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https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132006000100004
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Avaliação do desempenho de uma manufatura de equipamentos eletrônicos segundo critérios de competição

Performance assessment of a manufacture firm of electronic equipment in terms of competitive priorities

Sellitto, Miguel Afonso; Walter, Claudio

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Resumo

Este artigo apresenta um caso em que foi avaliado o desempenho de uma manufatura de equipamentos eletrônicos segundo critérios de competição. O objetivo de pesquisa é propor e testar um método para esta avaliação, que inclui um grupo focado conduzido pelo pesquisador junto a estrategistas da empresa. A estratégia existente foi traduzida em uma estrutura em árvore ponderada pelo método AHP. A estrutura deu origem a um questionário, que avaliou o desempenho geral e o desempenho parcial dos diversos critérios de competição que compõem a estratégia, segundo os respondentes. Comparando-se a importância relativa de cada critério com o seu desempenho, estabeleceram-se prioridades estratégicas para a manufatura. Como continuidade de pesquisas, sugere-se o uso do método para a reformulação das atuais estratégias e para a identificação de indicadores de medição direta, em complementação à medição indireta obtida pelo uso do questionário.

Palavras-chave

Avaliação de desempenho em manufatura, critérios de competição em manufatura, estratégia em manufatura, modelagem de estratégia em manufatura

Abstract

This paper reports the performance assessment of a manufacturer firm of electronic equipment in terms of his competitive priorities. The research goal is to propose and test a method for this assessment, beginning with a focus group led by the researcher with the strategic management team of the firm, in which the manufacturing strategy in use was reported as a tree-like structure, weighted with the aid of the AHP. The structure gave rise to a questionnaire, in which the team assessed the actual performance of the strategy as a hole and issue by issue. By comparing the assessed performance with the relative importance of the strategic issues, one can prioritize strategy formulations for the manufacture. For the sake of continuity, one suggests the use of the method for modifications in the existing strategy and for pointing out direct-measured indicators, in addiction to the indirect assessing method now developed.

Keywords

Performance measurement in manufacturing, competitive priorities in manufacturing, manufacturing strategy, modelling in manufacturing strategy

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