Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132006000200001
Production
Editorial

Caro leitor

Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 653


Este segundo número do Volume 16 traz treze artigos, desenvolvidos em 10 instituições de pesquisa e ensino do país e uma universidade britânica.

A maior concentração de artigos é na área de Tecnologia da Informação, ainda fruto da grande oferta de artigos geradas no número especial do Volume 15, número 3, de 2005. Barbosa; Almeida & Costa apresentam o resultado de um estudo com 35 desenvolvedores de software e 22 usuários para a identificação de sua percepção acerca dos sistemas de apoio a decisão. Na seqüência, Costa; Teixeira Filho & Silva apresentam um outro estudo exploratório sob a utilização de sistemas de informação em 37 organizações de serviço da Região Metropolitana do Recife. O terceiro artigo é de Ferreira; Chauvel & Silveira, que apresentam uma análise comparativa de usabilidade de sites de empresas virtuais, uma empresa nacional versus uma multinacional, utilizando uma taxonomia que descreve, enumera e classifica os requisitos. Silva; Yue; Rotondaro & Laurindo analisam a qualidade dos serviços de tecnologia da informação, através de uma pesquisa exploratória utilizando a técnica de incidentes críticos, visando obter as dimensões críticas no processo de avaliação da qualidade. Finalmente, Silva & Pereira apresentam uma pesquisa realizada com fornecedores nacionais de sistema integrados de gestão e seus clientes, com o objetivo de investigar a contribuição da modelagem dos processos dos negócios na implementação do ERP.

Dois artigos remetem a área de Estratégia e Organizações. Rachid; Sacomano Neto; Bento; Donadone & Alves Filho fazem uma análise comparativa de empresas do setor automobilístico, com abordagem tradicional e modular de cadeia de suprimento, no que concerne à organização do trabalho. Bispo apresenta um modelo de pesquisa de clima organizacional e os resultados de sua aplicação em duas empresas públicas.

Na área de Pesquisa Operacional, Szajubok; Alencar & Almeida apresentam um modelo de apoio à decisão, que utiliza o método ELECTRE TRI, para apoiar o decisor na gestão de materiais na construção civil. Já Arakaki & Lorena desenvolveram uma nova heurística de simples implementação e eficiente para problemas de localização de facilidades, aplicada ao problema de localização de máxima cobertura e ao problema de p-medianas capacitado.

A Gestão Econômica é contemplada também com dois artigos. Cassel; Antunes Jr. & Oenning propõem uma abordagem alternativa para o cálculo de custos baseada na teoria das restrições e técnicas de pesquisa operacional. Gandra analisa o impacto econômico da cobrança da participação especial pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a decisão de investimento em projetos de petróleo no Brasil e propõe alternativa.

O artigo da área de Ergonomia e Segurança no Trabalho é de Leta; Velloso & Santos e discute à percepção de cor de cilindros de gases industriais, cujos resultados apontam para necessidade de normas e leis, em ambientes industriais.

Finalmente, o artigo de Canciglieri Junior & Young, na área de Engenharia do Produto, encerra este número apresentando uma abordagem de desenvolvimento de produtos plásticos injetáveis orientada para a manufatura.

Agradecemos a participação de todos e boa leitura!
5883a3f87f8c9da00c8b470d 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections