TEMA: a tecnologia ecologicamente mais adequada como uma estratégia preventiva a ser perseguida
Porto, Marcelo Firpo de S.; Mattos, Ubirajara Aluizio de O.
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131994000300003
Prod, vol.4, nEspecial, p.25-31, 1994
Resumo
A prevenção técnica dos riscos industriais pode envolver cinco níveis de atuação: os níveis do indivíduo/trabalhador, do posto de trabalho, do setor de trabalho, da fábrica como um todo, e do meio ambiente em geral. Historicamente, tais níveis tenderam a serem analisados por disciplinas, métodos e instituições frequentemente dissociados uns dos outros.
Transpassando todos os níveis, a discussão sobre a base tecnológica de um dado setor industrial pode fornecer luzes importantes para entendermos a dinâmica dos riscos presentes e evitáveis numa determinada fábrica ou setor industrial, em articulação com as estratégias de investimentos produtivos e mudanças tecnológicas.
Neste contexto, a busca da Tecnologia Ecologicamente Mais Adequada - TEMA - pode ser um importante conceito preventivo, servindo para nortear os critérios dos investimentos produtivos em curso nos diferentes setores industriais do país. A partir de um exemplo em andamento no Rio de Janeiro, envolvendo uma mudança negociada de tecnologia numa empresa de cloro-soda, este trabalho pretende apresentar alguns dos elementos que compõem a intrincada rede de interesses e possibilidades que estão por detrás da implementação da TEMA, envolvendo as dimensões social, econômica e tecnológica do problema.
Palavras-chave
tecnologia, mudança de, saúde dos trabalhadores, ecologia, indústria de cloro-soda
References
ABICLOR. Mercúrio e Indústria de Cloro Cáustica/Soda. Estudos Técnicos n.1, Rio de Janeiro, 1992.
DWYER, T. The Industrial Safety Professionals: A Comparative Analysis from World I until the 1980's; In: International Journal of Public Health Services, vol.22, n.4, p.705-27, 1992
MATTOS,U et alii. A Indústria de Cloro-Soda: Levantamento e Diagnóstico das Condições de Trabalho. Relatório de Pesquisa/FAPERJ. CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. 1993
MAXSON, P.A. et al. Mercury: Rational Paths Through Uncharted Territory. Commision of the European Communities, Bruxelas, 1991.
PORTO,M. Projeto Preliminar de Doutoramento. Programa de Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ, 1994.
SCHADOW et al. 100 Jahre technische Alkali-Elektrolyse- Technologiewandel unter Umweltaspekten. In: Chem.-Ing.-Tech. 63,Nr.7, p.668-674.