Production
https://prod.org.br/article/doi/10.1590/0103-6513.069911
Production
Article

Modelo de alinhamento estratégico de produção – MAP: contribuição teórica para a área de estratégia de produção

Lira, Ana Claudia de Queiroz; Gomes, Maria de Lourdes Barreto; Cavalcanti, Vladyr Yuri Soares de Lima

Downloads: 0
Views: 825

Resumo

O fio condutor de investigação desse trabalho parte dos estudos sobre as abordagens de conteúdo e de processo de formulação de estratégias de produção e da constatação de que a avaliação do desempenho competitivo de produção de uma determinada unidade produtiva, bem como a força estratégica de sua função de produção vai além do entendimento sobre a ligação entre prioridades competitivas e áreas de decisão de produção. Dessa forma, foi proposto o modelo de alinhamento estratégico de produção – MAP, que explora essa avaliação de desempenho em quatro níveis de análise inter-relacionados: nível 1 – posições competitivas da empresa e da manufatura; nível 2 – posição competitiva de manufatura e paradigma estratégico de gestão de manufatura; nível 3 – paradigma estratégico de gestão de manufatura e estratégia de produção; nível 4 – prioridades competitivas e rede de valor de operações. A partir de uma discussão teórica envolvida em cada nível de análise do modelo, é possível afirmar que o modelo proposto se constitui em um arcabouço teórico importante de orientação, avaliação e análise da importância estratégica da função de produção nas empresas.

Palavras-chave

Estratégia de produção. Alinhamento estratégico. Competitividade.

References

Brown, S., & Bessant, J. (2003). The manufacturing strategy-capabilities links in mass customisation and agile manufacturing – an exploratory study. International Journal of Operations & Production Management, 23(7), 2003, 707-7. htm. http://dx.doi. org/10.1108/01443570310481522

Brown, S.; Brian, S., & Blackmon, K. (2007). The contribution of manufacturing strategy involvement and alignment to world-class manufacturing performance. International Journal of Operations & Production Management, 27(3), 282-302. http://dx.doi. org/10.1108/01443570710725554

Cagliano, R., Acur , N., & Boer, H. (2005). Patterns of change in manufacturing strategy Configurations. International Journal of Operations & Production Management, 25(7), 701-718. http://dx.doi. org/10.1108/01443570510605108

Farias, S. A., & Santos, R. C. (2000). Modelagem de equações estruturais e satisfação do consumidor: uma investigação teórica e prática. Revista de Administração Contemporânea, 4(3). http://dx.doi.org/10.1590/S1415- 65552000000300007

Godinho Filho, M. (2004). Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura: configuração, relações com o planejamento e controle da produção e estudo exploratório na indústria de calçados (Tese de doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Hair Júnior, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de dados. (6. ed.). Porto Alegre: Bookman.

Hayes, R. H., & Wheelwright, S. C. (1984). Resorting Our Competitive Edge. New York: Collier Macmillan.

Hill, T. (1985). Manufacturing strategy. Richard D. Irwin.

Kathuria, R., & Porth, S. J. (2003). Strategy-managerial characteristics alignment and performance: a manufacturing perspective. International Journal of Operations & Production Management, 23(3), 255-276.

http://dx.doi.org/10.1108/01443570310462758 Kiridena, S., Hasan, M., & Kerr, R. (2009). Exploring deeper structures in manufacturing strategy formation processes: a qualitative inquiry. International Journal of Operations & Production Management, 29(4), 386-417.

http://dx.doi.org/10.1108/01443570910945837 Martín-Penã, M. L., & Díaz-Garrido, E. (2008). A taxonomy of manufacturing strategies in Spanish companies. International Journal of Operations & Production Management, 28(5), 455-477. http://dx.doi. org/10.1108/01443570810867204

Paiva, L. E., Carvalho Júnior, J. M., & Fensterseifer, J. E. (2004). Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas e visão de futuro. Porto alegre: Bookman.

Paladini, E. P., & Carvalho, F. G. (2010). Competências produtivas e visão estratégica: um modelo de gestão interativa. Produção, 20(4), 524-537.

Porter, M. E. (1990). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus.

Proença, A. (1994). Gerência de produção e competitividade: premissas da abordagem por capacitações dinâmicas em estratégia de produção (Tese de doutorado). Universidade federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Rusjan, B. (2005). Model for manufacturing strategic decision making. International Journal of Operations & Production Management, 25(8), 740-761. http://dx.doi. org/10.1108/01443570510608583

Rytter, N. G., Boer, H., & Koch, C. (2007). Conceptualizing operations strategy processes. International Journal of Operations & Production Management, 27(10), 1093- 1114. http://dx.doi.org/10.1108/01443570710820648

Santos, C. H. S., & Cyrne, C. C. S. (2001). Conexões da estratégia de produção: a proposição de um modelo. In Anais do 21o Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais do 7o Internacional Conference on Industrial Engineering and Operations Management, Salvador.

Santos, L. C. (2006). Um modelo para a formulação da estratégia de operações de serviços (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Silva, E. M., & Santos, F. C. A. (2003). A taxonomia dos estágios da formulação e implantação da estratégia de produção: uma revisão dos principais estudos nacionais. In Anais eletrônicos Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Ouro Preto. Retrieved from http://www. abepro.org.br/.

Silva, J. S. F. (2006). Modelagem de equações estruturais: apresentação de uma metodologia (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Silva, E. M., & Santos, F. C. A. (2005). Análise do alinhamento da estratégia de produção com a estratégia competitiva na indústria moveleira. Revista Produção, 15(2), 286-299. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132005000200012

Slack, N. (1993). Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas.

Slack, N., Chambers, S., Harland, C., Harrison, A., & Johnston, R. (1997). Administração da produção. São Paulo: Atlas.
5883a4587f8c9da00c8b48b3 production Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections