Projetos de veículos automotores: fatores críticos de sucesso no lançamento
Automobile project management: critical success factors in product start-up
Quintella, Heitor Luiz M. de M.; Rocha, Henrique Martins; Alves, Manuela Fontana
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132005000300005
Prod, vol.15, n3, p.334-346, 2005
Resumo
A identificação dos chamados fatores críticos de sucesso no lançamento de veículos automotores é extremamente importante ainda na fase de desenvolvimento do projeto. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi validar os fatores identificados pelos prognósticos de Porter para o lançamento de novos produtos e/ou pelos estudos de Daniel e Rockart na indústria automobilística americana entre os anos 1960 e 1980. Como referenciais teóricos foram utilizados os fatores críticos de sucesso de Rockart e o modelo de ciclo de vida de Porter. Partindo da literatura existente sobre o assunto e das deduções via prognósticos, foram identificados e validados, através de pesquisa de campo em duas montadoras instaladas na região Sul Fluminense do País, cinco fatores críticos de sucesso.
Palavras-chave
Fatores críticos de sucesso, lançamento de produtos, projetos de veículos automotores, gestão do produto, fatores humanos e tecnológicos da competitividade
Abstract
While developing a vehicle project, it is necessary to identify its start-up critical success factors. This research is intended to validate the factors identified through Porter's prognostics for new product launching and/or through studies from Daniel and Rockart for the American automotive industry along the years 60-80. The theoretical referential used in this research were Rockart's critical success factors, and Porter's life cycle model. Having the existing literature about the subject and prognostic deductions as start points for this study, five critical success factors have been identified and validated through research and a questionnaire applied in two automaker plants in the Southern State of Rio de Janeiro, Brazil.
Keywords
Critical success factors, product launch, automotive vehicle projects, product management, human and technological factors of competitiveness
References
ALVAREZ, Roberto; PROENÇA, Adriano; ANDÉREZ, Daniela. Rio Automotivo: Elementos da Realidade e Perspectivas de Desenvolvimento. Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ, 2002.
ANFAVEA. Anuário Estatístico da Indústria Automobilística Brasileira - 2005. Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos, 2004. Disponível em
ARBIX, Glauco; VEIGA, João. A Distribuição de Veículos sob Fogo Cruzado - Em Busca de um Novo Equilíbrio de Poder no Setor Automotivo. Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. A Hora e a Vez dos Distribuidores, 2003. Disponível em
BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos. 2ª. Edição. São Paulo: Edgard Blüncher, 2003.
BULLEN, Christine; ROCKART, John. A Primer on Critical Success Factors. Working Paper, Alfred Sloan School of Management. Center for Information Systems Research, no. 69, 1981.
CARALLI, Richard. The Critical Success Factor Method: Establishing a Foundation for Enterprise Security Management. CMU/SEI-2004-TR-010. Software Engineering Institute, Carnegie Mellon, Jul 2004.
CORREA, Cristiane. As Dificuldades de Quem Produz Carros. Revista Exame, edição 827, ano 38, no, 19, 29 Set 2004, São Paulo: Editora Abril. Pág 92-97
FORSTER, Nancy; ROCKART, John. Critical Success Factors: An Annotated Bibliography. Working Paper no. 191. Center for Information Systems Research, Sloan School of Management. Massachusetts Institute of Technology. June 1989.
KEPPLER, Steven. Entry, Exit, Growth and Innovation over the Product Life Cycle. American Economic Review, vol 86, no. 3, Jun 1996, pp 562-583.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing – Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 4ª. Edição. São Paulo: Atlas, 1996
MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing. 2 volumes. São Paulo: Atlas, 1996.
OICA. World Motor Vehicle Production by Country. ORGANISATION INTERNATIONALE DES CONSTRUCTEURS D'AUTOMOBILES. Disponível em
PORTER, Michael. Estratégia Competitiva – Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. 7ª. Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
QUINTELLA, Heitor. Inovação, Estratégia e Gestão do Produto – Gestão Total do Produto, Volume 1 – A Produção. Suma Econômica. Rio de Janeiro: Tamas, 2000.
ROCHA, Henrique. Fatores Críticos de Sucesso de Start-up de Veículos e a Qualidade (CMMI) no Desenvolvimento de Produtos no Sul Fluminense. 2005, 353 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.
ROCKART, John. A New Approach to Defining the Chief Executive's Information Needs. Working Paper no. 37. Center for Information Systems Research, Sloan School of Management. Massachusetts Institute of Technology. May 1978.
ROCKART, John. Chief Executives Define Their Own Data Needs. Harvard Business Review, vol 57, March-Apr, pp 81-83, 1979.
SIQUARA, Lúcia. Fatores Críticos de Sucesso no Lançamento de Solventes Industriais. 2003, 103 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial). Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2003.
TOLEDO, Ruben. Fatores Críticos de Sucesso no start up de uma Franquia: o Caso BR Mania. 2000, 161 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial). Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2000.
VERSTRAETE, Thierry. Essai de Conceptualisation de la Notion de Facteur Clé de Succès et de Facteur Stratégique de Risque. CLAEÉE – Centre Lillois d'Analyse et de Recherche sur l'Evolution des Entreprises, URA. CNRS 936, 2000.