Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132005000200012
Production
Article

Análise do alinhamento da estratégia de produção com a estratégia competitiva na indústria moveleira

Analysis of the alignment of manufacturing and competitive strategies in the furniture industry

Silva, Eliciane Maria da; Santos, Fernando Cesar de A.

Downloads: 0
Views: 993

Resumo

Este trabalho investiga o alinhamento das estratégias de produção com as estratégias competitivas adotadas por onze empresas moveleiras situadas no pólo industrial da região de Votuporanga — SP. Os questionários aplicados durante as entrevistas e as observações diretas no chão-de-fábrica foram as principais ferramentas escolhidas para coleta de dados. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que a maioria das empresas produzia linhas variadas de móveis retilíneos com estilo tradicional. A comercialização ocorria em um mercado amplo com pouca ou nenhuma diferenciação, caracterizando a estratégia competitiva de menor custo. As prioridades competitivas da estratégia de produção eram predominantemente qualidade e custo. Observou-se a ausência de sistemas de medidas e de programas voltados para a gerência da qualidade, como de sistemas que objetivassem a redução do custo de produção. As preocupações com a competitividade ocorriam em curto prazo e não eram formalizadas em estratégias empresariais.

Palavras-chave

Estratégias de produção, estratégias competitivas, qualidade, custo, indústria moveleira

Abstract

This paper investigates the alignment of manufacturing strategies with the competitive strategies of eleven companies located in the furniture cluster of Votuporanga - SP. The administration of questionnaires during interviews and direct observation in the shop floor were the main tools chosen for data collection. This research has revealed that the majority of the companies produced a varied number of straight line-like furniture of traditional style. The trading occurs in a broad market with little or null differentiation which is a clear indication of lower cost competitive strategy. The competitive priorities of manufacturing strategy were predominantly quality and cost. It has been noticed the lack of measurement systems and employment of training programmes towards quality management, as well as systems which aimed at the reduction of manufacturing costs. The concerns with competitiveness were only envisaged for the short run and were not formalized as company's strategies.

Keywords

Manufacturing strategy, competitive strategy, cost, quality, furniture industry

References



ABE, S.H.; PAVAM, J.L. Transformações da indústria moveleira de Votuporanga -SP.Gráfica universitária, 1999.

ABIMOVEL. Design na indústria brasileira de móveis. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2001.

ABIMOVEL. Panorama do setor moveleiro no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2002.

ABIMOVEL. Panorama do setor moveleiro no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2004.

ALVES FILHO, A.G.; VANALLE, R.M. Formulação e reformulação da estratégia de produção. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 18., 1998, Niterói. Anais ... Piracicaba: ABEPRO, 1998. 1 CD-ROM

AMATO, N.J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.

BARROS NETO, J.B.; FENSTERSEIFER, J.E.; FORMOSO, C.T. O Diagnóstico estratégico da produção como instrumento de motivação para a formulação de estratégias de produção em pequenas empresas de construção e edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 1999; 1 CD-ROM.

CANCELLIER, E.L.P. de L. Formulação de estratégias em pequenas empresas: um estudo em pequenas empresas industriais da grande Florianópolis. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1998,

COUTINHO, L. et al. Design na indústria brasileira de móveis. São Paulo: ABIMOVEL. (Estudos, 3), 2000.

EXPAM. Exportadores paulista do mobiliário. Disponível em: http://www.expambrazil.com.br/historia.htm/>. Acesso em: 24 out. 2004.

FINE, C.H.; HAX, A.C. Manufacturing strategy: a methodology and an illustration. Interfaces, v.15, p.28-46, Nov./Dec, 1985.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração (RAUSP), São Paulo, v.35, n.3, p.105-112, jul./set, 2000.

FUVEC. Fundação Votuporanguense de Educação e Cultura: banco de dados. Votuporanga, 27 dez 2001. Word for Windows 7.0.

GAZETA MERCANTIL. Jornal Gazeta Mercantil. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2001.

GORINI, A.P.F. A indústria de móveis no Brasil. São Paulo: ABIMÓVEL, 2000.

HAYES, R.H.; WHEELWRIGHT, S.C. Restoring our competitive edge: competing through manufacturing. New York: Free, 1984.

HILL, T. J. Manufacturing strategy — keeping it relevant by adressing the needs of the market. Integrated Manufacturing Systems, Bradford, v.8/5, p.257-264, 1997.

HUMPHEREY, J., SCHMITZ, H. Trust and inter-firm relations in developing and transition economies. UK: IDS-Univ. of Sussex, 1998.

MARCONI, M.A. LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MENEZES, E.J.C.; ALMEIDA, M.I.R. Será possível as pequenas e médias empresas crescerem sem informações do ambiente? In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO — ENANPAD, 17, 1997. Anais..., Gramado/Canela, Rio Grande do Sul/RS, 1997.

MILLS, J.; PLATTS, K.; GREGORY, M. A Framework for the design of manufacturing estratgy process: a contigency aprroach. International Journal of Operations & Production Management, Bradford, v.15, n.4. p.17-49, 1995.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (MCT). Financiadora de Estudos e Projeto. Estudo da competitividade da indústria brasileira: competitividade da indústria de móveis de madeira. Campinas: IE/UNICAMP, 1993.

MOREIRA, D.A. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

OLIVEIRA, D.P.R. de. Estratégia empresarial: uma abordagem empreendedora. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

PIRES, S.R.I. Integração do planejamento e controle da produção a uma estratégia de manufatura. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1994.

PORTER, M.E. Competitive advantage: creating and sustaining superior perfomance. New York: Free, 1985.

SANTI, M.A. Contribuição aos estudos sobre as origens da produção seriada do mobiliário no Brasil: a experiência Móveis Cimo S/A. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

SEBRAE — SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Classificação das MPEs segundo o número de empregados. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2005.

SILVA, E.M.; TORKOMIAN, A.L.V.; BELHOT, R.V. Um estudo exploratório sobre o cluster de indústria de móveis de Votuporanga - SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, COBENGE, 30, 2002. Anais..., Piracicaba, São Paulo/SP, 2002.

SILVA, E. M. Alinhamento das estratégias competitivas com as estratégias de produção: estudo de casos no pólo moveleiro de Votuporanga - SP. 163 p. Dissertação (Mestrado) — Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.

SKINNER, W. Manufacturing: the missing link in corporate strategy. Harvard Business Review, p.136-145, May-June, 1969.

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1999.

STIPP, M.S. Cluster industrial: o pólo moveleiro de Votuporanga-SP (1962-2001). Dissertação (Mestrado) — Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2002.

SWAMIDAS, P.M.; NEWELL, W.T. Manufacturing strategy environmental and performace: a path analytic model. Management Science, v. 133, n. 4, 1987.

VICKERY, S.K.; DROGE C.; MARKLAND R.E. Dimensions of manufacturing: strength in the furniture industry. Journal of Operations Management, v. 15, p. 317-330, 1997.

VOSS, A.C. Alternative paradigms for manufacturing strategy. Internation Journal of Operations & Production Management. v. 15, n. 4, 1995. p. 5-16, 1995.

WHEELWRIGHT, S.C.; HAYES, R.H. Competing through manufacturing. Harvard Business Review, New York, v. 63, n. 1, p. 99-109, Jan./Feb, 1985.

YIN, R.K. Case study research: design and methods. 2. ed. Thousand Oaks, Sage, 1999

5883a4047f8c9da00c8b4742 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections