Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65132002000200005
Production
Article

A guerra do sucesso pelos talentos Humanos

The battle of success to attract human talents

Leonardo, Jefferson Marco A.

Downloads: 1
Views: 1012

Resumo

A mudança no mundo empresarial atinge um elevado grau de inovação e agilidade, contemplando o ser humano como protagonista de uma nova história organizacional. Buscou-se constatar, na história e nas práticas atuais de administração, os referenciais de importância na gestão de recursos humanos em relação ao atendimento das necessidades e desejos dos colaboradores, como fonte estratégica de atração e retenção dos talentos humanos. A proposta para o sucesso sustentado das organizações está intimamente ligada a um redesenho na gestão de recursos humanos, transformando o atual tratamento em massa para uma gestão individualizada e diferenciada aos colaboradores, com o propósito de atender às novas exigências na retenção dos talentos humanos e da continuidade das empresas de resultados.

Palavras-chave

Talento, Recursos humanos, Modelo de gestão e Marketing individualizado

Abstract

The change in the business world reaches a high degree of innovation and agility, contemplating human being as the protagonist of a new organizational history. We've tried to demonstrate, based on history and current management practices, the most important references, in human resources management, related to the importance of attending the necessities and desires of collaborators, as a strategic source of attraction and retain of human talents. The sustained success of organizations is closed linked to a redesign in the human resources management techniques, transforming the current mass treatment to a individualized and differentiated administration related to the collaborators, with the intent of attending to new demands on human talents retaining and continuity of results oriented companies.

Keywords

Talents, Human resources, Model of management and Individualized marketing

References



ARGYRIS, C. A integração indivíduo-organização. São Paulo: Atlas, 1975.

BALCÃO, Y.F.; CORDEIRO, L.L. O comportamento humano na empresa. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1975.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

CARAVANTES, G.R. Recursos humanos estratégicos para o 3º milênio. Rio Grande do Sul: CENEX e FACTEC, 1993.

______. Teoria geral da administração: pensando & fazendo. Porto Alegre: AGE, 1998.

CHANLAT, J.F. O indivíduo na organização. São Paulo: Atlas, 1993.

CHARDIN, T. de. O fenômeno humano. São Paulo: Cultrix, 1993.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

_______. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992.

DRUCKER, P.F. As fronteiras da administração: onde as decisões do amanhã estão sendo determinadas hoje. São Paulo: Pioneira, 1989.

_______. As novas realidades: no governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo. São Paulo: Pioneira, 1989.

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000.

GALBRAITH, J.K. A era da incerteza. São Paulo: Pioneira, 1986.

KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1999.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1996.

_______. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2000.

MORAES, J.G.V. de. Caminhos da civilização: história integrada geral e Brasil. São Paulo: Atual, 1998.

PEPPERS, D.; ROGERS, M. Empresa 1:1: instrumentos para competir na era da interatividade. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

_______. Marketing um a um: marketing individualizado na era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

POPCORN, F. Do casulo às 99 vidas. HSM Management, setembro-outubro, 1998.

PREDEBON, J. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. São Paulo: Atlas, 1999.

RABUSKE, Edvino A. Antropologia filosófica. Petrópolis: Vozes, 1986 .

ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro – LTC - 1999

RUBIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Vozes, 1982.

SCHELER, Max. Visão filosófica do mundo. São Paulo: Perspectiva, 1986.

TOLEDO, F. de. Administração de pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1989.

VAZ, H.C. de L. Antropologia filosófica I e II. São Paulo: Loyola, 1992.

WAGNER III J.A.; HOLLENBECK J.R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2000 .

WERTHER, W.B.J.; DAVIS, K. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
5883a4137f8c9da00c8b4789 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections