Dinâmica organizacional, crescimento das consultorias e mudanças nos conteúdos gerenciais nos anos 90
Organizational dynamics, consulting market's growth process and the changes in the managerial work's subject in the 90's
Donadone, Julio Cesar; Sznelwar, Laerte Idal
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132004000200006
Prod, vol.14, n2, p.58-69, 2004
Resumo
A partir dos anos noventa a figura do consultor se tornou cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Neste artigo procura-se discutir o crescimento do mercado de consultorias e as mudanças nos conteúdos das funções gerenciais decorrentes das transformações no controle e na propriedade das empresas nos anos 90. Para tanto utilizam-se os seguintes pontos de referência: i) Primeiro, a dinâmica organizacional das últimas décadas, em especial as formulações que procuram lidar com a questão da influência do campo financeiro nas formas de gestão e nos conteúdos gerenciais das empresas, em especial neste estudo os processos de fusão, Take Over e privatização da década de 1990. ii) Num segundo momento, enfoco o mercado de consultoria internacional, procurando identificar suas características e principais mudanças nas últimas décadas. Desta maneira, busca-se caracterizar o relacionamento entre as firmas de consultoria e as demais organizações, que se constitui como um importante elemento para o entendimento da dinâmica organizacional do período e dos novos formatos das carreiras e funções gerenciais.
Palavras-chave
Consultoria, gerentes, mudanças organizacionais
Abstract
This article intends to contribute toward a better understanding of the consulting market's growth process, its forms of action and relationship of consulting firms with other organizations, based on points of reference used in this research. The article begins focusing on the market of international consulting firms, seeking to identify its main characteristics and changes in the recent decades. This is followed by an analysis based on the organizational dynamics of the last decades, especially on the formulations that attempt to work with the subject of the influence of the financial field in the administration forms and in the managerial contents of the companies. Using these two approaches the article seeks to characterize the relationship between the consulting firms and other organizations and to supply an important element for the understanding the development of organizational choices in companies and the forms of manager' work.
Keywords
Management, consulting firms, organizational changes
References
BOURDIEU, Pierre. Les structures sociales de l'économie.Paris:Éditions du Seuil, maio 2000.
CHANDLER Jr, A. D.: The emergence of managerial capitalism. In: ZUKIN, A.
COGET, Xavier. Les Cabinetes de Conseil en management: origines et Funciones. Paris, Septembre de 1999, 146 pág. Tese de doutorado da EHESS-França.
DIMAGGIO, P. J. Structures of capital: the social oganization of the economy. Cambridge University Press, 1990.
COMIM, A. O crescimento das fusões e aquisições no Brasil e no mundo: uma avaliação das tendências recentes. LEP, Campinas , (3): 63-87,dezembro de 1996.
DONADONE, J.C. "Os hunos já chegaram": Dinâmica organizacional, difusão de conceitos gerenciais e a atuação das consultorias. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Produção. Março 2002.
DOUGLAS, Mary. Thought Styles. Critical essays on good taste. London, Sage 1996.
FLIGSTEIN, N., MARKOWITZ, L. The finance Conception of the corporation and the causes of de finance reorganization of large Corporation, 1979-1988. In: Sociology and Social policy, edited by W. J. Wilson. Beverly Hills, EUA. Sage.
HENRY, Odile. Entre savoir et povoir. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 95, p. 37-54. Paris. Decembre 1992.
MELLO Jr., Luiz R. Privatização e governança empresarial no Brasil. In:.PINHEIRO, Armando Castelar, FUKASAKU, Kiichiro (ED.). A Privatização no Brasil. O caso dos serviços de utilidade pública. 1. ed. Rio de Janeiro: BNDES, 2000.
MCKENNA,. The origins of modern Management Consulting. Business and Economic History, volume 24, nro 1, fall 1995
ORLEAN, André. Le pouvoir de la finance. Paris. Editions Odile Jacob, outubro de 1999.
PINHEIRO, Armando Castelar. Privatização no Brasil: Por quê? Até onde? Até quando? In: GIAMBIAGI, Fábio, MOREIRA Maurício Mesquita. Organizadores. A economia brasileira nos anos 90. 1. ed. Rio de Janeiro: BNDES, 1999.
SIFFERT FILHO, Nelson, SOUZA e SILVA, Carla. As grandes empresa nos anos 90: respostas estratégicas a um cenário de mudanças. In: GIAMBIAGI, Fábio.
MOREIRA Maurício Mesquita. Organizadores. A economia brasileira nos anos 90. 1. ed. Rio de Janeiro: BNDES, 1999.
USEEM, Michael. Investor capitalism: how money mangers are changing the face of corporate America, New York, Basic books,1999.
_____. Executive defense. Shareholder power and corporate reorganization. Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press,1993.
ZILBOVICIUS, Mauro. Modelos de produção, produção de Modelos: gênese, lógica e difusão do modelo japonês. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1999.