Production
https://prod.org.br/doi/10.1590/S0103-65132008000200001
Production
Editorial

Prezados Leitores

Ho, Linda Lee

Downloads: 0
Views: 678


O segundo número do Volume 18 é composto de quatorze artigos de várias áreas de conhecimento da Engenharia de Produção. Os quatro primeiros artigos são contribuições mais concentradas em métodos quantitativos. O primeiro deles é da área de Pesquisa Operacional. Trata-se de uma aplicação de programação inteira para balanceamento de linhas de montagem de Fernandes, Godinho Filho; Cutigi & Guiguet. O segundo e o terceiro são contribuições na área de controle estatístico de processo. No segundo artigo, Machado, de Magalhães & Costa apresentam um novo gráfico de controle para monitoramento de matriz de covariâncias. E no terceiro, Fogliatto e Niang apresentam um controle multivariado de processos em batelada com duração variável.

A seguir Pádua & Inamasu propõem um mapeamento do modelo de processo de negócios do EKD em redes de Petri; Tonini, Carvalho & Spínola apresentam modelos de qualidade e maturidade na melhoria dos processos de software. Bandeira e Maçada escrevem sobre o impacto da tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos no setor de gases industriais.

Ferreira, Abreu, Abreu, Trzeciak, Apolinari & Cunha abordam sobre a gestão por indicadores de desempenho ao apresentar os resultados numa incubadora empresarial tecnológica. Heckert & Silva falam sobre qualidade de serviços em organizações do terceiro setor; Pereira, Borchardt & Geiger apresentam uma nova abordagem para o marketing industrial das pequenas e médias empresas através dos resultados de uma pesquisa-ação. Mergulhão & Martins discutem a relação entre o sistema de medição de desempenho e projetos Seis Sigma.

Siena apresenta um método para avaliar desenvolvimento sustentável apresentando técnicas para escolha e ponderação de aspectos e dimensões. Schoroder & Marcondes fazem uma análise do valor na conformação de tailored-blanks. Miguel contribui com um estudo de caso sobre a implementação da gestão de portfólio de novos produtos e para encerrar Toledo, Silva, Alliprandini, Martins & Ferrari apresentam práticas da gestão no desenvolvimento de produtos em empresas de autopeças.

Uma boa leitura para todos.
5883a3e37f8c9da00c8b46b1 1574685864 Articles
Links & Downloads

Production

Share this page
Page Sections