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https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132003000200005
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A empresa como sede do conhecimento

The company as the headquarters of knowledge

Bassani, Denise T. Lisboa; Nikitiuk, Sonia; Quelhas, Osvaldo Luiz G.

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Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso em que se procura evidenciar a importância do conhecimento para consecução da qualidade no ambiente organizacional. Os referenciais de análise são os critérios do Prêmio Nacional de Qualidade (1999) e observam a prática de treinamento realizada em uma organização de prestação de serviços de advocacia, especializada em Direito sobre a Propriedade Industrial. A abordagem sobre a Lei de Propriedade Industrial nos cursos de Direito nas universidades brasileiras é ainda insuficiente para a atuação imediata de profissionais neste campo. O conhecimento extenso e profundo sobre esta área particular é usualmente adquirido nas empresas de advocacia especializadas neste campo. Devido à ausência de uma metodologia de treinamento e desenvolvimento de formação profissional, no caso focalizado, um determinado setor desta empresa utilizou a gestão do conhecimento como ferramenta para a melhoria da qualidade de seus serviços. A organização e os funcionários foram beneficiados pela iniciativa, mas vários obstáculos impediram a sua continuidade. O trabalho presente discorre sobre a experiência da gestão sobre o conhecimento ocorrida neste caso, assim como registra as conseqüências e oportunidades para mudança.

Palavras-chave

Qualidade, gestão de pessoas e gestão do conhecimento

Abstract

This article refers to a case study where there is a pursuit to evidence the importance of the knowledge for the quality achievement in the organizational environment. The analysis referential is the Prêmio Nacional de Qualidade (1999) criteria and it refers to the training practice in a law firm specialized in Intellectual Property. The approach on Industrial Property Law in Law courses into Brazilian Universities appears to be still insufficient for the immediate practice by professionals in this field. The thorough and extensive knowledge over this particular area have usually been acquired into private Law offices specialized in this field. Due to the absence of a training and professional background development methodology in the referred case, one of its cells made use of the knowledge management as a tool for improving quality in rendering its services. The organization and the employees got the benefits from the initiative, but there were many obstacles that prevented the permanence of such program. This study relates the experience about the knowledge management that occurred in this organization, as well its consequences and opportunities for a change.

Keywords

Quality, people management and knowledge management

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