Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132006000100001
Production
Editorial

Caro leitor

Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 681


É com satisfação que informamos o endereço da Revista Produção na base eletrônica de dados Scielo, http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/lng_pt/pid_0103-6513/nrm_iso, no qual já estão disponíveis para download os artigos completos dos dois últimos números da Revista Produção.

Este primeiro número do Volume 16 traz treze artigos, Fugini, Clericuzi, Almeida & Seixas Costa abrem a edição apresentando os aspectos relevantes dos sistemas de apoio à decisão nas organizações, na perspectiva de 15 decisores e 32 profissionais da área de tecnologia da informação (TI). Lucato & Vieira Júnior discutem as dificuldades de capitalização das pequenas e médias empresas, utilizando como base um estudo exploratório em 15 empresas dos setores de alimentos, metalúrgico, construção civil, varejo e serviços. Sellitto & Walter promovem a avaliação do desempenho de uma manufatura de equipamentos eletrônicos a luz dos critérios competitivos, utilizando o método AHP. Costa & Pereira apresentam uma opção de tecnologia de baixo custo para programação CNC em pequenas empresas, cujo protótipo foi testado em três empresas. Godinho Filho & Fernandes propõem um método para a redução da instabilidade e melhoria de desempenho do sistema MRP. Souza & Arica apresentam dois artigos relacionados nesta edição, sendo o primeiro o quadro teórico-conceitual que integra os temas sistemas de inovação e o diamante de Porter à abordagem de arranjos produtivos locais; no segundo artigo os autores apresentam o estudo de campo de um arranjo produtivo do setor ceramista no Norte Fluminense. Costa Filho; Coelho Júnior & Costa apresentam um estudo de caso de processo de melhoria na indústria de Cartucho de Toner. Correia; Mélo & Medeiros propõem um modelo de diagnóstico e implementação de sistemas de gestão da qualidade, implementado em uma empresa do setor siderúrgico. Guarnieri; Chrusciack; Oliveira; Hatakeyama & Scandelari apresentam uma adaptação do Warehouse Management System para se adequar às necessidades do gerenciamento da logística reversa. Hikage; Spinola & Laurindo apresentam uma proposta de implantação de software de Balanced Scorecard, aplicada em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações. Bejarano; Pilatti; Scandelari & Oliveira discutem os desafios e as tecnologias para a implementação de equipes virtuais em uma empresa norte-americana de distribuição de têxtil. Finalmente, o artigo de Almeida; Leal; Pinho & Fagundes encerra este número apresentando um modelo hibrido de gestão do conhecimento e análise de falhas.

O Volume 16 da Revista Produção contará com o número especial "Logística". Com a escolha deste número, o corpo editorial pretende fomentar a discussão deste tema que foi alçado para o nível estratégico das organizações, dada a complexidade de sua gestão no atual cenário competitivo. Pretende-se que a discussão deste número especial contemple também aspectos logísticos externos a organização no contexto do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. O editor convidado pelo corpo editorial para conduzir este profícuo debate é o Professor Hugo Yoshizaki.

Participem!
5883a3fc7f8c9da00c8b471b 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections