Integração entre o ensino de cálculo e o de pesquisa operacional
How to teach calculus and operational research in an integrated way
Mello, João Carlos C. B. S. de; Mello, Maria Helena C. S. de
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132003000200012
Prod, vol.13, n2, p.123-129, 2003
Resumo
Pretende-se mostrar neste trabalho como é possível ensinar, de forma integrada, as disciplinas de Cálculo Diferencial e de Pesquisa Operacional. Para tal são necessárias pequenas mudanças na forma como o Cálculo é tradicionalmente ensinado, mas grandes mudanças no ensino tradicional de Pesquisa Operacional. Com estas mudanças, Pesquisa Operacional pode cumprir o papel de disciplina integradora, fazendo a transição entre os ciclos básico e profissional no curso de Engenharia de Produção.
Palavras-chave
Cálculo Diferencial, Pesquisa Operacional, Ensino de Engenharia, Metodologia de Ensino Aprendizagem
Abstract
The aim of this paper is to show the possibilities of integration between the teaching of Differential Calculus and Operational Research. The integration is obtained with some small changes in the way that calculus is traditionally presented and some major changes in Operational Research classes. We show that, with the above-mentioned changes, Operational Research can play an important role in the transition between the first half and the last part of the Production Engineering courses.
Keywords
Differential Calculus, Operational Research, Engineering Teaching, Learning Teaching Methodologies
References
BORTOLOSSI, H. J. Cálculo Diferencial a Vária Variáveis. Uma introdução à Teoria da Otimização. Rio de Janeiro : Editora PUC-Rio, 2002.
BREGALDA, P.A.O., BORNSTEIN, C. Introdução à Programação Linear. Rio de Janeiro : Editora Campus, 1981.
CAIXETA FILHO, J. V. Pesquisa Operacional. Técnicas de Otimização Aplicadas a Sistemas Agroindustriais. São Paulo : Editora Atlas, 2000.
COUTINHO, H. J. S., KERN, V. M., WICHROWSKY, H. C. Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear. In: Anais do XXXI COBENGE – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ, 2003.
FERNANDES, A. J. S., SOARES DE MELLO, M. H. C, SOARES DE MELLO, J. C. C. B. Ensino de Cálculo I: evolução na UFF. In: Anais do VII EEE - Encontro de Educação em Engenharia, Petrópolis & Iguaba Grande, RJ, 2001.
GOLDBARG, M.C., LUNA, H.P.L. Otimização Combinatória e Programação Linear, Modelos e Algoritmos. Rio de Janeiro : Editora Campus, 2000.
MACULAN FILHO, N., PEREIRA, M. V. F. Programação Linear. São Paulo : Editora Atlas,1980.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Parecer CNE/CES 1.362/2001 de 12/12/2001. Diário Oficial da União, 25/02/2002.
NASCIMENTO, J.L. A recuperação dos pré-conceitos do Cálculo. In: Anais do XXVIII COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Ouro Preto, MG, 2000.
NASCIMENTO, J.L. Matemática: conceitos e pré-conceitos. In: PINTO, D.P., NASCIMENTO, J.L. Educação em Engenharia – Metodologia. pp 247 – 295. São Paulo : Editora Mackenzie, 2002.
SOARES DE MELLO, J. C. C. B., LINS, M. P. E., SOARES DE MELLO, M. H. C., GOMES, E. G. Evaluating the Performance of Calculus Classes Using Operational Research Tools. European Journal of Engineering Education, v. 27, n. 2, pp 209-218, 2002.
SOARES DE MELLO, J. C. C. B., SOARES DE MELLO, M. H. C. Integração entre o ensino de cálculo e o de pesquisa operacional. In: Anais do XXII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba, PR, 2002b.
SOARES DE MELLO, J.C.C.B., SOARES DE MELLO, M.H.C., FERNANDES, A.J.S. Mudanças no ensino de Cálculo I: histórico e perspectivas. In: Anais do XXIX COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Porto Alegre, RS, 2001.
SOARES DE MELLO, M. H. C., SOARES DE MELLO, J. C. C. B., FERNANDES, A. J. S. História e reflexão crítica do ensino de Cálculo I: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense (UFF). In: Anais do XXVI CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, São José do Rio Preto, SP, 2003.
SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. Rio de Janeiro : Makron Books do Brasil Editora Ltda., 1995.
TAVARES, L. V., OLIVEIRA, R. C., THEMIDO, I. H., CORREIA, F. N. Investigação Operacional. Lisboa : Mc Graw Hill, 1996