de desempenho. Uma importante diferença em relação aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho é a independência do emprego do resultado em relação ao valor numérico da escala de julgamento de desempenho. A aplicação desta abordagem proposta é experimentada na avaliação da satisfação dos consumidores de uma bombonnière instalada em um shopping center.

Palavras-chave

Satisfação, qualidade, ELECTRE, multicritério, avaliação, MCDA

Abstract

Usual approaches to identify costumer’s perceptions about service are based on subjective evaluations under multiple criteria. Generally, an aggregation function based on weighted average method is used to solve this type of problem, in despite of the compensatory problems that it causes. Present work explores the application of an MCDM based method in order to solve this problem. An original approach to estimates p and q parameters in ELECTRE TRI is inserted on the model building, incorporating robustness to the proposal. Also, an original approach to incomparability’s analyses is observed. An application of the proposal is experimented in a candy shop to evaluate consumer’s satisfaction.

Keywords

Satisfaction,quality, ELECTRE, multicriteria, evaluation, MDCA

References



ANTUNES, H. A.; ALVES, M. J.; SILVA, A. L.; CLÍMACO, J. N. Algumas reflexões sobre uma base de métodos fde programação linear multicritério. Investigação Operacional, v. 9, n. 2, p. 19-35. 1989.

ARROW, K. J. Social Choice and Individual Values. London: JohnWiley and Sons, 1963.

AZEVEDO, M. C. Avaliação estratégica da competitividade: abordagem multicritério através do ELECTRE TRI. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos, 2001.

BANA; COSTA, C. Introdução geral às abordagens multicritério de apoio à tomada de decisão. Investigação operacional, v. 5, n. 1, p. 117-139, jun. 1988.

______. MEMSOR – Método Multicritério para Segmentação Ordenada. Investigação operacional, v. 10, n. 1, p. 19-28, jun. 1990.

BARROSO, M. F. C. M. Análise multicritério e avaliação de desempenho docente sob a ótica do corpo discente em instituições de ensino superior. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, 2002.

BATOCCHIO, A.; BIAGIO, L. A. A importância da avaliação do capital intelectual na administração estratégica. XIX ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil: Associação Brasileira de Engehria de Produção (ABEPRO), 1999. 17 p.

BOLJWIN, P. T.; KUMPE, T. Manufacturing in the 1990’s – Productivity, Flexibility and Innovation. Long Range Planning, v. 23, n. 4, p. 44-57, 1990.

CHANKONG, Y.; HAIMES, Y. Multiobjective Decision Making. Amsterdam: Ed. North Holland, 1983. p.

CORRÊA, P. S. Proposta de Aplicação do Método de Análise Hierárquica (AHP) em Pesquisa de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, 2004. 159 p.

COSTA, H. G. An multicriteria approach to evaluate consumer satisfaction: a contribution to marketing. VIII International Conference on Decision Support Systems (ISDSS’05). Porto Alegre, RS, Brasil: International Society of Decision Suppotrt Systems, 2005. 10 p.

COSTA, H. G.; FREITAS, A. L. P. Metodologia multicritério para a medição e classificação do grau de satisfação de clientes. METROLOGIA 2000 (International Conference on Advanced Metrology). São Paulo, SP: Brazilian Society of Metrology, 2000. 8 p.

DALLY, J. W.; RILEY, W. F. Experimental Stress Analysis. New York, USA: McGraw- Hill, 1998.

DENTON, K. Qualidade em serviços: o atendimento ao cliente como fator de vantagem competitiva. São Paulo, Brasil: Ed. Makron Books, 1991.

FISHBURN, P. C. Utility theory for decision making. New York: Wiley, 1970.

FREITAS, A. L. P. Avaliação e Classificação da Qualidade em Serviços: uma abordagem multicritério. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), 1997.

FREITAS, A. L. P.; COSTA, H. G. Uma abordagem multicritério para avaliação e classificação de serviços. Gestão e Produção, v. 5, n. 3, p. 272 -283, 1998.

GRIGOROUDIS, P.; SISKOS, Y. Preference disaggregation for measuring and analyzing customer satisfaction: The MUSA method. European Journal of Operational Research, v. 143, n. 100, p. 148-170, 2001.

GRÖNROSS, C. Service manegement and Marketing. Toronto, Canadá: Ed. Lexington Books, 1990.

HERRERA, W. D. M.; COSTA, H. G. Contribuições da análise multicritério à determinação do grau de proximidade em arranjos físicos. Produto & Produção, 2001.

HWANG, C.; YOON, K. Multiple attribute decision making: Methods and application. New York: Springer, 1981.

KEENEY, R. L.; RAIFFA, H. Decisions with Multiple Objectives: preferences and value tradeoffs New York: John Willey & Sons, 1976, 569 p.

MANSUR, A. F. U. Aplicação da metodologia ELEQUAL para a avaliação da qualidade de serviços: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil, 2000.

MANSUR, A. F.; COSTA, H. G. Aplicação da metodologia ELEQUAL para avaliação da qualidade em serviços: um estudo de caso XX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador, Brasil: Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2001.

MIHELIS, G.; et al. Customer satisfaction measurement in the private bank sector. European Journal of Operational Research, v. 130, p. 347 360, 1998.

MONTANA, P. J.; CHARNOV, B. H. Administração. São Paulo, Brasil: Ed. Saraiva, 1998.

MOUSSEAU, V.; SLOWINSKI, R. ; ZIELNIEWICZ. ELECTRE TRI 2.0a. methodological guide and user’s manual. Document du LAMSADE. Université de Paris–Dauphine. Paris: Fev. 1999.

POLITIS, Y.; SISKOS, Y. Multicriteria methodology for the evaluation of a Greek engineering department. European Journal of Operational Research, v. 156, n. 1, p. 223-240, 2004.

RIBEIRO, T. A. C. Avaliação institucional de IES: um estudo de caso sob a ótica do corpo discente. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (UENF), Campos dos Goytacazes, 2003. 125 p.

RIBEIRO, T. A. C.; COSTA, H. G. Aplicação do método ELECTRE TRI à classificação da percepção do desempenho de IES por parte do corpo discente. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP 2005). Porto Alegre, RS: Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2005. 8 p.

ROY, B. Classement et choix en présence de points de vue multiples (la méthode ELECTRE). Lausanne Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, 1968.

______. ELECTRE III: Un alghoritme de methode de classements fonde sur une representation floue des préférences en presence de critères multiples. Cahieres de CERO, v. 20, n. 1, p. 3-24, 1978.

ROY, B.; BERTIER, P. M. La méthode ELECTRE II: Une méthode de classement en présence de critéres multiples. Paris: SEMA (Metra International) p. 45, 1971.

ROY, B.; BOYSSOU, D. Méthodologie Multicritère d’Aide à la Décision. Paris: Ed. Economica, 1985.

ROY, B. M.; SKALKA, J. ELECTRE IS: Aspécts methodologiques et guide d'utilization. Cahier du LAMSADE. Université de Paris–Dauphine. Paris: Fev. 1985.

ROY, B.; HUGONNARD, J. C. Classement des prolongements de lignes de stations en banlieu parisienne. Cahiers u LAMSADE. Université Dauphine et RATP. Paris, 1981.

SAATY, T. L. The Analytic Hierarquic Process. Pittsburg: RWS Publications, 1980.

SILVA, R. B. Medição da satisfação do cliente quanto a serviços prestados levando em consideração a expectativa por ele trazida. XVIII ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção). Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Brasil Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 1998. 8 p.

SISKOS, Y. et al. Measuring customer satisfaction using a collective preference disaggregation model. Journal of Global Optimization, v. 12, p. 175-195. 1998.

TSAUR, S.H.; CHANG, T.Y. e YEN, C.H. The evaluation of airline service quality by fuzzy MCDM. Tourism Management, v. 23, p. 107-115. 2002.

VINCKE, Ph. Multicriteria decision Aid. New York: John Wiley, 1992.

WEST, T. M.; HUANG, K. J. A spreadsheet- based methodology for quality evaluations. Computers and Industrial Enginnering, v. 29, n. 1, p. 49-53. 1995.

YU, W. ELECTRE TRI – Aspects Methodologiques et Guide d’Utilisation. Document du LAMSADE. Université de Paris–Dauphine. Paris, 1992

ZELENY, M. Multiple Criteria Decision Making. New York: McGraw-Hill, 1982.

5883a3ee7f8c9da00c8b46df 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections