Aprendizagem significativa no ensino de engenharia
Aprendizagem significativa no ensino de engenharia
Carvalho, Anna Cristina B. D. de; Porto, Arthur José V.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132001000100006
Prod, vol.11, n1, p.81-90, 2001
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo mostrar as teorias da aprendizagem e em especial a utilização da teoria da Aprendizagem Significativa no ensino de Engenharia. É apresentado o conceito de mapa conceptual, que ajudará o professor a planejar suas aulas e também podem ser utilizados pelos alunos no auxílio da ancoragem de conhecimento e a consolidação do conhecimento.
Palavras-chave
Ensino em Engenharia, Teorias da Aprendizagem, Aprendizagem Significativa
Abstract
That work has the objective to show the theories of learning and especially the use of the theory of the Significant Learning in teaching of Engineering. The idea of conceptual map is presented, which will help the teacher to plan his classes and it can also be used by the students in the aid of the knowledge anchorage and the consolidation of their knowledge.
Keywords
Teaching in Engineering, Theories of the Learning, Significant Learning
References
BELHOT, R.V. Reflexões e propostas sobre o "Ensinar engenharia" para o século XXI. Tese ( Livre Docência), EESC, USP, São Carlos, 1997;
BETHLEM, Agrícola; Estratégica Empresarial: conceitos, processo e administração estratégica, Ed. Atlas S.A, São Paulo, 1998;
BIGGE, Moris, L.; Teorias da aprendizagem para professores, ed. EPU Ltda, São Paulo, 1977;
-BOMFIM, David; Pedagogia no Treinamento: Correntes Pedagógicas no Treinamento Empresarial, Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro, 1995;
- COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Tereza et all; O construtivismo na sala de aula, Ed. Atíca, 5ª Edição, São Paulo, 1998;
- FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; O construtivismo e a educação, Editora Mediação, 6ª edição, Porto Alegre, 1997;
- GRAMIGNA, Maria Rita; Jogos de Empresa, MAKRON Books Editora Ltda, São Paulo, 1994;
- GRAMIGNA, Maria Rita; Jogos de empresa e Técnicas vivenciais, MAKRON Books Editora Ltda, São Paulo, 1997;
- LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização. Vozes, 11ª ed., Petrópolis -RJ, 1986;
- MOREIRA, Marco A .; MASINI, Elcie F. Salzano; Aprendizagem significativa a teoria de David Ausubel, Ed.Moraes LTDA, São Paulo, 1992;
- NOVAK, Joseph., GOWIN, D. Bob; Aprender a aprender, Platano edições técnicas, 2ª edição, Lisboa, 1999;
- PALADINI, Edson Pacheco, Dr. Eng.; Motivação à aprendizagem: A perspectiva humana nos cursos de engenharia, pag. 1665 a1678, anais do Cobenge,1997;
- SANTANA, Marcos Jorge A., SANTOS, Dermivan Barbosa dos; Aprender fazendo, pag.2225 a 2234, anais do Cobenge 1997;
- SENGE, Peter M.; A Quinta Disciplina - arte e prática da organização que aprende, Ed. Best Seller, São Paulo, 1998;
- SOUZA, José Geraldo de ; A docência na escola de engenharia: para além da qualidade formal, pag. 1847 a 1855, anais do Cobenge 1997;