Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132003000200001
Production
Article

Editorial

Carvalho, Marly Monteiro de

Downloads: 0
Views: 660

Resumo

O número especial da Revista Produção que está em suas mãos busca refletir as principais discussões empreendidas no maior evento nacional da área de Engenharia de Produção - EP: o ENEGEP.

Para cada uma das onze áreas de EP foram escolhidos os melhores trabalhos apresentados neste evento, com objetivo de mostrar os principais temas e tópicos de intersecção entre as áreas. O processo de avaliação foi empreendido em duas etapas. Na primeira etapa foram escolhidos os trabalhos com as cinco melhores notas de cada área, obtidas no processo de avaliação do ENEGEP de 2002. Numa segunda fase, para aqueles selecionados que aceitaram participar do processo seletivo, foi feita a avaliação por um Conselho Consultivo constituído especialmente para esta edição e segmentado por área. Como critério de escolha dos avaliadores utilizamos a expertise na área, bem como excluímos os avaliadores cuja instituição de origem tinha algum artigo concorrendo na área.

Agradecemos a colaboração deste Conselho especial que teve a árdua tarefa de, num curto intervalo de tempo, ler vários trabalhos simultaneamente, desde a versão preliminar até a versão revisada final.

A inovação e a gestão do conhecimento surgem como temas relevantes no ambiente acadêmico de EP, enfatizando o conhecimento como um dos principais ativos das empresas no cenário competitivo pós-industrial. Estas temáticas aparecem nos artigos da área das áreas de desenvolvimento de produto, qualidade e de gestão da tecnologia.

Nas demais áreas despontam artigos que representam um mix variado de temas, o que demonstra a pluralidade da Engenharia de Produção como corpo de conhecimento. Incluem-se temas da EP como produção enxuta, medidas de desempenho operacionais e financeiras, ergonomia, reciclagem, pesquisa operacional e ensino.

A Revista Produção agradece a todos que colaboraram com esta edição especial, fazendo menção àqueles autores cujos trabalhos participaram do processo seletivo que conduziu a este número. Finalmente, não podemos deixar de destacar que, de fato, este exemplar deriva do crescente envolvimento da comunidade acadêmica no ENEGEP, através da submissão de artigos e efetiva participação neste evento, constituindo uma ampla plenária da área de Engenharia de Produção.
5883a40e7f8c9da00c8b4771 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections