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Comportamento socioambiental do consumidor: um estudo com universitários do interior paulista

Consumer socio-environmental behavior: a study with college students in the countryside of the State of Sao Paulo

Tamashiro, Helenita Rodrigues da S.; Murari, Wandrey Antonio; Oliveira, Sônia Valle W. B. de; Acevedo, Claudia Rosa

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Resumo

A Responsabilidade Social Corporativa vem se consolidando cada vez mais, dentro de um cenário de mercado muito competitivo e de consumidores mais exigentes e seletivos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar se as ações de responsabilidade socioambiental influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Para tanto, foram aplicados 100 questionários a alunos de um curso de administração de uma universidade no Estado de São Paulo, sendo que, 68 questionários foram validados e analisados, aplicando-se a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que: i) as ações socioambientais não afetam o processo de compra desses consumidores; ii) que as empresas devem informar aos seus públicos em quais ações sociais e ambientais estão envolvidas e quais são os impactos positivos que suas ações têm gerado à biodiversidade e à sociedade.

Palavras-chave

Responsabilidade socioambiental. Decisão de compra. Lealdade do consumidor. Comportamento do consumidor.

Abstract

Corporate Social Responsibility is increasingly being consolidated within a very competitive market scenario comprising more selective and demanding consumers. Thus, the purpose of this research was to verify whether socio-environmental actions influence consumer purchase decision. To this end, 100 questionnaires were applied to undergraduate students from a business administration course at a university in the State of Sao Paulo; 68 questionnaires were validated and analyzed by descriptive statistics. Results showed that: i) socio-environmental actions do notaffect the purchase process of these consumers; ii) companies should inform consumers which social and environmental actions they are involved in and which positive impacts their actions have generated to biodiversity and society.

Keywords

Socio-environmental responsibility. Purchase decision. Consumer loyalty. Consumer behavior.

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