Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132003000100003
Production
Article

Potencialidades de mudanças na graduação em Engenharia de Produção geradas pelas diretrizes curriculares

Potentialities of changes in the Production Engineering undergraduate courses generated by the curricular guidelines

Santos, Fernando Cesar de A.

Downloads: 1
Views: 1001

Resumo

Este artigo analisa as potencialidades de mudanças nos cursos de graduação em Engenharia de Produção geradas pela Resolução que institui as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Engenharia. Considerando-se competência como o elemento-chave das Diretrizes Curriculares, estudam-se diversas abordagens e propõe-se uma conceituação de competência.Como princípios relevantes da competência para o ensino de graduação em Engenharia de Produção, identificam-se: o enfrentamento de situações complexas e um novo olhar sobre o ensino, a pesquisa e a extensão; a mobilização e a interdisciplinaridade dos conhecimentos, habilidades e atitudes; e a singularidade da formação e da progressão da aprendizagem das competências. Em estudo de caso realizado no curso de graduação da EESC, analisa-se como as Diretrizes Curriculares, em especial o conceito de competência, geraram e causaram mudanças. Três momentos deste curso de graduação são analisados: a elaboração de projeto pedagógico, a reestruturação curricular e a gestão estratégica da graduação.

Palavras-chave

Engenharia de produção, curso de graduação, diretrizes curriculares, competência, projeto pedagógico

Abstract

This paper analyses the potentialities of changes in the Production Engineering undergraduate courses generated by the Curricular Guidelines for Engineering undergraduate courses. Considering competency as a fundamental concept of the Curricular Guidelines, several approaches are studied and a concept for competency is proposed. The following relevant principles of competency for the teaching of Production Engineering are identified: the ability to cope with complex situations and a new focus on teaching, research and extension; the mobilization and the interdisciplinary nature of knowledge, skills and attitudes; the singularity of formation and the progression of learning of the competencies. Within a case study carried out in managing the undergraduate course of Production Engineering of the EESC, the way the Curricular Guidelines and the concept of competency generated and caused changes is analyzed. Three moments of this undergraduate course are analyzed: the formulation of the pedagogical project, the curricular re-structuring and the strategic management.

Keywords

Production engineering, undergraduate course, Brazilian legislation, competency, pedagogical project, structure

References



ABEPRO. Proposta de diretrizes curriculares para cursos de graduação em Engenharia de Produção - 2001. Piracicaba: ABEPRO, 2001. Disponível em . Acesso em 23 dez. 2002.

ANDRADE, R. O. B.; AMBONI, N. Projeto pedagógico para cursos de administração. São Paulo: Makron, 2002.

ARAUJO, E. M., SANTOS, F. C. A. Proposta de inclusão da disciplina "Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção" na graduação da EESC-USP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais ... Brasília: ABENGE, 2001. 1 CD-ROM.

BORGES, M. N.; AGUIAR NETO, B. G. Diretrizes comparativas para os cursos de Engenharia: análise comparativa das propostas da ABENGE e do MEC. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v.19, n. 2, p.1-7, dez. 2000.

BRASIL. Senado Federal. Resolução nº 48/76 de 21 de junho de 1976. Fixa os mínimos de conteúdo e de duração do curso de graduação em Engenharia, e, define suas áreas e habilitações. LEX: Coletânea de legislação e jurisprudência. São Paulo.

BRASIL. Senado Federal. Parecer nº 860/77 de 10 de março de 1977. Habilitação "Engenharia de Produção" do curso de Engenharia: projeto de resolução que fixa mínimos de conteúdo e duração. LEX: Coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior. Manual de avaliação do curso de Engenharia de Produção. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em . Acesso em 23 dez. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação - Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE/CES, de 11 de março de 2002, que institui Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Engenharia. Brasília: Ministério da Educação, 2002a. Disponível em
. Acesso em 23 dez. 2002.

CIDRAL, A.; KEMCZINSKI, A.; ABREU, A. F. A abordagem por competências na definição do perfil do egresso de cursos de graduação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais... Brasília, ABENGE, 2001. 1 CD-ROM.

COOPERS & LYBRAND. Remuneração por competências e habilidades: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 1997.

DUARTE, R. C.; DELLAGNELO, E. H. L. Novas e velhas competências a implementação do SAP R/3: o caso da Vonpar Refrescos S/A. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2001. 1 CD-ROM.

DUTRA, J. S. Gestão do desenvolvimento de carreira por competência. In: DUTRA, J. S., (Org.). Gestão por competências. São Paulo: Gente, 2001.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.

HAMEL, G; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

LE BOTERF, G. De la compétence: essai sur un attracteur étrange. Paris: Les Éditions d'Organisation, 1994.

LE BOTERF, G. De la compétence à la navigation professionelle. Paris: Les Éditions d'Organisation, 1997.

LEBOYER, C. L. Gestión de las competencias. Barcelona: Gestión 2000, 1997.

MARCHETI, A. P. C. Aula expositiva, seminário e projeto no ensino de Engenharia: um estudo exploratório utilizando a teoria das inteligências múltiplas. 2001. 179 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

RESENDE, E. O livro das competências: o desenvolvimento das competências - a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

SANTOS, F. C. A. Projeto pedagógico de curso de graduação em Engenharia de Produção Mecânica da EESC-USP. São Carlos: EESC-USP, 2001.

SANTOS, F. C. A. reestruturação curricular da Engenharia de Produção Mecânica da EESC-USP com base nas diretrizes curriculares para a Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 29., 2001, Porto Alegre. Anais... Brasília, ABENGE, 2001a. 1 CD-ROM.

SANTOS, F. C. A., MOCCELLIN, J. V., AMARAL, D. C., KALATZIS, A. E. G., FERREIRA, L. F. Projeto de reequipamento do laboratório de apoio computacional ao ensino de graduação em Engenharia de Produção. São Carlos: EESC-USP, 2002.

SANTOS, F. C. A., TACHIBANA, W. K., MUSETTI, M. A., COLETTA, T. G. Tendências de reformulação dos serviços de informação de bibliotecas universitárias em função de novos padrões de gestão. Informação & Informação, Londrina, v. 2, n. 2, p. 23 - 32, 1997.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Regimento geral da Universidade de São Paulo. Baixado pela Resolução n0 3745, de 19 de outubro de 1990. São Paulo: USP, 1990. Disponível em . Acesso em 26 dez. 2003).

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

5883a4117f8c9da00c8b477f 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections