Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/0103-6513.144513
Production
Article

Um estudo sobre localização de terminais intermodais na rede de escoamento da soja brasileira

A study of the locations of intermodal terminals in the brazilian network for soybean exports

Almeida, Marina Soares; Amaral, Mônica do; Morabito, Reinaldo

Downloads: 0
Views: 83

Resumo

A soja é um dos principais produtos agrícolas brasileiros. Do total colhido, aproximadamente 40% é destinado à exportação. Como as lavouras estão concentradas principalmente na região central no país, essa soja percorre, em geral, grandes distâncias até os portos marítimos. Nesse caso, o transporte intermodal pode tornar mais eficiente e econômica a movimentação de grandes volumes por longas distâncias. Analisa-se, neste estudo, a aplicação de um modelo de programação matemática para apoiar decisões de fluxo de soja e localização de terminais intermodais. Com base em dados secundários, foram propostas três redes alternativas de escoamento, com diferentes áreas de abrangência e possibilidade de utilização de ferrovias ainda em construção ou projeto. Foram considerados os principais estados produtores e movimentadores da soja. Experimentos computacionais resultaram em fluxos de escoamento e localização de terminais condizentes com a realidade. Cenários alternativos da rede também foram analisados, evidenciando o potencial de análise dessa ferramenta de otimização.

Palavras-chave

Rede de escoamento de soja, Programação linear inteira mista, Problema de localização de instalações, Fluxos em redes, Terminais intermodais

Abstract

Soybean is one of the most important Brazilian agricultural products. Of the entire volume of soybean produced in Brazil, approximately 40% is for export. As soybean crops are mainly concentrated in the center of the country, the soybeans generally must travel large distances to reach the seaports. In this case, intermodal transport can enable the movement of large volumes over long distances in a more efficient and economic manner. In this study, we analyze the application of a mathematical programming model to support decisions on the soybean flows and the locations of intermodal terminals. Based on secondary data, three alternative networks are proposed, with different coverage areas and the possibility of using railroads in construction or the design phase. The primary soybean producing states and traders were considered. Experiments with the model resulted in identification of the transport flows and the location of terminals consistent with reality. Alternative scenarios for the network were also analyzed, showing the potential of this analysis optimization tool.

Keywords

Network for soybean exports, Mixed integer linear programming, Facility location problem, Network flows, Intermodal terminals

References

Agência Nacional de Transportes Aquaviários. (2009). Portos. Brasília. Recuperado em 12 de maio de 2009, de http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Portos

Agência Nacional de Transportes Terrestres. (2012). Transporte multimodal. Brasília. Recuperado em 20 de fevereiro de 2012, de http://www.antt.gov.br/relatorios/ferroviario/concessionarias2007/index.asp

Amaral, D. (2003). A construção do Brasil novo (1. ed.). Brasília: Senado Federal.

Amaral, M., Almeida, M. S., & Morabito, R. (2012). Um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais para escoamento da soja brasileira destinada à exportação. Gestão & Produção, 19(2), 717-732. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000400005.

Anderson, V. L., Stupello, B., Leal, M. B. S., Cardoso, J. F. L., & Pinto, M. M. O. (2010). Avaliação da capacidade dos terminais de granéis agrícolas utilizados para escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro. Centro de Estudos em Gestão Naval. Recuperado em 10 de fevereiro de 2010, de http://www.gestaonaval.org.br

Arnold, P., Peeters, D., & Thomas, I. (2004). Modeling a rail/road intermodal transportation system. Transportation Research Part E, Logistics and Transportation Review, 40(3), 255-270. http://dx.doi.org/10.1016/j.tre.2003.08.005.

Arnold, P., Peeters, D., Thomas, I., & Marchand, H. (2001). Pour une localisation optimale des centres de transbordment intermodaux entre réseaux de transport: formulation at extensions. The Canadian Geographer, 45(3), 427-436. http://dx.doi.org/10.1111/j.1541-0064.2001.tb01192.x.

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. (2012). Importância econômica e social. São Paulo. Recuperado em 5 de maio de 2012, de http://www.abiove.org.br/site/index.php?page=importancia-economica-e-social&area=NC0yLTI=.

Brito, A. (2010, February 7). Apagão logístico impede o avanço do agronegócio. Folha de São Paulo, Dinheiro.

Bulhões, R., & Caixeta Filho, J. V. (2000). Análise da distribuição logística da soja na região Centro-Sul do Brasil através de um modelo de equilíbrio espacial. Teoria e Evidência Econômica, 8(15), 11-23.

Chang, T. (2008). Best routes selection in international intermodal networks. Computers & Operations Research, 35(9), 2877-2891. http://dx.doi.org/10.1016/j.cor.2006.12.025.

Companhia de Docas do Pará. (2010). O porto de Vila do Conde. Recuperado em 10 de fevereiro de 2010, de http://www.cdp.com.br/porto.php?nIdPorto=6

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (2012). Soja. Brasília. Recuperado em 14 de abril de 2012, de http://www.embrapa.br/ /index.php?op_page=22&cod_pai=16

Food and Agriculture Organization of the United Nations. (2009). Recuperado em 23 de maio de 2009, de http://www.fao.org/.

Fourer, R., Gay, D. M., & Kernighan, B. W. (2002). AMPL: a modeling language for mathematical programming. Tree Lakes: Cole Publishing Company.

Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes. (2009). Análise de rotas alternativas para escoamento da produção de soja. Recuperado em 3 de janeiro de 2009, de http://www.geipot.gov.br/estudos_realizados/soja/index.htm

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2009). Banco de dados agregados. Recuperado em 3 de abril de 2009, de http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?c=1612&z=p&o=22

Instituto de Economia Agrícola. (2010). Quem somos. Recuperado em 5 de abril de 2010, de http://www.iea.sp.gov.br/out/instituto.html

Lopes, R. L., & Caixeta Filho, J. V. (2000). Suinocultura no estado de Goiás: aplicação de um modelo de localização. Pesquisa Operacional, 20(2), 213-232. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-74382000000200006.

Ojima, A. L. R. O. (2007). Transporte de soja do Estado do Mato Grosso para exportação: uma aplicação de programação linear. Revista de Economia Agrícola, 54, 33-41.

Oliveira, A. M. K., & Caixeta Filho, J. V. (2007). Potencial da logística ferroviária para movimentação de açúcar para exportação no Estado de São Paulo: recomendações de localização para armazéns intermodais. Revista de Economia e Sociologia Rural, 45(4), 823-853. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032007000400002.

Programa para Aceleração do Crescimento. (2009). Infraestrutura Norte. Recuperado em 23 de maio de 2009, de http://www.brasil.gov.br/pac/infra_estrutura/norte.
5883a46d7f8c9da00c8b4907 production Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections