Planejamento estratégico na indústria imobiliária: evidências de mercado
Planejamento estratégico na indústria imobiliária: evidências de mercado
Balarine, Oscar Fernando Osorio
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131997000100002
Prod, vol.7, n1, p.17-32, 1997
Resumo
O artigo descreve aplicações do planejamento estratégico à atividade imobiliária, levantando bibliografia existente e estratégias utilizadas por empresas incorporadoras no mundo real. Conclui-se que inúmeras empresas vem empregando consistentemente o planejamento estratégico em seus negócios, além de utilizarem criativas campanhas mercadológicas que contribuem para o sucesso dos empreendimentos.
Palavras-chave
Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Imobiliário
Abstract
This paper describes Strategic Planning improved to property development, and management strategies cases in brazilian real world. It is conclusive that many developers are using strategic planning and marketing to reach successful enterprises.
Keywords
Strategic Planning. Property Development
References
BALARIN, R. Construção no Mercosul. Gazeta Mercantil, 05/04/95. p.8.
____. Constructa Chega ao Brasil. Gazeta Mercantil, 12/03/96. p.C-2.
____. Miami Atrai Investidor Brasileiro. Gazeta Mercantil, 13/03/96. p.C-2.
____. Parceria para o Crédito a Imóvel. Gazeta Mercantil, 15/03/96. p.B-3.
____. Maior Flexibilidade nos Novos Escritórios. Gazeta Mercantil, 30/05/96, Caderno Propriedades, p. 1.
BALARINE, O. Administração e Finanças para Construtores e Incorporadores. Porto Alegre, Edipuc, 1990. 196p.
____. Determinação do Impacto de Fatores Sócio-Econômicos na Formação do Estoque Habitacional em Porto Alegre. Porto Alegre, Edipuc, 1996. 228p.
BENUTE, E. Encol Vai Construir Edifício para Negociá-lo com seus Fornecedores. Gazeta Mercantil, 02/12/92. p.12.
BISCARO, F. Tecnun Aposta em Projeto Conjunto no Morumbi. Gazeta Mercantil, 23/07/96, p.C-2.
CONTADOR, J. Recomendações sobre o Processo de Planejamento Estratégico. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, V.35, N.3, pp.39-48.
DANIELS, J. & DANIELS, N. Visão Global: Criando Novos Modelos para as Empresas do Futuro. São Paulo, Makron Books, 1996. 233p.
DRUCKER, P. Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. São Paulo, Pioneira, 1995. 230p.
FERREIRA, A. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. 2ª Ed.
FISHER, N. Marketing for the Construction Industry. New York, Longman Inc, 1986. 270 p.
GUTIERREZ, A. Vendas na Planta para Financiar Empreendimentos. Gazeta Mercantil, 26/02/92, p. 8.
KOTLER, P. Marketing - Edição Compacta. São Paulo, Atlas, 1980. 589p.
KYLE, R. & BAIRD, F. Property Management. Chicago, Dearborn, 1991. 4th.Ed. 469p.
LANGFORD, D. & MALE, S. Strategic Management in Construction. Hants, Gower, 1991. 156 p.
MARCHAND, J. WTC do Sul Custará R$ 200 Milhões. Gazeta Mercantil, 28/08/96. p.C-3.
MORAES, A. HCA Inova em Anúncios para o Setor Imobiliário. Gazeta Mercantil, 03/05/96, p. 9.
OLIVEIRA, M., LANTELME, E. & FORMOSO, C. Sistema de Indicadores de Qualidade e Produtividade da Cosntrução Civil. Porto Alegre, CPGEC/NORIE-UFRGS, 1993.
PASS, C. & LOWES, B. Dictionary of Economics. Glasgow, Harper Collins, 1993. 2nd.Ed. 569p.
PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro, Campus, 1986. 362p.
RIBAS, S. MVR Vende Imóveis a Preço de Pizza. Gazeta Mercantil, 26/06/96, p.16.
ROSA, H. A Método e sua Trajetória. Revista de Administração, USP, v.27, n.3, julho/setembro 1992. pp. 107-17.
RÚBIO, P. Construtora Baiana Reduz pela Metade Área dos Apartamentos. Gazeta Mercantil, 24/03/92, p.5.
TOFFLER, A. Powershift: as Mudanças do Poder. Rio de Janeiro, Record, 1990. 613p.
TREVISANI JR., P. Método Faz da Mudança sua Rotina. Gazeta Mercantil, 02/08/96, p.C-2.