Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132006000300001
Production
Editorial

Prezados leitores

Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Y.

Downloads: 0
Views: 692


Prezados leitores, é com grata satisfação que lhes entrego esta edição especial sobre o tema Logística. Ela é fruto de meses de trabalho da equipe da Produção, dos avaliadores e de todos os pesquisadores que contribuíram com seus artigos. A todos eles, meu muito obrigado.

A logística hoje é termo que se tornou parte do léxico diário na academia, nas empresas e na sociedade em geral. Isto decorreu do reconhecimento geral de sua importância para uma economia eficiente e moderna e do seu valor como área de pesquisa. E certamente os trabalhos contidos neste volume contribuem de forma significativa para seu avanço.

A característica multidisciplinar e multifacetada da logística transparece nos diversos artigos deste número especial. Ele é aberto com um trabalho sobre a evolução da área, redigido pelo professor Ronald Ballou da Case Western Reserve University. Ele é bastante conhecido no nosso meio, sendo responsável por vários livros adotados em cursos no Brasil. O texto permite situar historicamente a logística e, ao fazê-lo, aponta os caminhos para sua evolução e para onde direcionar nossos estudos.

O segundo artigo tem como autor o professor Jacques Colin, da Université de la Méditerranée (Aix – Marseille II), um dos principais pesquisadores europeus na área. Ele aborda o atualíssimo tema do global sourcing, usando exemplos da indústria automotiva mundial e do varejo globalizado. Este texto é a versão escrita da palestra apresentada pelo professor Colin no Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP – deste ano. Agradeço em particular o esforço do professor por gerar um texto em português para alcançar o maior número possível de leitores no País.

Em seguida, temos o trabalho de Iañez e Cunha sobre o problema fundamental de seleção de prestadores de serviço logístico, empregando o método da análise hierárquica de Thomas Saaty. Rosa, Sellitto e Mendes utilizam o mesmo método no contexto de fornecedores críticos de uma manufatura sob encomenda, objetivando avaliar e classificar os mesmos. Gonçalves-Dias e Teodósio lidam com um assunto cada vez mais em voga: a logística reversa, no caso aplicada às embalagens PET. Belfiore e Costa fazem uma útil revisão bibliográfica do problema de estoque e roteirização. Belfiore e Yoshizaki apresentam interessante problema de roteirização com frota heterogênea e entregas fracionadas, resolvido pela aplicação de um método heurístico ainda pouco explorado no meio de logística. Alamo e Brinatti tratam da localização de hubs de transporte no mundo das encomendas expressas. Pacheco e Cirqueira exploram de forma integrada a decisão simultânea de localização de depósitos e centralização de estoques com uma heurística evolucionária. Werner e Ribeiro desenvolveram um interessante esquema combinado para antever a demanda, integrando previsões feitas por diferentes métodos. Junqueira e Morabito otimizam aspectos logísticos e fiscais no planejamento de produção de sementes. Ribeiro, Silva e Benvenuto abordam o uso da tecnologia de informação na armazenagem. Godinho Filho e Junqueira contribuem com um tratamento inovador para seleção de algoritmos no clássico problema do carteiro chinês. Sellitto e Mendes comparam diversas cadeias de fornecimento utilizando o método-padrão SCOR e avaliando o mesmo com a análise hierárquica de Saaty. Finalmente, Peixoto e Pinto utilizam simulação no gerenciamento de estoques de uma manufatura, tendo como entrada principal a previsão agregada de vendas.

Boa leitura!
5883a3f57f8c9da00c8b46fd 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections