Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132011000100001
Production
Editorial

Editorial

Ho, Linda Lee

Downloads: 0
Views: 616


Prezados Leitores,

Estamos de volta com o primeiro número do volume 21. Ele reúne quinze artigos que são resultados de pesquisa de várias áreas de conhecimento.

O primeiro deles é uma contribuição de Prime, Mendes e Pimenta sobre os fatores críticos para a melhoria contínua em indústrias brasileiras. Em seguida, Guerrini e Bergna apresentam um modelo de atores e recursos para redes de cooperação entre empresas em obras de edificações. O terceiro foi escrito por Pereira, Biason, Sellitto e Borchardt que comparam flexibilidade no produto, custo e velocidade de desenvolvimento nas indústrias da moda chinesa e brasileira. A seguir Albuquerque, Fleury e Fleury apresentam resultado de um estudo exploratório sobre a integração vertical nas operadoras de assistência médica privada na região de São Paulo.

Wanke e Affonso discorrem sobre os fatores determinantes de eficiência de escala no setor brasileiro de operadores logísticos. Perucia, Balestrin e Verschoore discutem sobre a coordenação das atividades produtivas na indústria brasileira de jogos eletrônicos. Senapeschi Neto e Godinho Filho usam um estudo de caso longitudinal para descrever a evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar.

Em seguida, estão quatro contribuições em controle estatístico de processo: Mingoti, Oliveira e Conceição apresentam índices de capacidade para processos multivariados. Estes índices são extensões de dois outros índices: Niverthi & Dey e Mingoti & Glória. Pedrini e ten Caten propõem gráficos de controle de regressão no monitoramento de processos. Lima, Balestrassi e Paiva utilizam um planejamento experimental para otimizar o desempenho de amplificadores de radiofrequência banda larga. Marcondes Filho, Fogliatto e Oliveira sugerem gráficos de controle multivariados para monitoramento de processos não lineares em bateladas.

A seguir, Saraiva Jr., Tabosa e Costa empregam simulações de Monte Carlo em uma análise econômica de pedido.

Saurin e Carim Jr. apresentam propostas de melhorias em um método de avaliação de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho.

Santos, Rodrigues, Silva, Bakke, Leite e Leal identificam os fatores de estresse em atividade de médicos em João Pessoa, Estado da Paraíba. E para encerrar, Figueiredo e Deorsola discutem a questão da responsabilidade socioambiental na reciclagem de plástico no Rio de Janeiro.

Desejo a todos uma boa leitura!
5883a3c57f8c9da00c8b462d 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections