Modelo de diagnóstico e implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de um caso
Model to the diagnosis and implementation of a quality management system: a case study
Correia, Luis Claudio da C.; Melo, Maria Auxiliadora do N.; Medeiros, Denise Dumke de
        http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132006000100010
                                    Prod, vol.16, n1,  p.111-125, 2006
                    
    
    
        
    Resumo
Sabe-se que, devido ao aumento da competição nacional e internacional, muitas empresas estão implementando Sistemas de Gestão da Qualidade baseadas nos requisitos da norma ISO 9001:2000, como forma de se tornarem mais competitivas. Neste trabalho, propõe-se um modelo de diagnóstico e implementação adaptável a diferentes tipos de sistema de gestão da qualidade, segundo a necessidade da empresa, combinando três ambientes para gestão da qualidade: in-line, on-line e off-line. A partir desses ambientes, é apresentada uma aplicação prática do modelo para implementação da Norma ISO 9001:2000 em uma empresa do setor siderúrgico e os resultados alcançados.
                    Palavras-chave
 Norma ISO 9001:2000, Sistema de Gestão da Qualidade, Qualidade in-line, Qualidade on-line, Qualidade off-line
            Abstract
It is known that due to the increase of the national and international competition, companies are implementing management quality systems based on the requirements of the international standard ISO 9001:2000 to become more competitive. In this work is proposed a diagnosis model to different types of quality system, according to the company's need, combining the in-line, on-line and off-line environment for quality management. In this way, it is presented a utilization of the model to implementation of the standard ISO 9001:2000 in a company of the metallurgical sector, as well as its results.
                                        Keywords
Standard ISO 9001:2000, Management Quality System, In-line Quality, On-line Quality, Off-line Quality
                    References
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9000: 2000  Sistema de gestão da qualidade  Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
________________________. NBR ISO 9001: 2000 - Sistema de gestão da qualidade  Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
________________________. NBR ISO 9004: 2000 - Sistema de gestão da qualidade  Diretrizes para melhorias de desempenho. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.
BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.
BRANSKY, J. R. Raising the credibility of thirdy-party certification to ISO 9001:2000. ISO Management Systems, Viewpoint, v. 18, November-December, 2004.
CHAN, K. C. C. Costs and benefits of ISO 9000 series: a practical study. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 16, n. 7, 1999.
CHAN, K. C. C. Improving quality management on the basis of ISO 9000. The TQM Magazine. v. 11, Issue 2, 1999.
DE MEDEIROS, D. D. Diagnóstico e análise de sistemas da qualidade: um modelo para avaliação e preparação dos sistemas para a certificação ISO 9000. Revista Produção  Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 49-63, 2000.
LASZLO, G. ISO 9000 or TQM: Which approach to adopt  A Canadian study. The TQM Magazine, v. 10, Issue 10, 1998.
LEONARD D. & McADAM, R. Quality's six life cycle stages. Quality Progress. ABI/INFORM Global, v. 36, n. 8; p. 50, Aug, 2003
MILOSEVIC, D. & PATANAKUL, P. Standardized project management may increase development projects success International Journal of Project Management, v. 23, Issue 3, 1, pages 181-192, April 2005.
PALADINI, E. P. Avaliação Estratégica da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
PORTER, M. E. Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance. Free Press, New York, 1999.
QUAZI, H. A. Journey Towards Total Quality Management through ISO 9000 Certification  A Singapore experience. The TQM Magazine, v. 9 Issue 5, 1997.
RODRIGUES, M. V. C. Ações para a Qualidade: GEIQ, Gestão Integrada para a Qualidade  Padrão Seis Sigma  Classe Mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
SMITH, T. The Future of Management System Standards. ISO Management Systems. Viewpoint. v. 6, November-December, 2002.
 
					 Facebook
 Facebook Google+
 Google+ Twitter
 Twitter LinkedIn
 LinkedIn Mendeley
 Mendeley StumbleUpon
 StumbleUpon CiteULike
 CiteULike Reddit
 Reddit Email
 Email
 Email
 Email