Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132004000200002
Production
Article

Comunicação interna e gestão da qualidade total: o caso Volkswagen - unidade Resende

Internal communication and Total Quality Management: the case study of Volkswagen - Resende Unit

Cardia, Adriana Nigro

Downloads: 0
Views: 1054

Resumo

O presente estudo visou a investigação da comunicação interna num ambiente de gestão da Qualidade Total, enfocando os procedimentos adotados na transmissão das informações e no processo de comunicação estabelecido com os diversos públicos relacionados à organização estudada. A comunicação formal nas organizações, visando a troca de mensagens, ocorre, especificamente, com vistas à resolução de problemas. Porém, nas últimas duas décadas, um novo paradigma de gestão nas organizações tem sido seguido no Ocidente, a gestão da qualidade, que visa ao reaprendizado de novos processos, através de diferentes formas de relações humanas no trabalho.

Palavras-chave

Comunicação, Qualidade, Administração

Abstract

This study aimed the investigation of internal communication in the environment of Total Quality Management, focusing the adopted procedures in spreading information and the communication process which was established with several publics related to the studied organization. The formal communication at organization occurs by exchanging messages aimed specifically at solving problems. However, in the last two decades, a new paradigm of organizational management has been adopted in western society with to a view to learn new process by means different relationship at work.

Keywords

Communications, Quality, Administration

References



ARAÚJO, Luís César G. Tecnologias de Gestão Organizacional. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.

BACCEGA, M. Aparecida. Comunicação e Linguagem - Discurso e Ciência. São Paulo: Ed. Moderna, 1998.

BASIL, D., COOK, K. O empresário diante das transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Rio de Janeiro: Ed. MacGrawHill, 1978.

BASTOS, Cleverson; Keller, Vicente. Aprendendo a aprender: Introdução à Metodologia Científica. 2. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1991.

CHEVALIER, F; SEGALLA. Organizational Behaviour and Change in Europe - Case Studies. Califórnia: SAGE Publications, 1996.

CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Ed. Makron Books, 1993.

FLEURY, A. Aprendizagem Organizacional. São Paulo: Ed. Atlas, 2. ed., 1997.

_____. Qualidade, produtividade e competitividade: abordagem comparativa entre França e Brasil. Revista de Administração. São Paulo, v. 29, n. 2, p. 20-31, abril/junho 1994.

GARVIN, David. Gerenciando a Qualidade. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark,1992.

GUEST, HERSEY, BLANCHARD. Mudança Organizacional. São Paulo: Ed. Multimedia S.A, 1980.

JURAN, J.M. A qualidade desde o projeto. 2. ed., São Paulo: Ed. Pioneira,1993.

_____. Juran na Liderança pela Qualidade. 2. ed. Ed. Pioneira, 1993.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Ed. Atlas, 1983.

MAXIMINIANO, A .C. A. Introdução à Administração. 4. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1991.

OLIVEIRA, João Batista A. Tornando sua empresa inteligente. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DT, 1995.

REGO, Francisco G. T do. Comunicação Empresarial/ Comunicação Institucional. São Paulo: Summus Editora, 1986 p. 17.

RICHARDSON, Roberto. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.

SCHOLTES, Peter. Times da Qualidade. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1992.

SHIBA, Shoji. TQM: Quatro Revoluções na gestão da Qualidade. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1997.

STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem. Trad. Lenke Peres, 1997.

THUROW, Lester. O Futuro do Capitalismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1997.

WOMACK, James P. A máquina que mudou o mundo. Ed. Campus, 1992.

YIN, Robert. Case Study Research. Califórnia: SAGE Publications, 1994.

5883a4097f8c9da00c8b4759 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections