Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132008000300001
Production
Editorial

Prezados Leitores

Ho, Linda Lee

Downloads: 0
Views: 694


É com prazer que apresento o último número do volume 18. Ele é composto de quatorze artigos de várias áreas de conhecimento da Engenharia de Produção.

O primeiro artigo é uma contribuição de Oliveira, Laurindo, Carvalho e Silva sobre a Internet como uma fonte de vantagem competitiva aplicada em uma indústria portuária. Mendes e Padilha Jr. apresentam estratégias de comercialização da soja através de análise de portfólios sob condições de risco.

Em seguida, Bandeira, Becker e Borenstein propõem um sistema para distribuição integrada de contêineres cheios e vazios. Costa, Aramczuk, Tsukamoto e Yoshizaki analisam a rentabilidade de uma rede logística.

Cambraia e Saurin escrevem sobre o planejamento e controle integrado entre segurança e produção em processos críticos na construção civil. Sellitto, Borchardt e Pereira pesquisam sobre a medição de tempo de atravessamento e inventário em processo em manufatura controlada por ordens de fabricação.

Dois trabalhos na área de ergonomia, no primeiro, diretrizes para avaliação dos impactos da produção enxuta sobre as condições de trabalho foram abordadas por Saurin e Ferreira. E no segundo Villarouco e Andreto avaliam o desempenho de espaços de trabalho sob o enfoque da ergonomia do ambiente construído.

Na área de gestão ambiental, Campos e Melo conduziram uma pesquisa teórica sobre indicadores de desempenho dos sistemas de gestão ambiental (SGA).

Tarallo e Amaral discutem sobre práticas e desafios na preparação da produção em projetos de novos produtos de higiene pessoal.

Santos e Amato Neto abordam sobre a gestão do conhecimento em indústrias de alta tecnologia. Scur e Garcia escrevem sobre o conhecimento e inovação em sistemas locais de produção de revestimentos cerâmicos e os novos desafios da concorrência internacional.

Mingoti e Glória fazem uma comparação entre os índices de capacidade multivariados propostos por eles e por Niverthi e Dey. E para terminar, Tortorella e Fogliatto discorrem sobre o planejamento sistemático de layout com apoio de análise de decisão multicritério.

Uma boa leitura para todos.
5883a3e07f8c9da00c8b46a2 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections