Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/S0103-65131994000300005
Production
Article

A utilização de CAD associado a banco de dados na resolução de problemas de engenharia. Um exemplo de aplicabilidade: a localização de indústrias em sítios geográficos

Lima, Fernando Rodrigues

Downloads: 0
Views: 690

Resumo

Este artigo descreve nossa experiência na elaboração de uma ferramenta gráfica informatizada voltada para o estudo de problemas georeferenciados. Para torná-la acessível à maior parte dos profissionais de ensino e projeto, empregamos recursos já difundidos nos meios acadêmicos e técnicos: os sistemas CA.D. e os Bancos de Dados para plataformas PC-AT. Isto garante um baixo custo de aquisição de hardware e software, uma arquitetura aberta para o usuário personalizar a parte operacional e uma maior facilidade de implementação. O monitoramento gráfico dos dados do problema estudado e suas possíveis soluções é garantido por uma modelagem icônica que desenvolvemos em C.A.D., dotada de amplos recusos de edição. As alterações e configurações no modelo podem ser controladas através da consulta criteriosa (S.Q.L.) ao conteúdo dos Bancos de Dados. Para solucionar o problema de localização industrial, representamos em arquivos gráficos vetorizados (DWG) os elementos de geografia e as zonas elementares (regiões a analisar) do território, e armazenamos em arquivos de dados relacionais (DBF) as legendas cartográficas e os parâmetros quantitativos de oferta dos fatores locacionais. Aplicamos então o modelo matemático do prof. Cosenza para cotejar estes dados de oferta com os de outra base contendo a demanda verificada em algumas tipologias industriais. Obtemos assim, para cada zona elementar, novos campos de informação contendo indicações de seu potencial de assentamento industrial por tipologia. A modelagem gráfica elaborada permite então visualizar tais resultados através de ícones tridimensionais, sobrepostos aos dados cartográficos.

Palavras-chave

C.A.D., Localização de industrias, Metodologia de projeto, Modelagem icônica

References



ATTANASIO, D. - "Fattori di Localizzazione nell'Industria Manifatturiera"- Bologna, Centro Studi Confindustria, 1976.

ATTANASIO, D. et alii - "MASTERLI: Modello di Assetto Territoriale e di Localizzazione Industriale "- Bologna, Centro Studi Confindustria, 1974.

AUTODESK, Inc. - "AutoCAD Release 12: Reference Manual"- Sausalito, Manual Técnico de Software, Autodesk Inc., Publication 100625, 1992.

AUTODESK, Inc. - "AutoCAD Release 12: SQL Extension Manual"- Sausalito, Manual Técnico de Software, Autodesk Inc., Publication 100189-01, 1992.

OMURA, G. - "Dominando o AutoCAD versão 12"- Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1ª Edição, 1993.

VALLE, C. E. - "Implantção de Indústrias"- Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1ª Edição, 1975.

5883a4287f8c9da00c8b47ec 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections