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https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132003000200002
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Modelo de avaliação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento do produto: aplicação em um estudo de caso

Evaluation model of knowledge management in the product development process: aplication in a case study

Silva, Sergio Luis da; Rozenfeld, Henrique

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Resumo

O presente trabalho descreve a aplicação de um modelo de avaliação da Gestão do Conhecimento (GC) no processo de Desenvolvimento de Produtos (DP), focalizado no mapeamento da ocorrência de quatro tipos de conversões (do conhecimento) nos detalhamentos de quatro dimensões (deste processo). Este modelo foi construído com base no "estado da arte" da literatura (hipóteses e melhores práticas, que relacionam conversões do conhecimento com dimensões do DP). O modelo obtido mostrou-se significativo para a elaboração de uma visão ampla da situação em que se encontra a GC no processo de DP de uma empresa. A aplicação deste modelo, em um completo estudo de caso no DP de uma montadora do setor automotivo, mostrou sua viabilidade prática e especialmente sua utilidade em apontar lacunas na GC no processo de DP dessa empresa.

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, desenvolvimento de produtos, diagnóstico organizacional

Abstract

This paper describes an application of a model of Knowledge Management (KM) evaluation in the Product Development (PD) process, mainly focused on mapping the occurrence of four types of (knowledge) conversion in some deployments of four dimensions (of this process). This model was built supported by "state of the art" literature (hypothesis and best practices, that relates knowledge conversion with the PD dimensions). The obtained model shows a significant effectiveness in elaboration of a wide view of KM situation embedded in PD process in a company. The application of this model in a complete case of PD in an automotive assembler showed its practical viability and special usefulness in pointing out the KM gaps in the PD process of such a company.

Keywords

Knowledge management, product development, organizational diagnosis

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