Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132003000300008
Production
Article

Obtenção da voz do consumidor: estudo de caso em um hotel ecológico

Obtaining the voice of customer: a case study in an ecological hotel

Cruz Junior, Augusto de Toledo; Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 813

Resumo

Selecionar as métricas adequadas para compreender e monitorar a satisfação dos clientes é decisivo para que a empresa oriente suas ações e decisões de melhoria na busca do atendimento destas necessidades, em especial no setor de serviços, em que a retenção dos clientes é uma fonte de vantagem competitiva. Neste artigo apresenta-se uma proposta de aferição da satisfação do cliente para o setor de serviços. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem metodológica de estudo de caso, realizado num Hotel Ecológico, no qual é introduzida uma classificação para as características de qualidade críticas, bem como o uso do AHP (Analytic Hierarchy Process) como ferramenta de priorização das métricas no modelo proposto. Neste trabalho, propõe-se um instrumento de obtenção da voz do consumidor e uma aplicação piloto.

Palavras-chave

Voz do consumidor, serviços, hotel, AHP

Abstract

The selection of appropriate metrics to better understand the customer needs is critical. These customer needs should be the driver of company decisions in order to achieve a competitive advantage especially on service sector. This paper presents a customer satisfaction metric system to be used in the service sector. This research was developed through the case study methodology performed in an Ecological Hotel. A ranking of critical characteristics was obtained through the AHP method (Analytical Hierarchic Process). This work is directed toward a proposal of a voice of customer tool and pilot application.

Keywords

Voice of customer, services, hotel, AHP - Analytical Hierarchic Process

References



ALBRECHT, K.; BRADFORD, L. J. Serviços com Qualidade - A vantagem competitiva. São Paulo: Makron Books, 1992.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 8402:1994 : Gestão da qualidade e garantia da qualidade - Terminologia. Rio de Janeiro, 1994.

BERRY, L.; PARASURAMAN, A. Serviços de marketing: competindo através da qualidade. São Paulo: Maltese-Norma, 1992. 238 p.

CARVALHO, M. M. Qualidade em Projetos. in: AMATO. Manufatura Classe Mundial. São Paulo: Atlas, 2001.

______. Selecionando Projetos Seis Sigma. in: ROTONDARO. Seis Sigma. São Paulo: Atlas, 2002.

______. QFD: uma ferramenta de tomada de decisão em projeto. Florianópolis, 1997. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia Produção e Sistema, Universidade Federal de Santa Catarina. www.eps.ufsc.br/teses97/marly/index.html

CHASE, R. B.; GARVIN, D. A. The Service Factory. Harvard Business Review, p. 61-66, jul./aug. 1989.

DYER, J. S. A clarification of "Remarks on the Analytic Hierarchy Process". Management Science, v. 36, n. 3, p. 274-275, 1990b.

______. Remarks on the Analytic Hierarchy Process. Science Management, v. 36, n. 3, p. 249-258, 1990a.

EXPERT CHOICE. Expert Choice - Trial Version 9.50A05. www.expertchoice.com.

FISHER, C.; SALIBA, M. Managing customer value. Quality Progress, v. 33, n. 6, p. 63-69, 2000.

GARVIN, D. A. Building a Learning Organization. Harvard Business Review, p. 78-91, jul./aug. 1993.

GRÖNROOS, C. Relationship marketing: strategic and tactical implications. Management Decision, v. 34, n. 3, p. 5-14, 1996.

GUSTAFSSON, A.; JOHNSON, M. Bridging the quality-satisfaction gap. Quality Management Journal, v. 4, n. 3, p. 27-43, 1997.

HAUSER, J.R.; KATZ, G. Metrics: You Are What You Measure!. European Management Journal, v. 16, n. 5, p. 517-528, 1998.

HAUSER,J.R.; CLAUSING, D. The House of Quality. The Harvard Business Review, v. 66, n. 3, p. 63-73, May/June, 1988.

HAMEL; J.R. PRAHALAD, C. K. Corporate imagination and expeditionary marketing. Harvard Business Review, p. 2-11, jul./aug. 1991.

Kano, N., Nobuhiko, S.; Fumio, T.; Shinichi T. Attractive Quality and Must-Be Quality. [Translated by Glenn Mazur]. Hinshitsu 14, n.2, (February): 39-48, 1984.

LAURINDO, F. J. B.; CARVALHO, M. M.; PESSÔA, M. S. P. SHIMIZU, T. Selecionando uma aplicação de tecnologia da informação com enfoque na eficácia: um estudo de caso de um sistema para PCP. Gestão & Produção, 2002.

MORITA, H. SHIMIZU, T., LAURINDO, F. J. L. Modelos para estruturar e avaliar alternativas de decisão em Tecnologia da Informação. In: XIX ENEGEP - ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA INDUSTRIAL, 1999, Rio de Janeiro. Anais. CDROM.

PARASURAMAN et al. Delivering Quality Service. New York: The Free Press, 1990.

PEREIRA, J. C. R. Análise de Dados Qualitativos: Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999. 156 p.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-opting customer competence. Harvard Business Review, p. 79-87, jan./feb. 2000.

SAATY, T. L. An exposition of the AHP in reply to the paper "Remarks on the Analytic Hierarchy Process". Management Science, v. 36, n. 3, p. 259-268, 1990.

______. The Analytic Hierarchy Process: Planning, priority, resource allocation. New York: MacGraw-Hill, 1980.

SHIBA, Shoji; GRAHAM, Alan; WALDEN, David. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 409 p.

YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods. Newbury Park: Sage Publications, 1991.



5883a40e7f8c9da00c8b476f 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections