Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65131999000200002
Production
Article

Gestão de operações na prática: as empresas e os desafios de contexto concorrencial

Gestão de operações na prática: as empresas e os desafios de contexto concorrencial

Fusco, José Paulo A.

Downloads: 0
Views: 222

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa levada a efeito junto a empresas de manufatura que operam em regime de concorrência. A pesquisa foi dirigida a busca de evidências referentes à utilização de ferramentas e metodologias de gestão de operações, considerando seus vários aspectos e também a pluralidade de autores e pesquisadores que tratam desse assunto. Para formar uma base teórica para subsidiar a análise e apresentação das conclusões, foi feita uma breve revisão da bibliografia, buscando enfocar as contribuições de alguns autores principais e as estruturas de análise por eles sugerida. O resultado foi um quadro representativo das práticas verificadas. Configurando um contexto sistêmico de análise, dentro do qual podem ser visualizadas, claramente, as relações de causa-efeito entre as ações gerenciais (estratégicas e do dia a dia) e a realidade de contexto concorrencial enfrentada em cada caso.

Palavras-chave

Competitividade, gestão de operações, objetivos de desempenho, gestão de negócios, contexto concorrencial

Abstract

This paper outlines the results of a survey conducted involving manufacturing firms, operating in a competitive context. The survey was done to collect evidences about the use of modern operations management methodologies and tools, considering the various aspects and contributions of several authors. To compose a theoretical basis as a support for analysis and conclusions, this paper presents a brief comments about a bibliographic revision, involving some contributions of the main authors and the structure of analysis being suggested. The results obtained presents a very illustrative framework of the practices addopted by the firms, virtually a systemic context analysis, that allows to view clearly the cause-effects relationships between the managerial actions (strategic and day-to-day) and the reality of its concurrent'tal context.

Keywords

Competitiveness, operations management, performance criteria, business management, concurrential framework

References



ANSOFF, H.I.; Estratégia Empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.

ANSOFF, H.I. & DE CLERCK, R.R, HAYES, R.L.; Do Planejamento Estratégico a Administração Estratégica. São Paulo: Editora Atlas, 1981.

BOLWIJN, PT. & KUMPE, T.; Manufacturing in the 1990's - Productivity, Flexibility and Innovation. Long Range Planning, Vol. 23, No. 4, pp. 44-57, 1990.

BRUNSTEIN, I.; Avaliação e Perspectivas da Área de Gerência da Produção. Anais 14o. ENEGEP, V.II, João Pessoa. PB, pp. 1295-1304, 1994.

CORREA, H.L. & SLACK, N.D.C.; Flexibilidade Estratégica na Manufatura: Incertezas e Variabilidade de Saídas. Revista de Administração, v. 29, No. 1, pp. 33-41, janeiro-março 1994.

ENGEL, J.F., BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W.; Consumer Behavior. seventh edition, Fort Worth: The Dryden Press, 1993.

FISCHMANN, A.A. & SANTOS, S.A.; Uma Aplicação de UEN's - Unidades Estratégicas de Negócios - na Formulação do Planejamento Estratégico. RAE - Revista de Administração de Empresas, Vol. 17, No. 3, Jul-Set 1982, pp. 5-20.

FUSCO, J.P.A.; Gestão Competitiva de Preços - Uma Visão Integrada. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

______; Desenvolvimento de UEN's Para Uma Empresa de Prestação de Serviços do Setor de Informática - A KLC Data Teleinformática Ltda.. Anais 15o. ENEGEP. V. 2, São Carlos, pp. 692-696, 1995.

______; Considerações Sobre Eficiência x Dimensões Competitivas das Empresas. Anais 15o. ENEGEP, V. 2, São Carlos, pp. 669-672, 1995.

______; Necessidade de Capital de Giro e Nível de Vendas. RAE - Revista de Administração de Empresas, Vol. 36, No. 2, abr-maio-jun. 1996, pp. 53-66.

GATTORNA, J.L. & WALTERS, D.W.; Managing the Supply Chain - A Strategic Perspective. London: MACMILLAN Business, 1996.

HILL, T.; Manufacturing Strategy: Text and Cases. New York: Irwin, 1989.

PAROLINI, C; The Value Net - A Tool for Competitive Strategy. Chichester: John Wiley & Sons, 1999.

SCHERR, FC ; Modern Working Capital Management - Text and Cases. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1989.

SKINNER, W.; Manufacturing - Missing Link in Corporate Strategy, in: GARVIN, D. A., Operations Strategy: Text and Cases. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1992.

SLACK, N.D.C.; Vantagem Competitiva em Manufatura. São Paulo: Atlas, 1993.

SLACK, N.D.C.; et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.

TUCKER, S.A.; Profit Planning Decisions with the Break-Even System. Hampshire, England: Gower Publishing Company Limited, 1981.

WILD, R.; Concepts for Operations Management. New York: John Wiley & Sons, 1977.

ZACCARELLI, S.B.; A Formulação de Alternativas Estratégicas. RAE - Revista de Administração de Empresas, Vol. 15, No. 1, Jan-Mar 1980, pp. 33-42.
5883a41b7f8c9da00c8b47b0 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections